O leitor pode considerar este teste como um complemento da avaliação do Chevrolet Prisma 2017, pois há pouco testei o Prisma LTZ com câmbio automático e este agora é um modelo todo igual (até na cor), em que suas únicas diferenças são o câmbio manual e a ausência do controle automático de velocidade, além do peso 31 kg menor (1.054 kg contra 1.085 kg).
O câmbio manual agora tem 6 marchas e o trambulador é ótimo. O comando é por cabo e seus engates estão entre os melhores. É boa a passagem da 5ª para a 6ª – onde não raro a mola é forte demais trazendo a alavanca para o canal 3ª-4ª. A ré também é sincronizada, o que facilita em manobras. A 1ª e 2ª marchas são relativamente curtas, o que nas partidas dá ligeireza ao carro, já que o motor de 1,4-litro carece de muita potência em rotação baixa. É um bom motor, potente, de funcionamento suave e silencioso, e muito econômico, mas requer giro alto para gerar potência mais palpável.
Essa característica do motor entrou na programação do câmbio automático, que, como citei na sua avaliação, o aproveita com perfeição, reduzindo marchas à mais leve solicitação no acelerador. Então, para se ter boas respostas com o câmbio manual, principalmente quando o carro está carregado, deve-se fazer o mesmo: não ter preguiça de reduzir marcha.
Potência ele tem, e não é pouca. Com gasolina no tanque, como rodei, ele gera 98 cv a 6.000 rpm, mas potência mesmo só começa a surgir acima de 4.500 rpm. Isso não é surpresa, já que é um motor cujo torque máximo de 13 m·kgf (gasolina; com álcool 13,9 m·kgf) só ocorre a 4.800 rpm e seu comando de válvulas não tem variador de fase. Comandos variáveis, como o leitor sabe, ampliam a faixa de potência útil do motor justamente para que ele a produza também em baixa sem sacrificar a máxima, a qual irá buscar nas altas rotações. Mas de 4.500 rpm para cima a pegada é boa e o ganho de velocidade, mesmo com o carro carregado, é bom.
Na estrada, a 120 km/h e em 6ª marcha o giro é 3.000 rpm, praticamente o mesmo do câmbio automático (2.950 rpm). Vai suave e, vale a ressalva, muito silencioso. Todos a bordo notaram isso. No plano, com o carro carregado, e mesmo em suaves aclives, ele mantém tranquilamente essa velocidade, porém um aclive mais forte ou ao se pretender ganhar velocidade já requer a redução de uma ou duas marchas. A 120 km/h, ao reduzir para 5ª o giro sobe para 3.700 rpm e para 4ª, 4.700 rpm; daí que passa a ser comum pular logo de 6ª para 4ª ao longo da viagem, como é o certo em todo câmbio em que última marcha é para efeito sobremarcha (“n+E”), caso deste. O câmbio, a meu ver, está perfeito para o trabalho a executar e na estrada não há falta de reserva de potência, desde que, como já disse, o motorista não se intimide em levantar o giro.
Já na cidade, mesmo com o carro carregado, o motor, mesmo em giro baixo, dá conta de manter movimentação ágil sem a necessidade de muitas mudanças de marcha.
Na estrada obteve incríveis 15 km/l com o carro levando quatro adultos e porta-malas lotado. É praticamente o consumo oficial Inmetro/PBEV, 15,4 km/l. Viagem em família é em ritmo tranquilo, mas nem por isso, com estrada livre, há necessidade de se ir em velocidade inferior à máxima permitida, no caso as rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera (120 e 100 km/h, respectivamente), no interior paulista. Adultos medianamente altos, 1,80 m, vão muito bem acomodados atrás, sem necessidade de levar os bancos dianteiros para frente. Viajam confortavelmente.
Os pedais estão bem posicionados — o punta-tacco sai fácil — e têm progressividade, o que facilita dosar com precisão aceleração e frenagem. O da embreagem é leve para acionar. Trocar marcha é uma operação fácil e rápida.
Qual dos dois eu preferi, o com câmbio automático ou manual? Achei que o Prisma com câmbio automático forma um melhor conjunto.
Preço do veículo testado: R$ 58.690
AK
FICHA TÉCNICA CHEVROLET PRISMA LTZ MT6 | |
MOTOR | |
Designação | 1,4 SPE/4 ECO |
Tipo | Ignição por centelha, 4 tempos, flex |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio |
N° de cilindros/configuração | 4 / em linha |
Diâmetro x curso | 77,6 x 73,4 mm |
Cilindrada | 1.389 cm³ |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão | 12,4:1 |
Potência máxima | 98 cv (G), 106 cv (A), a 6.000 rpm |
Torque máximo | 13 m·kgf (G), 13,9 m·kgf (A) a 4.800 rpm |
N° de válvulas por cilindro | 2 |
N° de comandos de válvulas /localização/acionamento | 1 / cabeçote / correia dentada |
Acionamento de válvulas | Indireto por alavancas-dedo com fulcrum hidráulico |
Formação de mistura | Injeção eletrônica no duto |
Comprimento da biela/relação r/l | 137,3 mm / 0,268 |
Rotação de corte (limpo) | 6.300 rpm |
ALIMENTAÇÃO | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão | 12 V |
Bateria | 50 A·h |
Alternador | 100 A |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes | Dianteiras |
Câmbio | Transeixo manual de 6 marchas mais ré |
Relações das marchas | 1ª 3,73:1; 2ª 1,96:1; 3ª 1,32:1 4ª 0,95:1; 5ª 0,76:1; 6ª 0,61:1; ré 3,631 |
Relação de diferencial | 4,63:1 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido, ABS |
Dianteiro | A disco ventilado Ø 240 mm |
Traseiro | A tambor Ø 200 mm |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção | 15,9:1 |
Voltas entre batentes | 2,9 |
Diâmetro mínimo de curva | 10,3 m |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 5,5Jx15 |
Pneus | 185/65R15H |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.054 kg |
Carga máxima | 375 kg |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 |
Área frontal (calculada) | 2,320 m² |
Área frontal corrigida | 0,765 m² |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 4.282 mm |
Largura sem/com espelhos | 1.705/1.964 mm |
Altura | 1.478 mm |
Distância entre eixos | 2.528 mm |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 500 litros |
Tanque de combustível | 54 litros |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima | 180 km/h (G e A) |
Aceleração 0-100 km/h | 11 s (G) e 10,5 s (A) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |
Cidade | 12,8 km/l (G) e 8,8 km/l (A) |
Estrada | 15,4 km/l (G) e 10,7 km/l |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª/6ª | 31,9/39,8 km/h |
Rotação a 120 km/h em 6ª | 3.015 rpm |
Rotação à vel. máxima (5ª) | 5.640 rpm |