Quem tem carros antigos, velhinhos ou apenas fora de moda sabe que trocar os pneus muitas vezes não é tarefa das mais simples. As medidas mais comerciais muitas vezes não são as mesmas originais do carro.
Num mundo atual em que rodas de 17 polegadas de diâmetro estão se tornando quase um padrão, há cada vez menos opções de 13, 14 ou 15, medidas normais até mesmo em esportivos de algumas décadas atrás.
Agora a Porsche e a Pirelli se uniram para relançar uma variedade de modelos nessas medidas, com as atualizações necessárias, cobrindo vários modelos de 1959 a 2005. Com isso, há 161 novas recomendações de pneus para os 356, 911, 914, Boxster, 924, 928, 944 e 968. Em outras palavras, não é por falta de pneu que um Porsche irá ficar na garagem.
Os pneus recebem a letra N na certificação, significando que atendem os padrões de validação da Porsche, que incluiu testes do campeão mundial de rali Walter Röhrl. Ele foi chamado a participar do trabalho, oferecendo importantes orientações no que pode ser chamado redesenvolvimento dos pneus.
Esse termo tem toda veracidade, já que a construção mecânica, materiais e processos de fabricação não são mais do tempo em que os carros eram novos, mas evoluíram muito, e essa vantagem passa aos pneus para os antigos.
É uma novidade que brinda os entusiastas da marca Porsche com muito respeito, e coloca a Pirelli em uma situação de valorização da marca.
Que outras sigam o exemplo — especialmente a filial brasileira da Pirelli, que deixou na mão dezenas (ou centenas) de milhares de proprietários de Chevrolet Corsa e Celta, e Ford Ka, ao simplesmente deixar de fabricar o pneu de medida 145/80R13. Quem quiser que se vire colocando o 165/70R13, que por ser mais largo leva a maior consumo de combustível e torna a direção mais pesada. “O problema não é nosso”, deve ter sido o pensamento de algum executivo da Pirelli…
JJ