As vendas de carros na Europa em 2015 cresceram pela primeira vez em sete anos graças aos incentivos dos governos, reduções de impostos e mudança do consumidor para marcas mais baratas como Dacia e Škoda. Os licenciamentos nos mercados da União Européia e na Associação Européia de Livre Comércio foram 5% maiores e chegaram a 13 milhões no ano passado, declarou hoje a Acea (Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis).
Os ganhos em vendas foram decorrência principalmente de descontos, incentivos apoiados pelos países e vendas a frotistas, não recuperação genuína da confiança do consumidor, segundo analistas.
O grupo Renault cresceu 13% na Europa em 2014, com o suve Duster e o hatchback Sandero ajudando a Dacia registrar aumento dos licenciamentos em 23% e uma nova versão da perua alta Captur levando as vendas da Renault a mais 9%.
As vendas da Volkswagen, o maior fabricante da Europa, foram 7% maiores, com a demanda do Škoda Rapid sedã e perua e o suve Yeti, e a renovada linha Leon da Seat, elevando-se em 14%. Só as vendas da marca Volkswagen vendeu 4% mais carros e a Audi, mais 5%.
A PSA, o segundo maior fabricante da Europa, aumentou suas vendas na região em 4%, com a marca Peugeot se valendo do hatchback 308 e das peruas altas 2008 e 3008, e a Citroën, do suve Cactus
A marcas da General Motors na Europa, Opel e Vauxhall venderam 7% mais carros na região, com a força do minicarro Adam e o do suve compacto Mokka. Os licenciamentos do grupo caíram 5% com a saída do Cadillac do mercado. O volume da Ford aumentou na mesma porcentagem.
A Daimler vendeu mais 4%, com as vendas 6% maiores dos carros Mercedes-Benz compensando a queda de 15% do smart.
No grupo BMW, aumento de 5%. A marca, o maior fabricante mundial de carros de luxo, ganhou 6% com o novo Série 4 cupê, o carro esporte híbrido plugável i8 e Série 2 Active Tourer, quase uma van, adicionados à linha. A divisão MINI, que lançou um hatchback atualizado mais para o fim do ano, vendeu 2% mais.
BMW passa a Fiat
A BMW foi a sexta colocada em vendas na Europa no ano passado para ficar na frente da Fiat Chrysler, a empresa criada com a fusão do fabricante italiano Fiat e do americano Chrysler.
A Fiat Chrysler cresceu 4% na região com o suve compacto Renegade responsável por aumento de 70% da marca Jeep. O volume da marca Fiat foi 2% maior, enquanto o da Alfa Romeo despencou 70%.
Além da Renault, fabricantes que tiveram ganhos acima de 10% em 2014 foram a Nissan, Mazda e Mitsubishi, bem como a Volvo.
A Jaguar Land Rover, que se encontra num momento de renascimento, ganhaou 6% em vendas. (Automotive News Europe)
Ae/BS