A Ford Motor Co. disse que abandonará a sistemática de tirar itens removíveis de suas picapes grandes para aumentar sua capacidade de carga útil e que seguirá o procedimento dos concorrentes de usar pesos em ordem de marcha básicos. A fabricante disse hoje também que declarará capacidade máxima de reboque da F-450 2015 utilizando a norma SAE J2807 de rebocar usada pela indústria. Trata-se de mudança da sistemática anterior da Ford de usar seus próprios testes para determinar a capacidade máxima de reboque das picapes grandes.
A Ford havia dito que só adotaria a norma J2807 quando os veículos fossem reprojetados. Por exemplo, ela disse que a nova F-150 aderiria à norma, mas não as grandes, só depois de reprojetadas.
Um porta-voz disse hoje que a capacidade de reboque da F-250 e da F-350 não seria mudada para a norma da SAE até que essas novas picapes fossem lançadas. Mas elas teriam a carga máxima redeclarada usando os pesos em ordem de marchas básicos.
As decisões significam mudança de posição e a maioria alinha os esforços de marketing da fabricante com os de outras. Ficará mais fácil para os consumidores comparar as características das picapes de diferentes marcas se valendo de bases iguais.
No ano-modelo 2011 a Ford foi a primeira picape a remover alguns equipamentos de suas picapes para baixar seu peso e aumentar a carga útil. A General Motors acompanhou depois a medida, mas parou com a sistemática há pouco depois das reportagens na Automotive News sobre a estratégia..
Num release de hoje sobre a F-450, a Ford reduziu a carga máxima de sua maior picape para 2.406 kg, uma redução de 68 kg. Isso permite que a F-450 permaneça abaixo do peso bruto total de 6.356 kg (14.000 lb) que a enquadra na Classe 3 das picapes.
A fabricante disse também que a capacidade de reboque da F-450 2015 continua a ser 14.164 kg, de acordo com a norma J2807. O número é 545 kg superior que de sua concorrente mais próxima, a RAM 3500 4×2 cabine simples.
As normas de rebocar medem a capacidade das picapes em três categorias: rampa, aceleração e arrancada, estabelecendo padrões de cada categoria que uma picape deve atender rebocando determinado peso.
Raj Nair, vice-presidente da Ford de desenvolvimento de produto global, disse numa declaração por escrito: “Não deixamos dúvidas para os consumidores de que a picape F-450 é a melhor da sua classe no reboque de 14.164 kg, independente de usarmos nossos próprios padrões ou a SAE J2807.” (Automotive News/Larry P. Vellequette)