A Honda CRF100L Africa Twin será a primeira moto Honda fabricada no Brasil a receber o emblema da asa em seu tanque de combustível. Esse emblema só é colocado nos mais modernos e sofisticados modelos da marca; portanto ela é o que a fabricante considera o seu melhor em termos mundiais. E cá entre nós, se o “seu pior” já é bom…
A origem do modelo remete ao Rali Paris-Dakar, onde na década de 80 as vitórias nessa famosa e dificílima prova ensejaram a Honda a produzir a Africa Twin XRV 650, uma moto de rua bem semelhante ao modelo vencedor do rali. Em 2015, um ano após sua apresentação como protótipo no Salão de Milão, a nova Africa Twin chegou ao mercado. E agora veio para o Brasil sendo fabricada em Manaus. A partir de dezembro estará à venda nas concessionárias.
O motor transversal de dois cilindros em linha, de 999,1 cm³, gera 90,2 cv a 7.500 rpm e 9,3 m·kgf a 6.000 rpm. Tem cárter seco, duas velas por cilindro e suas 4 válvulas por cilindro são acionadas por um só comando. O virabrequim é a 270° e tem árvore contrarrotativa para suavizar seu funcionamento. Nele, tudo foi feito para que fosse compacto, com baixo CG (centro de gravidade) e leve. E para dar maior leveza ao conjunto, o motor não é parte estrutural do chassi, e este é formado por um berço semiduplo em aço. O tanque de combustível, de 18,8 litros, está o mais baixo possível, também para baixar o CG. O vão livre do solo é de 250 mm. A altura da sela é ajustável: 850 mm e 870 mm.
A Africa Twin visa competir com as grandes estradeiras oferecendo o mesmo e um algo mais, maior leveza e agilidade, para que com ela se possa ir sem dramas aonde essas grandes estradeiras não vão ou vão com dificuldade, ou seja, além de ser boa de estrada pretende ser boa para o fora-de-estrada. Simplificando, no linguajar motociclístico, pretende ser mais maneira. Particularmente, acho a ideia muito boa, pois o espírito de uma viagem de moto, para mim, envolve poder se aventurar por onde der vontade.
A embreagem tem um sistema que evita tranco na roda motriz, mesmo que seja solta (acoplada) abruptamente, isso para que, por exemplo, numa curva esse possível tranco não provoque a perda de aderência do pneu traseiro. Ela tem ABS, mas pode-se desligar o da roda traseira, o que é ótimo, principalmente no fora-de-estrada, onde muitas vezes convém travar a roda traseira para provocar uma derrapagem controlada.
Ela tem quatro níveis de controle de tração, o que é conveniente quando mãos inexperientes aceleram essas motos potentes, principalmente na chuva; e tem a opção de desligar completamente esse controle eletrônico, o que é conveniente para os motociclistas mais habilidosos.
No Brasil, serão duas versões disponíveis: Africa Twin (R$ 64.900) e Africa Twin Travel Adventure (R$ 74.900), esta última com a adição de bauletos para acomodação de bagagens.
A Honda pretende vender ao redor de 1.200 unidades por ano. Dá três anos de garantia e o Honda Assistance 24 H, que garante assistência durante todo o período de vigência da garantia em território brasileiro, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Mais detalhes virão quando eu pegar uma dessas para uma matéria no uso, que não sou bobo para deixar de dar uns passeios com ela.
AK
FICHA TÉCNICA CRF1000L AFRICA TWIN | |
MOTOR | |
Descrição | Dois cilindros em linha, transversal, comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento a líquido |
Cilindrada (cm³) | 999,1 |
Diâmetro e curso (mm) | 92,0 x 75,1 |
Taxa de compressão (:1) | 10,0 |
Potência máxima (cv/rpm) | 90,2/7.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 9,3/6.000 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Seis marchas |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido, curso de 230 mm |
Traseira | Pro-Link monoamortecedor multiajustável, curso de 220 mm |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco, Ø 310 mm, com ABS |
Traseiros) | A disco, Ø 256 mm, com ABS desligável |
PNEUS | |
Dianteiro | 90/90-21 M/C (54H) |
Traseiro | 150/70-18 M/C (70H) |
CAPACIDADES E PESOS | |
Tanque de combustível (L) | 18,8 |
Peso a seco (kg) | 212 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.334 |
Largura | 932 |
Altura | 1.478 |
Distância entre eixos | 1.574 |
Distância mínima do solo | 250 |