Como vem fazendo há anos, o AUTOentusiastas repudia veementemente essa palhaçada chamada Dia Mundial Sem Carro, a que chama de Dia Mundial da Imbecilidade, 22 de setembro.
Repudia porque o Automóvel nesse dia é tratado como inimigo da humanidade, quando é justamente o contrário.
São anos de críticas à “poluição pelo automóvel” e que continua mesmo depois de os carros praticamente não poluírem mais, pois os inimigos do automóvel trataram de inventar outra “poluição”, que é a produção de CO2, ou dióxido de carbono, um gás inerte e não tóxico resultado da queima de um combustível — até o “limpo” álcool — no interior dos cilindros do motor.
No logotipo do Dia Mundial Sem Carro, na abertura desta matéria, vê-se fumaça saindo pelo escapamento, uma deslavada mentira.
Os defensores do combustível produzido a partir da cana-de-açúcar argumentam que, após o corte, o novo crescimento da planta “seqüestra” o carbono emitido pelos motores. Eles têm razão nesse mecanismo, só que a Natureza não deve gostar nada dessa gangorra de emitir seis meses e depois seqüestrar nos seis meses seguintes. Quanto maior for a estabilidade do clima, melhor.
Pior, é como se os automóveis fossem os únicos queimadores de combustível sobre a face da Terra. Esquecem os que os condenam — ou fingem que esquecem, por conveniência — que o 1 bilhão de automóveis em todo o mundo responde por apenas 12% do total de CO2 emitido.
O Brasil, com sua frota de 45 milhões, 4,5% da mundial, só participa com 0,5% das emissões totais anuais. Que agente “poluidor” terrível é o automóvel no Brasil…
Para o leitor saber, o total de emissões de CO2 pelo transporte mundial, incluindo aviões e navios, é 25% do total; os 75% restantes são divididos entre moradia e indústria.
Não, o automóvel não é inimigo — pelo contrário, é o maior amigo do Homem — e não merece ser banido das nossas vidas um dia que seja. Pelo contrário, deve ser louvado todos dias.
Por isso foi chocante saber, como cidadão e como cliente, que o Banco Itaú, que financia e segura veículos, engaja-se nesse Dia Mundial da Imbecilidade:
Que insensibilidade! Que hipocrisia descomunal! Quem quer que seja nesta grande instituição bancária que tenha criado essa estratégia de comunicação, provou carecer de um mínimo de inteligência e bom senso.
Se o Banco Itaú dá seu apoio a essa imbecilidade, que então tenha a decência de parar de financiar veículos e de segurar automóveis.
Como eu disse na matéria Lições de hipocrisia no mês passado, se o Ministério da Saúde, braço do governo federal, declara nos maços de cigarros que o uso de tabaco mata, isso e aquilo, é sua obrigação clamar pela proibição de fabricação e comercialização de cigarros por meio de lei.
O AUTOentusiastas, em protesto contra o Dia Mundial Sem Carro, conclama todos os autoentusiatas a usarem seus carros o mais que puderem, mais do que o fariam normalmente até.
Não vamos dar moleza à turma que é contra o automóvel.
Bob Sharp
Editor-chefe
AUTOentusiastas