Da Automotive News:
A Volkswagen of America, procurando reduzir os danos do escândalo das emissões, irá oferecer a compra de alguns carros a diesel usados de seus concessionários a preços pré-crise, soube a Automotive News.
Segundo três concessionárias avisadas do plano, a VW garantirá o valor de usados com certificado e outros VW usados com motor Diesel 2-litros que tenham o software de emissões ilegal no seu estoque, por preços praticados antes de 18 de setembro, quando a EPA anunciou a fraude da VW. Se algum desses veículos ficar no estoque por 60 dias ou mais, a VW se oferecerá para comprá-los de volta das concessionárias.
O programa se desenrolará em três fases, segundo um memorando de 29 de outubro do chefe de Operações da Volkswagen of America, Mark McNabb, começando pela análise do estoque de veículos a diesel para ajudar a VW a determinar quais são elegíveis para o programa. Este passo deve ser completado em 13 de novembro. A VW detalhará as próximas fases do programa daqui a duas semanas, segundo o memorando.
As medidas visam estabelecer um piso de preço para VWs a diesel usados cujos preços de atacado e volume de vendas por leilão despencaram no mês passado. De acordo com o Kelley Blue Book, os preços médios dos leilões dos VW a diesel estavam 16% mais baixos até 16 de outubro comparados aos níveis anteriores ao escândalo, e os volumes de leilões caíram 25%.
Oferecer compra ao concessionário dá aos varejistas certeza de que os diesel usados em estoque não ficarão sem valor, enquanto esperam por uma correção para torná-los enquadrados nos limites de emissões federais. Irá também evitar um enorme acúmulo de diesels nas concessionárias, que não podem vender seus diesel 2-litros como usados com certificação, mas ainda estão aceitando trocas.dos clientes.
Os concessionários gostaram bastante do programa, o que o presidente do conselho de concessionários Alan Brown disse ter sido uma medida estimulada pelo conselho de maneira a diminuir a incerteza quanto ao valor dos VW a diesel usados.
“Sentimos há várias semanas que teríamos que controlar os valores, e a única maneira de fazer isso é a VW agir e evitar que os carros fossem a leilão,” disse Brown, gerente geral da Hendrick Volkswagen Frisco na área suburbana de Dallas.
Analistas dizem que alguma volatilidade e incerteza em precificação continuarão até que seja conhecido como a VW pensa em corrigir os carros e como essas correções afetarão o desempenho e o consumo.
O programa de recompra é uma das várias iniciativas anunciadas na reunião nacional de concessionários em 22 de outubro em Orlando, segundo concessionários que dela participaram.
Entre elas, a VW está preparamdo um programa de “boa vontade” para proprietários de diesels incluídos no escândalo, disseram os concessionários. Os executivos da VW não revelaram de que consistiria o programa, mas concessionárias disseram que a VW pensava em divulgar detalhes na primeira semana de novembro.
Uma porta-voz da VW recusou-se a comentar, argumentando que a reunião foi confidencial entre executivos da VW e concessionários.
A julgar como outras fabricantes agiram em problemas semelhantes, é provável que o programa boa-vontade inclua alguma forma de compensação para os proprietários. Por exemplo, a Hyundai e a Kia deram-lhes cartões de gasolina pré-pagos em 2012 depois que as marcas exageraram nos números de consumo de combustível em vários modelos seus. Em 2013, a Ford pagou a proprietários de C-Max 550 dólares depois que a empresa alterou o consumo declarado do híbrido.
A VW disse aos concessionários que proverá outra infusão de caixa semelhante ao “ao fundo discricionário” enviado aos concessionários em 1º de outubro, ainda que de valor inferior, concessionárias disseram na reunião.
A VW disse também aos concessionários que providenciou aumento imediato da produção do Jetta, Golf GTI e Tiguan a gasolina para compensar a perda de venda de diesels, ainda em espera de certificação da EPA.
A VW informou que a produção não foi afetada pelo problema das emissões e que os principais produtos futuros, incluindo o novo crossover médio, o Tiguan de entre-eixos longo e o anti-Subaru Golf Sport Wagen Alltrack serão lançados segundo o planejado.
Ae/BS
Foto: Automotive News/David Phillips