Seu destaque é estar entre os mais confortáveis dos compactos. A suspensão é macia, os bancos são anatômicos, quase envolventes, e têm espuma macia. A direção, com assistência elétrica variável, é leve e as trocas de marcha são suaves. O pedais também são leves. Isso tudo, aliado à boa visibilidade geral e a um motor disposto e elástico, faz dele um bom compacto urbano que também encara fácil uma estrada. Ele cai também no agrado dos que preferem carros mais altos, tal qual o VW Fox.
Os comandos do painel seguem o padrão Nissan, por serem simples, de fácil alcance e que não exigem desvio de atenção para serem acionados. Os mostradores do painel são de rápida e clara leitura. O ponto negativo dessa área fica para o acionamento do computador de bordo por um pino inserido no velocímetro, o que obriga a meter a mão por entre o aro do volante, ato só recomendável se feito com o carro parado e só aceitável numa estrada reta e vazia. Para tal, seria melhor um botão no painel ou, melhor ainda, se na alavanca de seta ou limpador do pára-brisa.
O espaço do banco traseiro classifico como intermediário entre os concorrentes. Não é tão espaçoso quanto o do Toyota Etios e nem tão acanhado como o do Ford New Fiesta.
No New March o motor de 1 litro é Renault, nacional, e o 1,6-litro é da Nissan, importado. Mas acontece que esse 1-litro Renault que equipa o New March continua sendo como era, sem as melhorias já adotadas, desde a linha 2012, no que equipa os novos Clio, Logan e. recentemente, Sandero. Entre elas o aumento da taxa de compressão de 10:1 para 12:1, que resultaram num aumento de potência e torque, principalmente quando abastecido com álcool (+ 6 cv, + 3 cv com gasolina). Mesmo assim, na prática pouco se nota essa bem-vinda diferença, tanto no desempenho quanto no consumo. Ele rende 74 cv a 5.850 rpm e 10 m•kgf a 4.350 rpm, independente de se com gasolina ou álcool, o que, segundo a fábrica, lhe dá aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos, mas quando com álcool — com gasolina, 14,s. Sua máxima é de 167 km/h. seja com álcool ou gasolina. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é 0,33, bom para o tipo de carro. O consumo com álcool, verifiquei ser entre 8 e 9 km/l na cidade e entre 10 e 11 km/l na estrada.
Bom de curva. Nada excepcional, porém bom. Dá para viajar rápido e com segurança. Não peguei ventos laterais que pudessem implicar instabilidade direcional, portanto, nada posso dizer a respeito. Mas em alguns trechos de estrada vazia toquei rápido e ele se portou muito bem, sem vícios, e a curta viagem foi rápida e tranqüila. Não tem o comportamento agradavelmente esportivo que tem o Ford New Fiesta, o Peugeot 208 ou o Fiat Punto, por exemplo, mas não é essa a proposta do New March, esportividade, e o que o New March oferece está plenamente condizente.
O motor está a 4.100 rpm a 120 km/h em quinta. Ele não é ruidoso, porém parece haver falta de materiais fonoabsorventes. Esse aspecto melhoraria esse aspecto caso o lado interno do capô tivesse revestimento.
O New March 1-litro tem potência adequada e ela lhe garante boa agilidade e presteza tanto na cidade como na estrada, porém o 1,6-litro é brilhante e com ele o New March passa a ser um compacto bastante rápido, com uma pegada valente para valer.
Vai da necessidade de cada um.
AK
Preço: R$ 36.990
Fotos: autor
FICHA TÉCNICA NISSAN NEW MARCH 1,0 SV | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio |
Configuração/nº de cilindros | Em linha / 4 |
Diâmetro x curso | 69 x 66,8 mm |
Cilindrada | 998 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 |
Potência máxima | 74 cv a 5.850 rpm (G/A) |
Torque máximo | 10 m·kgf a 4.350 rpm (G/A) |
Nº de válvulas por cilindro | Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo |
Nº de comandos de válvulas/ acionamento/ localização | Um/correia dentada/cabeçote |
Formação de mistura | Injeção eletrônica no duto, acelerador eletrônico |
Combustível | Gasolina comum e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes, câmbio | Dianteiras, manual |
Nº de marchas | Cinco à frente + ré |
Relações das marchas | 1ª 4,091:1; 2ª 2,238:1; 3ª 1,393:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,821:1; ré 3,545:1 |
Relação do diferencial | 4,500:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braço triangular, mola helicoidal e amortecedor pressurizado com batente hidráulico |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
Curso da suspensão diant. | 146 mm |
Curso da suspensão tras. | 203 mm |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira com assist. elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | 9 m |
Relação de direção | 18,3:1 |
Voltas entre batentes | 3,4 |
FREIOS | |
Comando | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiros | A disco ventilado Ø 260 mm |
Traseiros | A tambor Ø 203 mm |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx15 (estepe de aço) |
Pneus | 185/60R15H (Bridgestone Turanza ER300) |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 970 kg |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto | 0,33 |
Área frontal (calculada) | 2,04 m² |
Área frontal corrigida | 0,673 m² |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 3.827 mm |
Largura sem espelhos | 1.675 mm |
Altura | 1.526 mm |
Distância entre eixos | 2.450 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.470/1.475 mm |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 265/1.132 litros (VDA) |
Tanque de combustível | 41 litros |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 14,5 s (G), 13,8 s (A) |
Velocidade máxima | 167 km/h |
CONSUMO (Inmetro) | |
Cidade | 12,5 km/l (G), 8,7 km/l (A) |
Estrada | 14,8 km/l (G), 10,4 km/l (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/`000 em 5ª | 29,1 km/h |
rpm a 120 km/h em 5ª | 4.100 rpm |
rpm em veloc. máxima (5ª) | 5.700 rpm |