O SUV Captiva da Chevrolet vem importado do México numa só versão, a Sport. Seu motor a gasolina tem 4 cilindros e 2,4 litros. É um motor moderno, potente, elástico e até que econômico, em vista de que leva um veículo pesado, 1.742 kg, e cujo perfil aerodinâmico, como todo SUV, gera grande arrasto.
Tração só dianteira. Basta rodarmos um quarteirão para notarmos que houve bastante cuidado com o conforto do motorista e ocupantes. A silenciosa suspensão – McPherson na frente e multibraço atrás – é macia e tem amplo curso. Passa por piso ruim poupando-nos de chacoalhadas mais desagradáveis. Encara muito bem asfalto craquento e estradas de terra. Não é macio como bom um sedã familiar, mas dentre os SUVs é dos mais macios. Na rodovia sinuosa rola pouco nas curvas e as faz com precisão, cumprindo à risca a rota dada pelo motorista. Vale lembrar que rolar — inclinar lateralmente — em curvas é bom, pois essa inclinação é um dos sinais que o motorista capta para medir quão forte está na curva. Acontece que os SUVs colocam todos os ocupantes em posição mais alta, daí que isso lhes amplia a oscilação da cabeça. Se for demais, torna-se desagradável. No caso do Captiva, está no ponto; o suficiente para avisar, sem que se torne desagradável.
Em curvas feitas de maneira mais rápida, tem leve tendência ao subesterço, ou seja, sua frente tende a seguir uma rota mais aberta do que lhe é comandada pelo volante, mas isso é o desejado e o comum. Sua suspensão traseira enfrenta muito bem curvas com piso ruim, das que costumam fazê-la pular e tender a desgarrar. No caso do Captiva, por ter suspensão traseira independente multibraço, dificilmente seus pneus traseiros perdem aderência. Largos pneus 235/55R18 lhe dão bom agarre.
E freia muito bem. Os quatro freios são a disco ventilado. Pedal bom de dosar; suave, progressivo. O veículo pouco afocinha em freadas fortes e a traseira se mantém estável, firme. Parte disso se deve às bem vindas ajudas da eletrônica e parte se deve à boa e esmerada suspensão. Mesmo sob ventos laterais ele se mantém estável, seguindo impassível sua rota. Resumindo, é um SUV seguro e com excelente comportamento dinâmico, o que torna as viagens algo prazeroso e com pouco ou nenhum cansaço.
O motor Ecotec SIDI 2.4-L, só a gasolina, gera 184 cv a 6.700 rpm e 23,2 m·kgf a 4.900 rpm. É moderno, tem bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, dois comandos de fases continuamente variáveis, taxa de compressão de 11,2:1 e injeção direta. O pico do torque é a 4.900 rpm, porém, devido aos comandos variáveis, em baixa rotação ele também produz alto torque, o que resulta em boa potência desde baixa. Sendo assim, é um motor bem elástico. E girador também, já que 6.700 rpm é um número alto. Pisando fundo o câmbio troca marchas no pico da potência máxima, 6.700 rpm, esteja ele no modo Drive Normal, Drive Eco ou Manual.
No console, no lado da alavanca de câmbio, há a tecla Eco, que acionada faz o câmbio buscar mais economia que desempenho, trocando marchas em regime mais baixo, por exemplo. Testando, pouca diferença notei entre o modo Normal e o Eco. De qualquer modo, preferi o modo Eco, já que mesmo com ele o câmbio é bastante rápido em baixar marchas quando solicitado pelas acelerações. Na alavanca de câmbio há teclas para mudanças manuais de marchas, porém essas teclas só são atendidas quando no modo Manual.
Seria bom que mesmo em Drive elas fossem atendidas, já que o câmbio tende a soltar marchas facilmente quando se alivia o acelerador, esteja ele no modo Eco ou Normal. Sua programação, como se vê, visa atender o modo conservador dos americanos. Para um SUV, tudo bem, mas para um carro com apelo mais esportivo, seria bem-vinda essa alternativa, já que mais rapidamente podemos reduzir para a marcha ideal. Em descidas de serra, por exemplo, usei o modo Manual, se bem que se viesse segurando o carro só no freio não haveria risco de fading. É mais por questão de gosto.
Na estrada fez ao redor de 9 km/l, sendo um pouco mais ou um pouco menos dependendo das condições. Na cidade, 7,2 km/l, idem, medidos pelo computador de bordo. Segundo a Chevrolet, ele atinge 210 km/h e faz o 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Acelerando-o, é fácil acreditar no número do 0 a 100 km/h. Na estrada, no plano, a 120 km/h reais e em 6ª marcha, o giro segue a baixas 2.300 rpm. Vai suave e muito silencioso. Bem isolado acusticamente dos barulhos dos pneus. Mesmo em asfalto rugoso há silêncio a bordo. Praticamente não há ruídos aerodinâmicos com os vidros fechados. Viaja muito bem. O tanque de 73 litros lhe dá boa autonomia.
Os instrumentos são de fácil leitura, tanto que dispensam iluminação quando de dia. O computador de bordo é acionado por teclas à esquerda no painel e ficam “escondidos” atrás do volante, o que dificulta seu manuseio. Seria bom reverem isso. Quanto ao restante dos comandos, tudo muito bem disposto e intuitivo.
