• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

O SOL POR TESTEMUNHA

identicon por Bob Sharp
09/05/2015
em Análises
Woman driving convertible through the countryside.
MR

Woman driving convertible through the countryside. MR

Infiniti

“O sol por testemunha” é o título, no Brasil, do  filme franco-italiano “Plein soleil”, que pode ser traduzido como “sol a pino”. A produção é  de 1960 e trata de um triângulo amoroso seguido de crime “com o sol a pino” num belo veleiro que tem como pano de fundo as águas azuis  do Mediterrâneo. É encenado por trio Alain Delon, a bela Marie Laforêt e Maurice Ronet. Recomendo assisti-lo, é eletrizante e belo ao mesmo tempo.

 

Delon

Mas nesse caso o sol vai testemunhar é puro prazer e contato com a natureza: o carro conversível; crime, não, no máximo um assaltozinho, mesmo assim não somente por estar num carro “descapotável”, mas por estarmos vivendo uma guerra civil velada no Brasil, do tipo só não vê quem não quer. Mas deixemos o foco no carro em si, já temos muito com o que nos preocupar.

A indústria local não produz nenhum carro conversível atualmente.  Tivemos o Escort XR3 de 1985 a 1996, sendo de 1989 a 1991 teve motor VW 1,8-L e depois, 2 litros. Depois veio o Kadett GSi conversível em 1991, com motor 2-L de injeção multiponto, que ficou três anos em produção. Depois desses dois, nada.

 

Chevrolet-Kadett-GSI-Conversivel

Nos carros de pequena série como Puma e Miura houve um bom período de receptividade do conversível, era bastante vistos nas ruas, especialmente o primeiro.  O Willys Interlagos conversível era belo, mas foi pouco produzido e por pouco tempo, de 1962 a 1966.

 

willys-interlagos-conversivel-08
Willys Interlagos conversível (foto onlycarspictures.com)

Via-se também alguma coisa de importados, mas pouco. Havia resistência ao carro conversível, como eu ouvir do meu pai que “a capota podia ser rasgada com uma faca” ou então que numa capotagem ou as pessoas eram atiradas para fora do carro, ou ficariam esmagadas pelo próprio.

Nos Estados Unidos mesmo, a histeria de segurança deflagrada pelo advogado Ralph Nader nos anos 1960 levou a Porsche a bolar uma maneira  de vender o novo 911 lá, surgindo a idéia do arco de proteção que resultou no modelo Targa.

 

Primeiro targa
O primeiro Porsche 911 Targa, de 1967; o vigia traseiro era de plástico mole e removível, depois passou a ser de vidro (foto hollywoodwheels.com)

 

Por conta dessa onda de segurança os carros americanos conversíveis deixaram de ser produzidos por um bom tempo, só voltando a partir dos anos 1990 e hoje estão a pleno. No Brasil, a GM importa o Camaro conversível.

O europeus apreciam muito o dirigir com o sol por testemunha. Já falei aqui sobre o dia do lançamento da pedra fundamental da fábrica do “carro do povo”, em maio de 1938, em lá estavam exibido um sedã, outro com teto solar e um conversível.

 

Cornestone
Na cerimônia de pedra fundamental da fábrica do ‘volkswagen’ = carro do povo, em 26/05/38. já havia um conversível (foto wikipedia)

Os ingleses, particularmente, sempre foram grandes apreciadores de conversíveis em forma de MG, Morgan, Jaguar, que chegaram em boa quantidade ao Brasil a partir do final dos anos 1940, sem esquecer os italianos Alfa Romeo, Ferrari e Maserati.

 

XK vermelho
Jaguar XK 120 (foto en.wikipedia.org)

Andar de conversível

Afirmo que andar de conversível é um dos grandes prazeres desta vida. Quando prestei assessoria de imprensa ao importador Porsche, a Stuttgart Sportcar, em 2002/2003, viajamos eu e o então principal sócio da firma, o Régis Schuch, ao Rio de Janeiro num Boxster S de capota baixada, uma viagem inesquecível. No Rio, andei vendo o sol sem receio de assalto ou violência, embora, é claro, ficasse atento ao que se passava à minha volta. Mas que foi um fim de semana para não esquecer, sem a menor dúvida.

 

Woman driving convertible through the countryside. MR
Um enorme prazer que muitos desconhecem (foto abeforum.com)

É como andar de motocicleta, fica-se em contato íntimo com a natureza, e isso proporciona enorme prazer. Hoje os conversíveis são bem estruturados e o efeito de torção da carroceria pela falta da armação que o teto proporciona, é mínimo, notando-se pouca “dança do painel”, quando o espelho interno oscila lateralmente.

As capotas melhoraram consideravelmente e atualmente com ela levantada o conforto interno é total, infiltração de água é coisa do passado, como são também os assovios em velocidade de estrada. E há ainda o acionamento elétrico ou eletroidráulico da capota, facilitando a vida do motorista. Inclusive, a operação, que leva em torno de 20 segundos, pode em muitos casos ser feita com o carro em movimento, até 50 km/h.

 

Capota eletrica
Acionamento elétrico da capota facilita (foto en.wikipedia.org)

Fico imaginando se algum dia um fabricante estabelecido no Brasil lançará uma versão conversível e acredito que haveria mercado, mesmo que não fosse tão grande.  Como disse há muitos anos o fundador da Honda, Soichiro Honda, “Quem faz o mercado é o industrial; faça um bom produto que ele venderá.”

Só tem um probleminha na terra brasilis: como os que gostam de se esconder no automóvel usariam os sacos de lixo com a capota baixada?

BS

Foto de abertura: Nissan Infiniti G37 2011, obtida em theautochannel.com





Anterior

Noivas, sacoleiras e automóveis

Próximo

HONDA HR-V, SUCESSO VERSUS CRISE

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

HONDA HR-V, SUCESSO VERSUS CRISE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In