O novo Ford Focus RS, esportivo que já passa de 8.200 pedidos desde o início da pré-venda na Europa, ganhou mais um atrativo: um kit de potência desenvolvido pela Ford Performance e a Mountune, empresa britânica especialista em carros de alto desempenho, especialmente os Fords. Com ele, o motor 2,3 EcoBoost ganha mais 25 cv e 4 m·kgf de torque, chegando a 375 cv e 52 m·kgf com o overboost, ou pressão de superalimentação adicional, por até 12 segundos. São 163 cv/litro.
A aceleração de 0 a 100 km/h também baixa para 4,5 segundos — mais rápido que um Porsche 911 Carrera com câmbio manual, que custa mais que o dobro do Focus RS. A velocidade máxima permanece em 266 km/h.
“A Ford tem orgulho da sua história de parceria com a Mountune para extrair ainda mais potência de nossos hatches esportivos e atender os fãs do alto desempenho”, diz Tyrone Johnson, gerente de engenharia da Ford Performance. “O Focus RS já é líder da categoria e com o aumento da potência para 375 cv fica ainda mais à frente.”
O kit da Mountune inclui filtro de ar de alta performance, duto de ar de liga especial com mangueiras de silicone, válvula de recirculação de ar atualizada e programa de gerenciamento do motor recalibrado.
Além do motor especialmente projetado, o Focus RS traz como principais novidades o sistema de tração integral com vetorização de torque, o modo de direção “Drift” que permite derrapagens controladas e controle de arrancada. Entre outros prêmios, ele foi eleito “Hot Hatch do Ano” pela Auto Express, no Reino Unido; “Carro do Ano 2016” pela revista Top Gear, do Reino Unido; “Carro do Ano 2016” no Vehicle Dynamics International Awards; e o engenheiro-chefe do seu projeto, Tyrone Johnson, foi escolhido como “Engenheiro do Ano”.
O AE e todos os fanáticos por veículos esportivos continuam aguardando a chegada desse modelo no Brasil.
JJ