Tem teto solar. Tem engates Isofix. Não tem encosto de cabeça para quem vai no centro do banco traseiro. Os encostos de cabeça dos da frente são ativos, ou seja, se movimentam à frente em caso de colisão traseira, diminuindo o efeito chicote. O freio de estacionamento é elétrico e é acionado por botão no console central. Tem multimídia Chevrolet MyLink com câmera de ré e áudio streaming — função que possibilita aos ocupantes escutar podcasts, shows e notícias captadas pelo smartphone direto no sistema de som do veículo. Tem seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina. O porta-malas não é dos grandes, são só 383 litros até o nível do encosto do banco traseiro. Com ele rebatido o volume sobe para 1.189 litros.
Preços a partir de R$ 106.090, podendo chegar a R$ 107.790 dependendo da cor escolhida. Tem 3 anos de garantia.
AK
Nota: vídeo adicionado em 9 de setembro de 2016.
FICHA TÉCNICA CHEVROLET CAPTIVA SPORT 2016 | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec SIDI 2.4L |
Descrição | 4-cil em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase contínuo em ambos, 16V, injeção direta, gasolina |
Cilindrada | 2.384 cm³ |
Diâmetro e curso | 88 x 98 mm |
Taxa de compressão | 11,2:1 |
Potência máxima | 184 cv a 6.700 rpm |
Torque máximo | 23,2 kgf.m a 4.900 rpm |
Formação de mistura | Injeção direta |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão | 12 V |
Bateria | 70 A·h |
Gerador | Alternador de 130 A |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático de 6 marchas, tração dianteira |
Relações das marchas | 1ª 4,584:1; 2ª 2,964:1; 3ª 1,912:1; 4ª 1,446:1; 5ª 1,000:1; 6ª 0,746:1; ré 2,943:1 |
Relação do diferencial | 3,420:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | 12,2 m |
FREIOS | |
Dianteiros e traseiros | A disco ventilado Ø 296 mm |
Traseiros | A disco ventilado Ø 303 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7Jx18 |
Pneus | 235/55R18 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto | Cx 0,38 |
Área frontal (calculada) | 2,842 m² |
Área frontal corrigida (Cx a A) | 1,080 m² |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 383 litros (1.189 litros com o banco traseiro rebatido) |
Tanque de combustível | 73 litros |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.742 kg |
Carga útil | 452 kg |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 4.576 mm |
Largura sem/com espelhos | 1.850 mm/2.085 mm |
Altura | 1.704 mm |
Distância entre eixos | 2.707 mm |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 8,9 s |
Velocidade máxima | 210 km/h |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (computador de bordo) | |
Cidade | 7,2 km/l |
Estrada | 9,0 km/l |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª/6ª | 39,4/52,8 km/h |
Rotação a 120 km/h, em 6ª | 2.300 rpm |
Rotação à vel. máxima em 5ª | 5.300 rpm |
EQUIPAMENTOS CHEVROLET CAPTIVA SPORT |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alça de teto dianteira direita e duas na traseira |
Barras antiinvasivas nas portas |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensonadores e ajuste de altura |
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos e central subadominal |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Faróis de neblina |
Freio de estaciomento elétrico, acionamento por botão no console central |
Freios a disco nas quatro rodas |
Imobilizador de motor |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Sistema de pedais desarmáveis em caso de colisão |
Trava de crianças nas portas traseiras |
Trava de segurança dos vidros elétricos traseiros no lado do motorista |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura da portinhola do tanque conjugada com as travas das portas |
Abertura do porta-malas por botão no interior do veículo |
Abertura do porta-malas por controle remoto na chave |
Acelerador elétrico sob comando eletrônico |
Acionamento elétrico dos vidros 1-toque e antiesmagamento para o motorista |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos |
Alerta de faróis ligados |
Ar-condicionado |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais |
Câmera de ré |
Cobertura do compartimento de bagagem |
Compupador de bordo para temperatura, bússola, consumo médio, autonomia, vida util do óleo do motor |
Console central porta-objetos com tampa servindo de descansa-braço |
Controlador de velocidade de cruzeiro com comando no volante |
Controle de rádio e telefone no volante |
Descansa-braço traseiro |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Direção assistida hidráulica |
Espelho interno eletrocrômico |
Limpador e lavador do vidro traseiro com temporizador programável |
Modo ECO para trocas de marchas para economizar combustível |
Parassóis com espelho e iluminação |
Partida do motor por controle remoto |
Rede no porta-malas |
Rede porta-objetos sob o painel de instrumentos lado passageiro |
Tapetes em carpete |
Termômetro do ar externo |
Teto solar elétrico |
Travas elétricas das portas com acionamento pela chave |
BANCOS |
Ajuste elétrico do banco do motorista em altura, distância e inclinação |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
Bancos com revestimento premium |
Bancos dianteiros com aquecimento |
Encosto do banco dianteiro direito dobrável em 180º |
ENTRETENIMENTO |
Antena de teto |
Multimídia Chevrolet MyLink com tele tátil LCD de 7″, rádio AM/FM, toca-CD, USB e entrada auxiliar, função áudio streaming, conexão Bluetooth e aplicativos para smartphone, navegador GPS |
Seis alto-falantes |