Chegou-me semana passada mais um brinquedinho vindo do outro lado do mundo: uma câmera de bordo, também conhecida como dashcam. Mas o que vem a ser uma dashcam? É uma câmera feita para ser usada a bordo de um carro, fixada no pára-brisa, para documentar tudo que se passa à frente do veículo. Seu uso se popularizou na Rússia, onde ela é mais usada para proteção do motorista contra processos.
Mas, espere aí… Se proteger contra processo? Como assim? Bem, se nós temos o costume de criticar a falta de ética dos nossos brasileiros gérsons, é porque nós não conhecemos os russos. Em muitos casos, eles provocam acidentes e atropelamentos para arrancar dinheiro dos motoristas. Há na internet vários vídeos de câmeras flagrando este tipo de atitude. O pedestre se joga na frente de um carro (a baixa velocidade, claro) e simula ter sido atropelado pelo motorista, com o objetivo de extorqui-lo para não prestar queixa do “atropelamento”.
Outro caso são motoristas de carros já avariados que provocam pequenas batidas (às vezes dando ré, para simular uma colisão recebida pela traseira) e assim tentam faturar o conserto de seus carros. Se o motorista do carro de trás não tiver como provar, acaba tendo que arcar com a batida do ?????? (Gershon, Gérson em russo) inteira. Outro motivo é para dar golpes em seguradoras russas, simulando acidentes para que a seguradora da vítima arque com os prejuízos.
Por conta dessas “espertezas”, os motoristas russos passaram a usar as dashcams em seus carros. Dashcam vem do termo dashboard camera, ou câmera de painel. Apesar do nome, elas normalmente são fixadas ao pára-brisa do veículo, filmando tudo à frente. Sendo assim, elas capturam as tentativas dos ?????? russos, normalmente frustrando-os. É engraçado ver alguns vídeos na internet, o ?????? tenta aplicar o golpe, vem “cheio de razão” intimidar o motorista (lá também deve-se vender muito loção pós-barba à base de Óleo de Peroba) e este simplesmente aponta para a câmera, fazendo o ?????? ir embora frustrado, uma vez que o motorista tem a prova de que a vítima é ele, não o ??????, como este queria fazer parecer. Para assistir este tipo de vídeo, basta procurar no YouTube por “russian dashcam frustrated scam”.
Já existem na Rússia câmeras de canal duplo, que têm duas lentes para filmagem, uma virada para a frente e outra virada para a janela dos motoristas. Parece-me que lá a reputação dos policiais não é das melhores no que tange à honestidade e ao cumprimento estrito do dever.
Estas câmeras surgiram no final da década passada, por conta dos inúmeros golpes sofridos pelos motoristas russos. Sensível ao problema, o governo russo liberou o uso de dashcams em 2009, sendo que a quantidade de câmeras instaladas nos carros explodiu desde então. Estima-se que milhões de motoristas as usem como prova em caso de processos e contra policiais corruptos.
Veja como a coisa é séria por lá:
Além da Rússia, as dashcams se tornaram populares em outros países também. Por conta delas, foi possível termos em vídeo a queda do Boeing 747 da Força Aérea Americana em Bagram, no Afeganistão. Também já foram filmados tornados e até meteoritos.
Por conta do enorme mercado russo e dos anos de desenvolvimento, há no mercado um grande número de modelos de dashcams, quase que invariavelmente todos chineses. Os primeiros modelos filmavam apenas em SD (resolução padrão de DVD), mas atualmente muitos modelos já filmam e Full-HD (1920 x 1080, a resolução do Blu-Ray). Nas câmeras modernas de alta resolução, é bom ter cartões de memória grandes: um cartão de 4 Gb dá para apenas meia hora de filmagem em Full-HD. Depois disso, a câmera vai apagando os primeiros arquivos, tal como em uma “caixa preta” de avião. Quanto maior o cartão, maior o tempo de registro.
As câmeras de “primeira linha” filmam em .mov, um container desenvolvido pela Apple. Além de gravarem os vídeos, alguns modelos têm GPS e gravam um log do GPS, de forma a associar cada momento do vídeo a uma coordenada geográfica. Sendo assim, fica fácil assistir ao vídeo num programa que lê o log, com um mapa e um velocímetro ao lado da imagem. O programa mais popular para este tipo de visualização se chama “Registrator Viewer” e é gratuito.
Para quem quer estiver interessado e quiser saber mais sobre o assunto, existe um site dedicado somente a este tipo de câmera: o Dashcamtalk. Além de muitas informações e comparativos entre os vários modelos de dashcam, há um fórum onde os usuários trocam informações e tiram dúvidas.
Estas câmeras podem ser facilmente compradas em sites chineses de compra online, por preços que variam de 50 a 200 dólares, dependendo do modelo. Só deve-se ter cuidado de comprar de uma loja de boa reputação, pois há muitas falsificações. Sim, um produto chinês sendo falsificado por outros chineses. No fórum, há indicações de vários sites confiáveis.
Vale lembrar que, por ser um produto importado via correio, ele está sujeito à taxação. A minha câmera é uma mini0803, comprada do site chinês FoxOffer. Veio normalmente pelo correio e eu tive a sorte de não ser taxado. Como a minha câmera custou US$ 115, a Receita poderia tê-lo taxado, se quisesse. Portanto, ao comprar este tipo de item no exterior, é bom estar preparado para ter que pagar o imposto, que é de 60% do valor do produto, além da tarifa de R$ 12 para buscá-lo nos correios.
Felizmente, aqui na terra brasilis ainda não chegamos neste nível de “gersonice” dos russos (e espero que não cheguemos). Portanto, não comprei a câmera com este intuito e espero não usá-la com esta finalidade. Gosto muito de viajar de carro e uma forma de lembrar das viagens é ter a filmagem das paisagens por onde passo. A câmera é muito prática para isso. Por ficar fixa no carro, a imagem é muito mais firme, muito melhor do que se fosse o passageiro segurando uma filmadora com o carro em movimento. Comprei a câmera agora porque irei à Europa em breve e quero filmar meus passeios pelas estradas européias. Aguardem, haverá matéria sobre o assunto e com vídeos feitos pela dashcam! E sim, a Alemanha, com suas Autobahnen sem limite de velocidade, está no roteiro.
CMF