Poucas cidades do mundo vivem em um clima tão quente e úmido como o que caracteriza a região de Kuala-Lumpur, a capital da Malásia. É ali perto, em Sepang, onde neste fim de semana prossegue a temporada de F-1 de 2015, com a disputa da segunda etapa do calendário, agora reduzido a 19 etapas com o cancelamento do GP da Alemanha. A volta de Fernando Alonso e Valteri Bottas — ausentes na Austrália por questões médicas — e a descoberta de um jeitinho de burlar o regulamento técnico, deverão ser os principais assuntos do fim de semana que se aproxima.
Alonso e Bottas de volta…
Fernando Alonso e Valteri Bottas deverão voltar às suas atividades normais no Campeonato Mundial de F-1, que prossegue neste final de semana com a disputa do GP da Malásia neste fim de semana no circuito de Sepang, cidade situada nas proximidades da capital Kuala Lumpur. Aparentemente liberados por seus médicos particulares, os dois passarão por exames médicos efetuados pelos pares da FIA e, caso os diagnósticos sejam confirmados, o espanhol e o finlandês estarão aptos a disputar a prova.
Na seqüência de informações desencontradas e contraditórias que vêm caracterizando o acidente de Alonso nos treinos livres realizados há algumas semanas em Barcelona, o piloto da McLaren teria informado sua equipe que sentiu a direção ficar pesada antes do acidente. Como até o momento sempre se falou na perda de memória e, inclusive, foi especulado que o piloto não se lembrava do acidente que oficialmente provocou-lhe uma concussão cerebral, a notícia não deixa de surpreender seja pela controvérsia da situação ou pela maneira como a equipe McLaren divulga o desenrolar do caso.
… e Nasr não treina
O brasileiro Felipe Nasr vai ficar de fora da primeira sessão de treinos livres para o GP da Malásia, sexta-feira, no circuito de Sepang. O motivo é a decisão da equipe Sauber em escalar o italiano Raffaele Marciello para ocupar o cockpit do carro de Nasr, algo que deverá se repetir em outras ocasiões, porém com o brasileiro alternando essa ausência com o sueco Marcus Ericsson. Campeão Europeu de F-3 na temporada de 2013, disputa este ano sua segunda temporada na GP2 e desde novembro é piloto de testes da Ferrari; curiosamente, Marciello lembra o saudoso Clay Regazzoni pois é nascido na Suíça porém é sempre mencionado como italiano e tem as bênçãos da Scuderia. Sua presença na Sauber é decorrência indireta do acordo entre suíços e italianos para usar o motor Ferrari no chassi C34.
Auf Wiedersehen GP da Alemanha
Não teve jeito: Bernie Ecclestone e os organizadores do GP da Alemanha de 2015 não entraram em acordo e a corrida foi definitivamente eliminada do calendário 2015 da F-1 pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Trata-se da segunda baixa do gênero nesta temporada, já que anteriormente a volta do GP da Coréia foi ventilada, ainda que por questões políticas. Etapa que tinha tudo para ser a corrida do ano para a Mercedes-Benz, a eliminação não foi evitada nem com a decisão da fábrica alemã promover a competição e cobrir metade do possível prejuízo que os promotores do evento pudessem encarar. Com a decisão anunciada em Genebra (Suíça) na última sexta-feira, o calendário de 2015 fica com as seguintes 19 datas:
15/3 – GP da Austrália
29/3 – GP da Malásia
12/4 – GP da China
19/4 – GP do Bahrein
10/5 – GP da Espanha
24/5 – GP de Mônaco
7/6 – GP do Canadá
21/6 – GP da Áustria
5/7 – GP da Inglaterra
26/7 – GP da Hungria
23/8 – GP da Bélgica
6/9 – GP da Itália
20/9 – GP de Cingapura
27/9 – GP do Japão
11/10 – GP da Rússia
25/10 – GP dos EUA
1/11 – GP do México
15/11 – GP do Brasil
29/11 – GP de Abu Dhabi
Fluxo de combustível sob suspeita
O limite de fluxo de 100 kg/h, uma das principais características do atual regulamento técnico da F-1, vai receber atenção especial dos comissários técnicos da FIA depois que foram levantadas suspeitas de que alguns fabricantes de motores descobriram um jeito de burlar esse controle, feito por um instrumento padronizado. Aparentemente Mercedes e Ferrari teriam desenvolvido uma maneira de respeitar o índice regulamentar durante a medição nesse aparato e aumentar essa pressão após o controle; a burla seria feito com o aumento da pressão após o ponto de aferição. A FIA já comunicou às equipes e fabricantes que a partir do GP da China vai prestar atenção no assunto, atitude típica de “quem avisa, amigo é”…
Ferrari de casa nova
Imagine 700 italianos trabalhando debaixo do mesmo teto e unidos pela paixão que nutrem pela F-1. Se isso fosse levado ao pé da letra seria necessário um excelente tratamento acústico, mas como se trata da nova casa do departamento de F-1 da Ferrari, a situação fica menos drástica. Concebida em 2010 pelo então diretor Stefano Domenicali, a nova sede ocupa 25 mil m², abriga um simulador e um dinamômetro para motores híbridos que custou € 40 milhões. O prédio começou a ser povoado no último fim de semana e vai liberar várias instalações, uma delas construída em 1947, instalações que certamente serão usadas para aumentar a produção dos carros de série.
Brincando de projetar F1
A SimScale iniciou na semana passada uma promoção das mais interessantes: uma série de cinco workshops voltados para simular, projetar e testar um carro de F-1. Divididos em cinco tópicos, as próximas sessões (Análise térmica do escapamento, Fluxo do Escapamento, Freios e Virabrequim), realizam-se nos dias 26 de março, 2, 9 e 16 de abril. Mais detalhes no site www.simscale.com/workshops.
WG