O sedã Jaguar XF começou a ser vendido em 2008, sendo o primeiro trabalho completo do designer escocês Ian Callum na empresa que o contratou em 1999. Depois de oito anos, recebe agora algumas alterações importantes de estilo e a versão S, com 380 cv, vindos de um V-6 de 3 litros, câmbio automático epicíclico de oito marchas e tração traseira ou nas quatro rodas.
A versão S está sendo considerada a medida certa, já que o modelo R, com 550 cv e motor V-8, sempre pareceu extremo demais nas avaliações feitas no exterior.
Há o comando da função S (Sport) para resposta mais imediata de acelerador, que permite arrancadas e retomadas fortes, privilegiando o desempenho e deixando de lado o conforto do ajuste normal, além de mudar a velocidade de trocas de marchas, acompanhando o desempenho mais vigoroso.
O XF concorre com BMW Série 5, Mercedes-Benz E, Lexus GS e Audi A6, e é sempre o mais exclusivo deles em qualquer mercado, garantindo que o proprietário não verá um carro igual ao seu frequentemente.
É um modelo bastante completo em equipamentos, com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo de baixa velocidade, auxiliando em condições severas, como nevascas, asfalto coberto por lama, enxurradas e similares, sistema de câmera de proximidade, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de estacionamento, cortinas elétricas para os passageiros de trás, ar-condicionado de quatro zonas, iluminação interna de dez cores, bancos dianteiros aquecidos e com ventilação, bancos traseiros também com aquecimento, sistema de informações projetadas no para-brisa, e fechamento assistido de portas e porta-malas.
JJ