O parque eólico da Honda Energy do Brasil iniciou oficialmente suas operações nesta quarta-feira, 26. Localizado na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o projeto é pioneiro no setor automobilístico brasileiro e no grupo Honda no mundo.
Desde que a construção do parque eólico foi iniciada, em outubro de 2013, a Honda fez investimentos na ordem de R$ 100 milhões para a implementação total do projeto. A partir de agora, a unidade produzirá energia suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica da Honda Automóveis em Sumaré, interior de São Paulo, que tem capacidade de 120 mil carros por ano.
O parque eólico que acaba de entrar em operação possui nove aerogeradores de 3 megawatts (MW) cada, com capacidade total de 27 MW, que devem gerar 95.000 MW/ano, o equivalente ao consumo de energia de cidades de cerca de 35 mil habitantes.
Os equipamentos da Honda Energy são um os maiores do Brasil. As nove torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As pás, por sua vez, possuem 55 metros de comprimento e pesam 15 toneladas cada.
Para a preparação do terreno e montagem dos aerogeradores, a empresa contou com uma equipe de 130 pessoas, entre colaboradores diretos e indiretos
“O Rio Grande do Sul está entre os líderes na produção de energia eólica na América Latina e o investimento da Honda no nosso litoral, em Xangri-Lá, torna-se importante neste contexto por trazer mais tecnologia para o setor. Os parques eólicos representam bilhões de reais em investimentos e geram milhares de empregos em regiões que antes eram consideradas deprimidas. Caminhamos para ser um estado auto-suficiente em energia, com grande participação da energia eólica. Estes resultados e a inauguração do Parque da Honda são motivos de grande orgulho para o nosso Governo”, enfatizou o Governador do estado, Tarso Genro (PT), em seu final de mandato, já que não foi reeleito. (Honda Energy)