Recentemente me ocorreu uma coisa meio maluca. Estava revendo e arrumando fotos de viagens que, como vocês sabem, gosto de imprimir e colocar em álbuns nos quais possa escrever coisas legais sobre cada lugar. Nada daquelas minhoquinhas de papel onde só cabem duas frases. Não. Gosto de várias linhas de espaço. Afinal, pesquiso na internet sobre o lugar, dados, datas, coloco comentários, um pouco de tudo. Ficam autoexplicativos.
Se alguém quiser ver as fotos, entrego o álbum e pronto, está tudo aí. Cada um vê o que quer, no ritmo que quer e se quer. Eu não fico torturando ninguém com meus hobbies. E se quiser pular página, pode. Eu nem olho. Se quiser saber mais, é só ler o que está escrito. Assim, não são apenas fotos, mas verdadeiras lembranças completas com detalhes. Dá para praticamente reviver cada viagem assim.
Bom, de volta ao assunto. Vendo umas fotos da linda e charmosa Colonia del Sacramento no Uruguai e seus carros antigos estacionados pelas ruas me ocorreu uma coisa. E se eu tivesse que passar uma noite em um carro, qual escolheria? Sem maiores delongas, sem pensar se teria de comprar, quanto custo a manutenção, quantos quilômetros faz por litro, nada disso. Sei lá, se estivesse numa estrada deserta sem opções de hospedagem com quatro paredes e um teto, por exemplo. Vamos supor que tivesse o lindo narizinho de A Feiticeira e ao mexê-lo pudesse escolher o carro que quisesse para passar uma noite na rua — claro, supondo que o nariz não funcione para me dar uma suíte no Ritz de Paris, tá? Quais escolheria?
E aí, fiz minha seleção dos 10 melhores. Eles não estão em ordem. São 10 que servem por diversos motivos e nem todos incluem exclusivamente conforto. Alguns na verdade acho que nem conforto contemplam. Por motivos óbvios, não entram os modelos supercompactos pois apesar de eu mesma ser supercompacta — ou modelo portátil ou prejudicada verticalmente — gosto de espaços confortáveis. Afinal pensei em passar apenas uma noite, algo assim como um CDB, com prazo de resgate. Não uma condenação para o resto da vida. Imagino que depois disso poderia pernoitar num hotel com lençóis de algodão egípcio de 1.000 fios e banheiro privativo e um belo chuveiro. Mas enquanto isso, vamos à minha lista:
1) Bugatti Royale tipo 41
Sinceramente, acho que preferiria ficar do lado de fora admirando mais do que do lado de dentro, pois apesar dos 6,4 metros de comprimento dá para ver que nem tudo é espaço interno. É ainda mais comprido do que o Rolls-Royce Phantom, mas tem mais espaço para motor do que para gente. Mas acho que eu caibo… Um clássico. Só foram produzidos seis entre 1927 e 1933 pela Bugatti. Tem um em Detroit no Henry Ford (antigo museu Henry Ford, ainda não me acostumei a não chamar aquilo de museu) e pesa quase 3.200 kg. Puro luxo, é claro.
2) Torino 380W
OK, vocês sabem que tenho um xodó por esse carro. O banco de trás não é tão confortável assim, o da frente menos, o encosto de todos é meio baixo e ainda tem a alavanca de marchas no meio. Mas seria muito, mas muito legal dormir embalada pelo ronco do motor, não? Claro que tem o problema dos gases, então não poderia ser um lugar fechado para não morrer intoxicada pelo monóxido ou dióxido de carbono e outros, digamos, detalhes, mas como estarmos sonhando, acho que no geral funcionaria.
