O suve Kia Sportage de quarta geração (primeira: 1993) foi apresentado no dia 22 de junho último, o Juvenal Jorge esteve no evento na cidade-sede da Kia Motors do Brasil em Itu (SP) e em seguida escreveu a respeito do novo Sportage, já ano-modelo 2017. Agora chegou a ocasião de ver como é o novo Kia versão topo EX em uso no mundo real durante uma semana. Esta tem preço público sugerido de R$ 137.990, mas há a versão mais simples LX por R$ 112.990.
A motorização é única, um 4-cilindros flex de 2-litros, duplo comando de válvulas acionado por corrente, variador de fase em ambos, de 156/167 cv a 6.200 rpm e 18,8/20,2 m·kgf a 4.700 rpm; sua taxa de compressão é 12:1. O suve pesa 1.570 kg, portanto a relação peso-potência com cada combustível é 10,0/9,4 kg/cv, e com álcool a aceleração 0-100 km/h é feita em 10,6 segundos e a velocidade máxima, 175 km/h. Esta poderia ser maior não fosse a 5ª marcha ainda ser longa (veja na ficha técnica) e em 4ª o motor ficar fora de giro (acima do limite).
O câmbio é automático epicíclico “da casa”, ou seja, Hyundai-Kia, seis marchas com trocas manuais sequenciais pelas borboletas e pela alavanca, e a v/1000 em 6ª é 46,9 km/h. Viajando a 120 km/h o giro é 2.500 rpm e a essa rotação o motor é praticamente inaudível, mal se percebe seu funcionamento. Uma pisadela no acelerador provoca rápida redução de marcha, e de 6ª o câmbio automático baixa quantas marchas forem necessárias para que a rotação traga a potência que o pé direito pede.
O Sportage pareceu econômico. Digo “pareceu” porque o computador de bordo não informa o consumo, porém pelo Inmetro/PBVE é de 8,7/6,0 km/l na cidade e 11,0/7,5 km/l na estrada. Tive impressão de ter gasto menos que isso.
Há quatro modos de funcionamento do câmbio: o ECO visa economizar combustível, portanto estando nele é necessário ser mais enfático no pedido, pisar mais fundo no acelerador, para que baixe marchas. Achei esse o modo ideal para os trajetos urbanos, onde se anda com calma e se aproveita a boa elasticidade do motor.
Com um clique num botão do console vem o modo Normal, no qual o câmbio reage com maior presteza, ideal para viajar, seja em pista simples ou dupla. Mais um clique e vem o modo Sport, onde com bem pouca solicitação ele baixa marcha e só as sobe em giro mais alto. Bom modo para uma rápida subida de serra, por exemplo. São sensíveis as diferenças entre um modo e outro. Vai do gosto e/ou das necessidades do momento.
Em todos esses três modos, com uma acelerada funda o câmbio entende que é sinal de emergência e isso traz redução imediata para a marcha que proporcione a maior aceleração possível. Em todas o limite de giro é 6.500 rpm (300 rpm acima da do pico de potência), quando então ele sobe marcha. Mesmo em Drive ele aceita os comandos das borboletas, elas têm prioridade, o que acho bom, pois às vezes se quer “soltar mais o carro” subindo marcha ou então reduzir.
Trazendo a curta alavanca de câmbio para a esquerda entra o modo Manual, no qual as mudanças podem ser feitas através da alavanca ou das borboletas junto ao volante. Nesse modo ele obedece fielmente às nossas ordens mas sobe marcha quando atinge o limite de rotação, as mesmas 6.500 rpm que no modo automático. Nunca reduz por sua própria conta, e para ganhar velocidade trata de se esforçar na marcha em que está.
Isso é bom, pois algumas vezes assim é desejável, principalmente quando em piso de baixíssima aderência, porém mesmo no modo Manual ele deveria ter resposta (pelo kickdown) para uma situação de emergência, como alguns outros câmbios automáticos têm.
A posição ideal de dirigir é facilmente achada. O encaixe é perfeito e o volante tem ajuste de altura e distância. O banco do motorista e o do passageiro contam ampla regulagem elétrica. Uma delas é o apoio lombar. Ergonomia perfeita. O volante, revestido em couro, tem tamanho e pegada ideais. A direção eletroassistida mostra calibração acertada, com peso no volante correto para as várias velocidades.
Há pouca diferença de altura entre banco do motorista e assoalho, portanto a posição de dirigir se assemelha à de um bom sedã. Os instrumentos são de fácil e definida visualização, tipicamente alemã — influência do alemão Peter Schreyer, o executivo-chefe de Design da Hyundai-Kia há dez anos? Aliás, o desenho do novo Sportage é muito bom, além de ter ampla visibilidade em todas a direções, que a câmera de ré ajuda nas manobras.
