A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os resultados da indústria automobilística em abril e no primeiro quadrimestre. Segundo a entidade, o setor fechou o quarto mês do ano com 219,3 mil veículos comercializados, o que significa uma queda de 6,6% em relação aos 234,6 mil de março de 2015.
Na comparação com abril do ano passado, que registrou 293,2 mil veículos, a redução foi de 25,2%. No acumulado do ano as vendas foram de 893,6 mil unidades: queda de 19,2% frente as 1,1 milhão de unidades vendidas até abril de 2014. Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, a atual conjuntura continua afetando fortemente a confiança do consumidor:
“A confiança do consumidor e dos empresários é uma das principais razões para o complexo cenário que vivemos atualmente. Por esta razão, entendemos que é de fundamental importância a realização o mais rápido possível dos ajustes fiscais na economia. Desta forma, as regras ficarão claras, o planejamento será mais preciso e a atividade será retomada”.
As exportações recuaram 1,2% no acumulado do ano, com 108,5 mil unidades em 2015 ante 109,9 mil do ano anterior. No quarto mês deste ano 28,8 mil unidades deixaram as fronteiras brasileiras, o que significa diminuição de 10,7% frente as 32,2 mil de março e de 18,4% com relação as 35,2 mil de abril de 2014.
A produção no quadrimestre também apresentou declínio: 17,5% em relação ao ano passado — 881,8 mil e 1,1 milhão de unidades, respectivamente. Abril terminou com baixa de 21,7%, com 217,1 mil veículos no mês contra 277,1 mil de igual período de 2014. Na comparação com março, a fabricação foi 14,5% inferior, quando comparadas as 254 mil unidades daquele mês.
Caminhões e ônibus
No segmento de caminhões o licenciamento terminou o mês com baixa de 10,9% ao se comparar as 5,8 mil unidades de abril com as 6,5 mil de março. O setor apresentou retração de 46,9% na análise com as 10,9 mil unidades negociadas em abril do ano passado. O resultado no acumulado, com 25,1 mil unidades, está 39,3% menor do que no ano passado com 41,3 mil unidades.
A produção ficou 6,9% abaixo — foram 6,9 mil unidades em abril e 7,4 mil em março. Ao defrontar o resultado com abril do ano passado, quando foram produzidos 12,3 mil caminhões, o decréscimo é de 44,3%. No quadrimestre a baixa é de 45,2%: 30,2 mil este ano e 55,1 mil em 2014.
Os dados mostraram que a exportação de 6,1 mil unidades acumulada de janeiro a abril encolheu 1,7% se comparado com as 6,2 mil unidades de igual período de 2014. Apenas em abril 1,7 mil produtos deixaram o país, o que representa queda de 7% em relação as 1,8 mil unidades de março e estabilidade no comparativo com abril do ano passado.
Os fabricantes de chassi de ônibus comercializaram 1,6 mil unidades em abril deste ano, uma diminuição de 13,5% contra as 1,8 mil de março. No comparativo com abril do ano passado, quando o setor vendeu 2,2 mil unidades, o resultado foi menor em 30%. Até abril deste ano foram vendidas 6,8 mil unidades: queda de 26,1% em relação as 9,2 mil do ano passado.
A produção no quarto mês do ano, com 2,1 mil unidades, recuou 26% quando comparada com as 2,8 mil de março e 39,3% ante as 3,4 mil unidades de abril do ano passado. No quadrimestre, 9,8 mil unidades deixaram as fábricas, resultado menor em 26,6% frente as 13,3 mil unidades de 2014.
As exportações de ônibus concluíram os primeiros quatro meses com crescimento de 7% ao se comparar as 2 mil unidades deste ano com as 1,8 mil de 2014.
O licenciamento total de veículos leves (automóveis e comerciais leves) em abril foi:
Licenciamento total de veículos leves – abril 2015 | |||||
Fabricante | Autos | Com. leves | Total | % | |
Posição | |||||
1º | FCA/Fiat | 27176 | 10619 | 37795 | 17,84 |
2º | GM | 28686 | 5422 | 34108 | 16,10 |
3º | VW | 24652 | 6488 | 31140 | 14,69 |
4º | Ford | 21588 | 1678 | 23266 | 10,98 |
5º | Toyota | 12751 | 3040 | 15791 | 7,45 |
6º | Renault | 14176 | 1527 | 15703 | 7,41 |
7º | Honda | 13674 | 0 | 13674 | 6,45 |
8º | Hyundai BR | 13172 | 0 | 13172 | 6,22 |
9° | Nissan | 4442 | 429 | 4871 | 2,30 |
10º | Outras | 4057 | 602 | 4659 | 2,20 |
11° | Hyundai Imp | 3288 | 579 | 3867 | 1,82 |
12º | Mitsubishi | 2327 | 1214 | 3541 | 1,67 |
13º | Citroën | 2162 | 139 | 2301 | 1,09 |
14º | Mercedes | 1294 | 620 | 1914 | 0,90 |
16º | Peugeot | 1614 | 139 | 1753 | 0,83 |
17º | Audi | 1573 | 0 | 1573 | 0,74 |
18° | BMW | 1188 | 0 | 1188 | 0,56 |
19° | FCA/Chrys. | 1064 | 0 | 1064 | 0,50 |
20º | Iveco | 0 | 235 | 235 | 0,11 |
21° | MINI | 177 | 0 | 177 | 0,08 |
22º | Subaru | 103 | 0 | 103 | 0,05 |
23º | Mahindra | 0 | 14 | 14 | 0,01 |
24º | Agrale | 0 | 1 | 1 | 0,00 |
25° | FCA/Jeep | 0 | 0 | 0 | 0,00 |
179164 | 32746 | 211910 | 100,00 |
Fonte: Anfavea
A participação de mercado das chamadas Quatro Grandes — Fiat, Ford, GM e VW — continua a cair, em abril foi de 56,6%; no mês anterior, 60,4%.
Ae/BS