O suve Edge, da Ford, foi completamente renovado em sua segunda geração (lançado em 2006 no Salão de Detroit) . Só o bom motor Duratec V-6 de duplo comando de válvulas com variador de fase em ambos, 24 válvulas, bloco e cabeçotes de alumínio, 3,5-litros, 284 cv a 6.500 rpm e 34,5 m·lgf a 4.000 rpm, foi mantido. Tem nova estrutura e nova carroceria, com linhas mais modernas, angulosas e com detalhes de design que refinaram e embelezaram o modelo. Fabricado em Oakville, Canadá, só virá para o Brasil a versão mais sofisticada e completa, a Titanium, cujos únicos opcionais são o teto solar (R$ 5.000) e telas de DVD no encosto de cabeça dianteiros, aquelas para distrair crianças difíceis (R$ 5.000). Com o preço sugerido de R$ 229.900, a Ford pretende disputar a categoria chamada premium, que envolve os suves alemães BMW, Audi, Mercedes; os suecos Volvo e ingleses Land Rover Range Rover.
O objetivo é oferecer o mesmo por menos, tal qual conseguiu fazer com o Fusion, cujas qualidades, principalmente o quanto agrada dirigi-lo, lhe permitiram cativar clientes que só se satisfaziam com sedãs bem mais caros.
No interior do novo Edge nota-se maior esmero no design, que, menos rebuscado, mais “clean”, ficou mais chique. O conforto é digno de nota máxima para todos os ocupantes. Ótima ergonomia, bancos aconchegantes e nada de quinas que incomodem. Todos os contornos são arredondados e macios. É de notar que nada no painel é cromado, para evitar os incômodos reflexos.
Vem recheado de recursos eletrônicos de comodidade e segurança, como abrir o porta-malas de acionamento elétrico ao passar o pé por debaixo do para-choque traseiro, assistente de estacionamento, controle de velocidade cruzeiro adaptativo (diminui a velocidade caso o veículo à frente esteja mais devagar), assistente para permanência na faixa de rolamento. Inclusive tem uma câmera frontal com ângulo de abertura de 180º, que ajuda, numa saída de garagem, a ver se vem gente vindo pela calçada.
Os bancos dianteiros são aquecidos e refrigerados, mas os traseiros, só aquecidos. O freio de estacionamento é de acionamento elétrico, comodidade cada vez mais apreciada. Há os cintos de segurança traseiros infláveis, um detalhe de segurança adicional. O porta-malas de 1.110 litros é o maior da categoria, segundo a Ford.
A apresentação foi em Campos do Jordão, cidade serrana de São Paulo, e houve um breve percurso de testes, com descida e subida de serra da rodovia SP-123 Floriano Rodrigues Pinheiro. Eram dois jornalistas por carro, minha vez foi subir. Gostei muito, a suspensão dianteira por triângulos superpostos e a traseira multibraço, é primorosa. É macia porém firme, rola pouco nas curvas, na medida certa. Carros altos como os suves não devem inclinar demais, senão gera incômodo aos ocupantes. Faz curva muito bem, equilibrado, e no limite tende a sair igualmente com as quatro rodas, sempre em perfeito controle, previsível. Não houve necessidade do controle eletrônico de estabilidade intervir, pois o Edge é naturalmente equilibrado e além disso não exagerei.
As rodas são de 20 polegadas com 8″de tala e pneus 245/50R20, de 732 mm de diâmetro total. Conjugados com a sexta marcha bem longa, 0,742:1, e o diferencial 3,39:1, a v/1000 é de elevados 54,8 km/h por 1.000 rpm, o que dá 2.190 rpm a 120 km/h reais. Coisa rara, a Ford informou a relação do conversor de torque, 1,8:1, mas nada quanto a desempenho e consumo.
Dados americanos informam aceleração 0-100 km/h em 8 segundos e velocidade máxima de 235 km/h, bons números para os 2.040 kg de peso em ordem de marcha, com o tanque de 70 litros cheio. O consumo, segundo o procedimento de teste da EPA dos EUA, 7,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, lembrando que o procedimento do órgão ambiental de lá é bem mais severo do que a um par de anos.
A tração é nas quatro rodas do tipo sob demanda, ou seja, o computador comanda conforme as necessidades do momento e envia torque para as rodas traseiras (a tração é predominantemente dianteira). Os freios a disco nas quatro rodas são potentes e de fácil modulação.
O câmbio automático epicíclico de seis marchas agrada pela trocas rápidas e suaves, é irrepreensível. No modo S, mais esportivo, ele segura marchas com maior rigor nas reduzidas. E há borboletas no volante. A direção eletroassistida é rápida. Peso bom, nem leve nem pesada demais, no ponto, e sua relação é variável, ficando mais lenta no centro e mais rápida com maior ângulo de esterçamento.
Haverá quem queira ainda mais em suves do que o novo Edge tem a oferecer?
AK
NOVO FORD EDGE 3,5 2017 | |
MOTOR | |
Designação | 3.5L V6 Duratec 3.5 TiVCT 4V |
Descrição | V-6 com 4 válvulas/cilindro, duplo comando com variador de fase na admissão e escapamento, acionamento por corrente, transversal, gasolina comum |
Material do bloco/cabeçotes | Alumínio |
Cilindrada | 3.496 cm³ |
Diâmetro e curso | 92,5 x 86,7 mm |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Potência máxima | 284 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo | 34,5 kgf·m a 4.000 rpm |
Rotação de corte | 6.850 rpm |
Formação de mistura | Injeção no duto |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo automático epicíclico de 6 seis marchas à frente e uma à re |
Relações das marchas | 1ª 4,484:1; 2ª 2,872:1; 3ª 1,842:1; 4ª 1.414:1; 5ª 1,000:1 (direta); 6ª 0,742:1; ré 2,882:1 |
Relação dos diferenciais | 3,390:1 |
Relação do conversor de torque | 1,8:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, triângulos superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora; subchassi |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora; subchassi |
DREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, relação variável e indexada à velocidade |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado de Ø 343 mm |
Traseiros | A disco de Ø 315 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 8Jx20 |
Pneus | 245/50R20 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, utilitário esporte, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 4.782 mm |
Largura sem/com espelhos | 1.934/2.178 mm |
Altura | 1.744 mm |
Distância entre eixos | 2.850 mm |
CAPACIDADES E PESOS | |
Porta-malas | 1.110 litros, 2.080 litros com banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível | 70 litros |
Peso em ordem de marcha | 2.040 kg |
Carga útill | 509 kg |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EPA/EUA | |
Cidade | 7,6 km/l |
Estrada | 10,6 km/l |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 6ª | 54,8 km/h |
Rotação a 120 km/h em 6ª | 2.190 rpm |
Rotação vel. máxima em 5ª | 5.800 rpm |