Os pedais são bem posicionados, sendo que o do acelerador pivota no assoalho e tem um batente final bem definido depois do degrau do kickdown: téc! O curso do pedal do acelerador é bem calculado e a modulação do freio é exata.
Agora vem a cereja do bolo para os que gostam de proporcionar conforto para os de trás: atrás há um imenso espaço para as pernas, e o encosto, dividido em 2/3-1/3, é reclinável, fora que há saída de ar-condicionado na traseira do console. Realmente, atrás “a diretoria” não terá do que reclamar; ela dorme logo e não enche a paciência. O grande entre-eixos de 2.670 mm permite esse bom espaço interno.
Tem teto solar panorâmico, que por ter um defletor de ar permite viajar com ele aberto com pouca turbulência interna. Os pneus 245/45R19 de asfalto: parece que os fabricantes entenderam que quem compra suve busca beleza e utilidade para a família, e não porque pretendem pegar estradas de terra com eles — uma “descoberta” da Porsche com o Cayenne em 2002. Na versão LX os pneus são 225/60R17. Em ambas as versões o estepe é igual às demais rodas.
Há controle de tração e estabilidade, recursos que não chegaram a intervir, pois a natural boa dinâmica do Sportage propiciou curvas fortes com muito boa aderência, mesmo sob garoa. A suspensão McPherson na frente e independente multibraço atrás, ambas com barra estabilizadora, é macia mas firme, rola pouco nas curvas. É um suve ágil, rápido, que mascara bem o peso nada desprezível de 1.570 kg em ordem de marcha. Perfeitamente firme nas retas, é bom de freada e de curva, e rapidamente se estabiliza após uma desviada ou mudança rápida de faixa, por exemplo.
O porta-malas acomoda 868 litros segundo a Kia, mas deve considerar a altura até o teto (estimo metade dessa capacidade até o nível do encosto do banco traseiro, acima de 400 litros), e chega a 1.700 litros quando o encosto é rebatido. O tanque de combustível é de 62 litros.
Conclusão: tendo interesse num suve, vá conhecer o Sportage, faça um test-drive. Vai ser difícil não gostar.
Veja o vídeo:
AK
FICHA TÉCNICA KIA SPORTAGE EX 2017 | |
MOTOR | |
Designação | 2.0 L FLEX |
Descrição | 4-cil. em linha, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, acionamento a corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada | 1.999 cm³ |
Diâmetro e curso | 81 x 97 mm |
Taxa de compressão | 12:1 |
Potência máxima | 156 cv (G) e 167 cv (A) a 6.200 rpm |
Torque máximo | 18,8 m·kgf (G) e 20,2 m·kgf (A) a 4.700 rpm |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Limite de rotação | 6.500 rpm |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicicloidal de 6 marchas, tração dianteira |
Relações da marchas | 1ª 4,40:1, 2ª 2,726:1, 3ª 1,834:1, 4ª 1,392:1, 5ª 1,000:1, 6ª 0,774:1, Ré 3,440:1 |
Relação de diferencial | 3,648:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora; subchassi |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora; subchassi |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | 10,6 m |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado Ø 300 mm |
Traseiros | A disco Ø 262 mm |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7,5Jx19 |
Pneus | 245/45R19 |
CONSTRUÇÃO | |
tipo | Monobloco em aço, utilitário esporte, 4 portas, 5 lugares |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 868 L até o teto e 1.700 L com encosto rebatido |
Tanque de combustível | 62 L |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.570 kg |
Carga útil | 480 kg |
DIMENSÕES | |
Comprimento | 4.480 mm |
Largura sem espelhos | 1.855 mm |
Altura | 1.665 mm |
Distância entre eixos | 2.670 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.612/1.625 mm |
Altura mínima do solo | 182 mm |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 10,6 segundos |
Velocidade máxima | 175 km/h |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade | 8,7 km/l (G) e 6,0 km/l (A) |
Estrada | 11 km/l (G) e 7,5 km/l (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª | 46,9 km/h |
Rotação a 120 km/h, em 6ª | 2.500 rpm |
Rotação à velocidade máxima em 5ª | 4.820 rpm |
EQUIPAMENTOS KIA SPORTAGE 2017 | ||
LX | EX | |
CONFORTO E COMODIDADE | ||
Ar-condicionado de controle manual | S | ND |
Ar-condicionado digital bizona com ionizador | ND | S |
Banco do motorista com ajuste elétrico | ND | S |
