Dentro de sua meta de permanecer como líder de vendas em veículos de emissão zero no mundo, hoje com mais de 274 mil unidades, a aliança Renault-Nissan, através de sua empresa coreana, a RSM (Renault Samsung Motors), domina o mercado naquele país, com um terço de todos os veículos elétricos lá circulando.
O Fluence SM3 Z.E. tem 1.767 unidades nas ruas desde 2013, quando foi lançado, com 1.043 sendo vendidos só em 2015. O carro é 100% elétrico e boa parte do desenvolvimento do modelo foi feito lá mesmo.
Para incrementar o desejo de compra, há 16 centros-piloto para manter a frota nas 226 concessionárias. Há também um centro de reparação de baterias. Por parte do governo, os incentivos estão na compra, com bônus, além de carregadores públicos de uso gratuito e estacionamentos com preços reduzidos.
O Fluence elétrico é o único sedã médio no mercado de lá, e tem 135 km de autonomia. É usado como veículo oficial e táxis na capital, Seul, além dos clientes particulares.
A título de lembrança, no final de 2015, o Contran homologou para emplacamento no Brasil o pequeno Twizy, conforme já noticiamos aqui no AE.
JJ