O Mercedes-Benz 300 SL “Asa de gaivota” é considerado o carro esporte do século 20. Uma de suas características marcantes é seu interior marcado pelo revestimento quadriculado dos bancos usado no primeiro 300 SL, de competição (W 194), de 1952. Pois agora a Mercedes-Benz Classic providenciou junto ao fornecedor original que este revestimento seja reproduzido exatamente com as especificações originais das versões de rua do 300 SL, o W 198, produzido de 1954 a 1957. O tecido pode ser adquirido em qualquer concessionária ou parceiro de vendas, mas a nota não informa se é possível comprá-lo no Brasil
As três padronagens, a L1 (azul-cinza), L2 (vermelho-verde) e L3 (verde-bege) para os assentos e encostos eram disponíveis nos carros 0-km, a escolher. Eram combinadas com os pequenos bancos traseiros em MB-Tex na cor azul, bege ou verde. Mas havia também bancos em couro, ao preço adicional 600 DM (marcos alemães).
Essa reprodução dos revestimentos quadriculados resultou da Mercedes-Benz Classic atender aos pedidos de proprietários do lendário carro esporte para que pudessem ter o material do interior de mesma especificação de quando o “Asa de gaivota” foi lançado em 1954 pela então Daimler-Benz AG, 100% fio de lã de alta qualidade. No momento de escolher as cores e padronagens exatas, a Mercedes-Benz Classic trabalhou em conjunto com departamento de Estilo na fábrica de Sinfelfingen para assegurar a autenticidade.
Os três revestimentos L1, L2 e L3 podem ser adquiridos a metro com os seguintes números de peça:
• Cores axul-cinza (L1): A 000 983 44 86 / 5000
• Cores vermelho-verde (L2): A 000 983 44 86 / 3000
• Cores verde-bege (L3): A 000 983 44 86 / 6000
O preço do metro com largura útil de 1.400 mm é € 148,45 (quase R$ 600) com imposto (VAT) incluído.
A variante L1 equipou cerca de 80% dos modelos 300 SL com interior de tecido de 1954 a 1957. Isso tornou o quadriculado azul-cinza de gabardine quadriculado o mais popular de todos no “Asa de Gaivota” — à frente mesmo do couro pedido mais frequentemente. O segundo mais pedido era a L2, aproximadamente 14%, enquanto a L3 era de cerca de 6%.
A lã de ovelha não apenas corresponde à especificação original. Ela possui também várias vantagens funcionais..A fibra é respirável, oferece absorção natural da umidade e desse modo proporciona temperatura agradável do banco, especialmente nas viagens longas. Uma vez que a lã pode absorver a umidade em até um terço do seu peso, ela se mantém neutra em odor.
O fio disposto consiste principalmente fibras longas e finas que são alinhadas consistentemente e paralelas. Tecido desse material é, assim, de alta qualidade. O fornecedor original alemão produziu agora os novos revestimentos para o 300 SL em sarja de trama dupla e quatro camadas, formando um material de grande robustez. O tecido atende às especificações de fornecimento da então Daimler-Benz AG (hoje Daimler AG) no tocante a desgaste e resistência à abrasão, flamabilidade e chama autoextinguível.
Que este tipo de atitude encontrado na Daimler AG em alguns fabricantes europeus sirva de exemplo.
AE/BS