O Honda Civic, cujo lançamento foi anunciado para dia 25 de agosto, foi completamente renovado para a sua décima geração. Do atual só sobrará o motor de 2 litros, que equipará versões do novo. O motor de 1,8 litro ficará restrito ao suve HR-V. Mas a grande novidade é o novo motor turbo que equipará somente a versão topo de linha, a Touring.
De 4 cilindros, turbo, 1,5-litro, gera 173 cv a 5.500 rpm e 22,4 m·kgf entre 1.700 e 5.500 rpm. Sua injeção é direta e tem variação de tempo de abertura das válvulas (VTC). Para esse motor, que é fabricado nos EUA, só haverá o novo câmbio CVT, que tem conversor de torque e 7 marchas simuladas. E para ele só gasolina, nada de flex; ao menos por enquanto.
As outras versões serão a EX, EXL e Sport, e essas usarão o motor 2-litros FlexOne i-VTEC, sem alterações (150/155 cv a 6.300 rpm e 19,3/19,5 m·kgf a 4.700/4.800 rpm). Para a versão Sport, além do câmbio CVT, haverá também a opção de câmbio manual de 6 marchas, uma boa notícia para quem aprecia esse tipo de câmbio. Fora isso ela só terá diferenças estéticas, dentre elas bonitas rodas foscas.
Houve ganho no espaço interno e no porta-malas, que agora leva 519 litros ante 449 litros na geração anterior. Realmente, no teste do “eu atrás de mim” nota-se grande aumento de espaço para os de trás. Além de maior espaço, há maior conforto, pois há mais fartura de espuma no assento e no encosto. Inclusive, o passageiro do meio não terá muito do que reclamar.
Conseguiram deixá-lo mais espaçoso, mais confortável e tornar o design mais esportivo, efeito que parte parece provir do suave caimento do teto conjugado com destacado abaulamento dos para-lamas, que agora sobressaem mais da carroceria. A suspensão traseira multibraço foi reconfigurada e tanto ela quanto a dianteira McPherson recebeu buchas hidráulicas, o que visa trazer maior maciez, estabilidade e redução de ruídos.
]A direção está mais rápida, com relação de apenas 10,9:1— a mais baixa hoje, acho — e 2,2 voltas entre batentes. Com a redução do console central, houve ganho no espaço para as pernas do motorista. Os pneus, agora só os 215/50R17 em todas as versões.
Os freios tiveram os diâmetros dos discos aumentados, são agora de 381 e 356 mm dianteiro/traseiro, contra 260 mm os quatro antes. A potência dos freios está maior. Como antes, os dianteiros são ventilados.
O novo Civic mede 4.637 mm de comprimento (mais 112 mm), 1.798 mm de largura (mais 43 mm), 1.433 mm de altura (menos 17 mm) e 2.700 mm de entre-eixos (mais 32 mm). Os pesos estão praticamente iguais, só o Sport manual é que baixou algo, 1.275 kg contra 1.306 kg do EXR anterior, por exemplo. Mas o Touring engordou ligeiramente, 1.326 kg. Mesmo com o entre-eixos maior o diâmetro mínimo de curva é bem razoável, 11,2 metros.
Preços:
O Sport com câmbio manual: R$ 87.900. Com CVT: R$ 94.900
EX: R$ 98.400
EXL: R$ 105.900
Touring: R$ 124.900
AK
Nota: galeria adicionada às 12h20.