3) Audi A8
Mega sedã, super espaçoso. No banco de trás não dá para deitar tipo cama de casal apesar de todo o espaço por causa do banco bipartido, mas os assentos são tão largos e confortáveis que dá para deitar num deles, ou mesmo no banco da frente e ficar esquentando e esfriando o assento, além de ficar passeando para a frente e para trás ou subir e descer. E ainda tem tanto mimo e acessório que dá para ficar a noite toda apertando teclas…
4) Lexus NX 200t F sport
Super silencioso, mesmo que você esteja numa rua barulhenta. Sim, já sei, nesse caso deveria ter um hotel, mas vamos pensar que a natureza também pode ser ruidosa e os quero-queros poderiam estar brigando entre si. Em qualquer hipótese, você vai ouvir pouco som do exterior e dormir com os anjinhos. Os bancos de frente são bem amplos e reclinam bem, mas tem também a opção do banco de trás e ainda pode dar uma esticadinha para o porta-malas, num total de 580 litros. Teto panorâmico é um plus para ficar olhando as estrelas e ainda dá um toque romântico a uma estadia autoentusiasta.
5) Lincoln Town Car
OK, aqui já é covardia. É quase um parque de diversões. Para mim, praticamente uma limusine, embora tecnicamente seja a partir dele que sejam feitas diversas limusines. Eu poderia me perder dentro de um destes e levaria um tempo para ser resgatada. Sério, durante vários anos foi o maior carro produzido nos Estados Unidos, com seus até 5,64 metros de comprimento. Objeto de desejo do mercado de carros de luxo, especialmente blindados para autoridades estrangeiras e locais.
6) Mercedes-Maybach Pullman
Talvez aqui esteja trapaceando um pouquinho, pois é como incluir uma bicicleta tandem na categoria bicicleta. Mas a Mercedes-Maybach Pullman, hoje fora de linha, tem astronômicos 6,5 metros de comprimento e entre-eixos de 4,42 metros – sim, o mesmo comprimento total de vários modelos de carros de passeio. Mas é algo assim como passar a noite no Four Seasons.
7) Cadillac Deville Conversível 1966
Já sei, conversível, vocês dirão? Mas um clássico destes pede liberdade total e céu de brigadeiro, aquele cheiinho de estrelas. O banco de trás inteiriço é um convite para deitar e ficar procurando planetas e estrelas cadentes. Comprimento total de 5,6 metros. Com o que bebe de combustível, provavelmente você realmente vai acabar passando uma noite parado à beira da estrada mesmo, então, aproveite o conforto interno!
8) Rolls-Royce Phantom
Ninguém falou em trabalhar, portanto esqueçam os notebooks. Eles servem apenas para dar uma idéia do conforto deste carro no banco de trás. Nada mau, não? Não é à toa que é um dos mais compridos carros de todos os tempos. Ideal para executivos e, claro, para uma noite bem confortável para qualquer mortal.
9) Ford Galaxie
A largura para as pernas já era enorme, mas os bancos inteiros, tanto na frente quanto atrás, justificam a escolha. Certamente no meu caso dá para deitar e ainda sobra espaço. O problema seria dormir com todo este vermelho, mas para isso existem as máscaras para os olhos que até um tempo atrás eram distribuídas nos aviões e que ainda guardo com cuidado. E certamente cabem várias dúzias delas no porta-luvas.
10) Ford Falcon V-8 Interceptor
OK, não deve ser lá muito confortável, mas quem não se sentiria seguro dentro deste carro, usado por Mel Gibson no primeiro Mad Max? Eu dormiria de porta aberta em qualquer beira de estrada sem problemas dentro deste bólido, montado a partir de um Ford Falcon XB GT coupé. E, claro, é V-8. Precisa dizer mais?
Mudando de assunto: O alcaide de São Paulo disse que não seguiu a recomendação do Ministério Público de manter aberta uma pista em cada sentido da avenida Paulista para o trânsito pois isso “não seria seguro”. Se veículos em fila indiana representam perigo a pedestres durante algumas horas num domingo, o que dizer da avenida Liberdade onde ele pintou 750 metros de asfalto em pleno leito carroçável para que os pedestres caminhem as 24 horas do dia todos os dias da semana, dividindo espaço com duas faixas de veículos “protegidos” apenas por tachões e, em alguns lugares, postezinhos de borracha?
NG
Foto de abertura: huffingtonpost.com
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