A pesquisa anual de confiabilidade feita pela empresa JD Power nos Estados Unidos, mostrou a marca Lexus em primeiro lugar, pela sétima vez em seguida. A marca de luxo da Toyota está conseguindo uma consistência de resultados através dos anos, trabalho digno de nota.
O estudo é extenso, tendo pesquisado dados sobre defeitos em veículos de quase 37 mil proprietários, e abrange 12 meses de trabalho, quando se avalia e reúne dados de carros comprados novos em 2015. Assim, se consegue entender melhor o nível de qualidade de um carro com três anos de uso, algo fundamental quando se precisa saber o quanto uma marca leva em consideração sua imagem em um prazo mais longo do que apenas quando o carro é novo.
O sistema de medição é em PPH, ou PP100, problemas por 100 unidades, ou de outra forma, número de problemas a cada 100 carros. Avalia-se por marca e por modelo. Quanto menor o número, menos problemas e melhor confiabilidade.
São 177 problemas específicos pesquisados, indo de motor e transmissão até peças do exterior, interior, e também facilidade de uso de sistemas de infotenimento.
A média da indústria (ou mercado americano, melhor explicando) foi de 142, melhorando 9% em relação ao ano passado, quando o índice foi de 156.
A Lexus conseguiu o índice de 99 e a Porsche, segunda colocada, 100.
A JD Power é especialista em pesquisas de mercado, e como toda pesquisadora séria, explica que muitos problemas são sobre itens que na verdade não denigrem a qualidade do carro, mas provém do sistema de entretenimento e informática, e mostra que dois dos mais comuns itens reclamados pelos clientes são o reconhecimento de voz e a conexão via Bluetooth.
Confiabilidade é um fator importante na escolha de uma marca, pois mais da metade das pessoas disse que compraria um carro da mesma marca quando forem comprar um carro novo, e entendem que valores de revenda são significativamente afetados pela confiabilidade a longo prazo.
O resultado completo do estudo pode ser encontrado no site da JD Power americana, nesse link.
JJ