Uma polêmica que beira o ridículo está na ordem do dia nos Estados Unidos. A EPA, agência de proteção ambiental, disse que nunca foi permitido remover equipamentos antipoluição de veículos usados em competição.
Numa proposta de 629 páginas que visa regular as emissões de CO2 em caminhões médios e pesados e que entra em vigor em julho próximo, foi incluída a emenda sobre veículos de competição, algo no mínimo estranho.
O texto afirma que veículos e motores certificados para venda nos EUA devem permanecer na condição de certificação mesmo que eles sejam utilizados apenas em competições ou se tornem veículos que não rodem em vias públicas.
A SEMA — associação de comercialização de equipamentos especiais, disse que se aprovada, a resolução irá afetar uma indústria de US$ 36 bilhões anuais, e significar o fechamento de várias empresas e perda de empregos.
O executivo-chefe da SEMA, Chris Kersting, disse que o Congresso não tenciona estender o Clean Air Act (conjunto de leis federais para controle da poluição em todos setores) para veículos modificados para competições, e que renovou esse intento em mais de uma ocasião. Afirma também que a EPA está passando do limite de sua alçada.
A porta-voz da EPA, Laura Allen disse que os veículos certificados pela agência podem ser usados em competições, mas que em nenhum lugar está escrito que os sistemas de controle de emissões podem ser removidos ou desativados. Apenas os veículos que não trafegam em vias podem sofrer alterações que afetem emissões de poluentes, como snowmobiles (motos para neve), motos de trilha, etc. A multa para os infratores é de US$ 37.500.
A SEMA tem uma petição aberta no site da Casa Branca com mais de 121.000 assinaturas, onde se solicita que a EPA cancele a inclusão de veículos de competição, explicando que o Clean Air Act proíbe a EPA de regulamentar carros de corrida. A petição, que pode ser assinada mesmo de fora dos EUA, está nesse link.
https://petitions.whitehouse.gov/petition/tell-epa-withdraw-its-proposal-prohibit-conversion-vehicles-racecars-0
JJ