Banco do passageiro com ajuste elétrico – 8 posições | ND | S |
Banco traseiro bipartido e rebatível | S | S |
Bancos dianteiros com porta-revista no encosto | S | S |
Bancos em tecido | S | ND |
Botão Start/Stop para partida do motor com chave Smarr Key | ND | S |
Chave Smart Key para abertura remota de portas e alarme a distância | ND | S |
Chave-canivete para abertura remota de portas e tampas a distância | S | ND |
Computador de bordo | S | S |
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos | S | S |
Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura | S | ND |
Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura de LED | ND | S |
Controlador automático de velocidade com controle no volante | S | S |
Descansa-braço no banco traseiro com porta-copos (2) | S | S |
Encostos de cabeça com ajuste de altura (5) | S | S |
Freio de estacionamento acionado a pedal | S | S |
Iluminação de cortesia na maçanetas externas | ND | S |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas | S | S |
Imobilizador de motor | S | S |
Maçanetas internas cromadas | S | S |
Para-sóis com espelho, iluminação e porta-tíquetes | S | S |
Porta-garrafas nas portas | S | S |
Revestimento de couro nos bancos,.volante, câmbio e painéis de portas | ND | S |
Saída de ar-condicionado para o banco traseiro | S | S |
Sensor de chuva | ND | S |
Sistema de áudio com 4 alto-falantes e 2 tweeters | S | S |
Sistema de áudio com tela tátil de 5″, controle de áudio e chamada no volante, Bluetooth, rádio/toca-CD e MP3, entrada Aux e USB | S | ND |
Sistema de áudio com tela tátil de 7″, controle de áudio e chamada no volante, Bluetooth, rádio, entrada Aux e USB | ND | S |
Soleira das portas de aço com detalhe “Sportage” | ND | S |
Tampão do compartimento de bagagem | S | S |
Tomadas 12-V no console dianteiro (2) e no console traseiro (1) | S | S |
Travamento central de portas e tampa do compartimento de carga | S | S |
Travamento de portas automático | ND | S |
Vidro da motorista com antiesmagamento | ND | S |
Vidros elétricos com um-toque para descida no do motorista | S | S |
Volante de direção com ajsute de altura e distância | S | S |
Volante esportivo “D-Cut” | ND | S |
EXTERIOR E DESENHO | ||
Antena tubarão | S | S |
Defletor traseiro | S | S |
Espelhos externos com rebatimento elétrico, aquecimento e repetidoras de setas | ND | S |
Espelhos externos com regulagem elétrica | S | S |
Estrado de teto | S | S |
Faróis de neblina halógenos | S | ND |
Faróis de neblina de LED | ND | S |
Grade do radiador com detalhes cromados | ND | S |
Lanterna dianteiras e traseiras de LED | ND | S |
Maçanetas das portas com detalhes cromados | ND | S |
Maçanetas das portas na cor do veículo | S | ND |
Molduras dos vidros laterais cromadas | S | S |
Para-choque e espelhos na cor do veículo | S | S |
Rodas de alumínio aro 17 e pneus 225/60R17 | S | ND |
Rodas de alumínio aro 19 e pneus 255/45R19 | ND | S |
Teto solar dupla panorâmico | ND | S |
Vidros esverdeados | S | S |
TECNOLOGIA E SEGURANCA | ||
Acelerador elétrico sob comando eletrônico | S | S |
Assistente de partida em aclives | ND | S |
Assistente de tráfego – RCTA | ND | S |
Auxílio à frenagem | ND | S |
Barras antiinvasivas nas portas | S | S |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina | S | S |
Borboletas de troca de marchas | ND | S |
Câmera de ré com visor no sistema de áudio | S | ND |
Câmera de ré com visor no sistema multimídia | ND | S |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (2), central subabdominal | S | S |
Cintos dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e aj. de altura | S | S |
Controle de descida | ND | S |
Controle de estabilidade e tração | ND | S |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado | S | S |
Detector de ponto cego | ND | S |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | S | S |
Encostos de cabeça dianteiros ativos | S | S |
Engates Isofix para 2 bancos de crianças | S | S |
Espelho interno eletrocrômico | ND | S |
Estepe igual às demais rodas | S | S |
Limpador de para-brisa e vidro traseiro com acionamento variável | S | S |
Luz de rodagem diurna a LED | ND | S |
Sensor crepuscular | S | S |
Sensor de obstáculos dianteiro | ND | S |
Sensor de obstáculos traseiro | S | S |