Já não se fazem mais chineses como antigamente. E o novo Lifan X80 é mais uma prova disso. O crossover grandão, com jeitão de SUV, mostra em seus 4.820 mm de comprimento que o nível de montagem e acabamento tem melhorado muito entre os chineses.
Este Lifan reproduz um cenário mostrado no recente Salão de Pequim: os chineses perceberam que somente o preço baixo não seduz os consumidores ocidentais. E correm atrás do prejuízo, melhorando o nível construtivo de seus produtos sobre rodas. Claro que a tarefa maior vai ser mudar a imagem de seus produtos em todo mundo, mostrando que os carros chineses também são capazes de ter mesma qualidade dos iPhones, que são “made in China” e se paga milhares de reais por eles.
E o novo X80, que acaba de chegar o Brasil, se mostra claramente superior aos produtos anteriores da Lifan. Mesma com uma estética hoje genérica entre os “SUVs de Shopping” (tem tração apenas dianteira) chega a chamar atenção pela sua aparência. Seu desenho faz parte da escola iniciada pelo Hyundai ix35 (lançado aqui em 2010), que mudou a estética destes carros da moda, esquecendo o jeitão de jipe para usar traços e perfis mais de automóveis. Porém, mantendo a aparência grandalhona e o controvertido prazer e status de dirigir “altinho”. Tanto que hoje que não tem um SUV pode precisar de terapia.
E o Lifan X80 traz todos os equipamentos para os apreciadores de uma boa “placa-mãe sobre rodas”. Tem também acabamento luxuoso e montagem de melhor qualidade, além de oferecer três fileiras de bancos para abrigar até sete passageiros.
Silêncio a bordo, espaço e conforto com bancos e forrações em “couro” (material sintético), bastante eletrônica (inclusive painel TFT que permite várias configurações visuais), condicionador de ar com controle separado para os passageiros do banco traseiro (ou segunda fileira)… Tudo no X80 mostra que os chineses já aprenderam bastante sobre os consumidores ocidentais, inclusive na qualidade de acessórios e até nos gaps corretos (folgas) entre as peças da carroceria. E agora tentam conquistar a categoria de luxo.
Fabricado na China e montado em regime CKD no Uruguai, este Lifan tem poucos pênaltis em conforto e amenidades, caso dos vidros elétricos que são um-toque apenas para descer.
Em compensação, traz mimos exclusivos como o comando elétrico também no banco do acompanhante (apenas em profundidade e ângulo do encosto), ou mesmo as luzes de cortesia dos espelhos externos projetando o logo da Lifan no chão.
Piso plano para os passageiros do banco traseiro, teto solar, câmera de ré (necessária pela pouca visibilidade traseira, rodas de aro 19″), freio de estacionamento elétrico, multimídia de 8’ … existem quase todos os acessórios exigidos nesta categoria.
A mecânica traz soluções hoje tradicionais, como um motor quatro-cilindros turbo acoplado a um câmbio automático de seis marchas (com troca manual apenas na alavanca).
E aí o bicho pega. Apesar da evolução chinesa na construção e acabamento de carroceria, interior, equipamentos e luxo, em matéria de motorização o progresso não foi tão expressivo. O motor 2,0 turbo até ostenta na sua capa um orgulhoso logotipo TSI (que não pode ser usado na carroceria por ser patente da VW), mas seu rendimento deixa a desejar. Mesmo sendo um downsizing (motor menor com rendimento de maior cilindrada) ele satisfaz apenas quanto à potência máxima, de 184 cv a 5.500 rpm.
Seu torque de 28,6 m·kgf entre 1.600 e 3.600 rpm é modesto para o peso do “camburão”, com seus quase 1.900 kg. As acelerações são preguiçosas e para vencer subidas mais longas, sem perder velocidade, frequentemente são necessárias marchas mais baixas e manter a rotação do motor “lá em cima”, perto da potência máxima. E aí o consumo sobe bastante. Principalmente se o X80 estiver carregado com as sete pessoas (duas meio espremidas no terceiro banco).
Teoricamente, este motor traz tudo de mais atual para ser eficiente: turbo, injeção direta de combustível (só gasolina), duplo comando (ambos variáveis) para as 16 válvulas. Mas, falta certa harmonia no casamento de todos estes recursos, o que deixa o motor Lifan distante da bela sinfonia de suavidade, economia e esportividade de um verdadeiro TSI da VW. Ainda assim a Lifan é pouco modesta e indica a velocidade máxima como “acima de 200 km/h”. A marca de 0 a 100 km/h não é divulgada pela marca, mas coleguinhas jornalistas no exterior falam em cerca 12 segundos. Pessoalmente chutaria uns 14 s.
Até o consumo foi razoável (9/10,5 km/l rodando a 100/120 km/h, sem ar-condicionado) e deve melhorar com o uso, já que o X80 avaliado tinha menos de 1.000 km rodados. Mas, falta alegria e saúde para o motorzinho china.
A suspensão está bem-resolvida, com bom compromisso entre conforto e esportividade. Apenas os pneus chineses são um pouco escandalosos, deixando escorregar a frente do “galipão” (homenagem ao jornalista automobilístico carioca Jason Vogel, que adora este sinônimo carioca para camburão) antes da hora.
As saídas de frente foram até engraçadas, propositais, já que os pneus “Gay Parade” gritam bastante antes de escorregar na maionese. Digo, no asfalto.
Os controles de estabilidade e tração são eficientes e — se o motorista não corrigir a trajetória no começo da gritaria — os duendes eletrônicos trazem o carro de volta sem muito escândalo, sem borrar a maquiagem ou comprometer a cueca.
Os freios (discos nas quatro rodas) são razoáveis, mas poderiam ser mais potentes. Com rodas e pneus muito grandes, boa parte do atrito é gasto para frenar a inércia das rodas, antes de segurar o próprio carro.
As intenções da Lifan são modestas (venda de 120 unidades/mês) e o preço é até atraente para esta categoria de luxo: R$ 129.777 para a versão topo e única, com três anos de garantia (a Lifan adora o 777 no preço, é quase uma superstição).
Em minha opinião, hoje tanto a Lifan como a JAC dependem da CAOA para deslancharem no Brasil. Se o doutor Carlos Alberto conseguir sucesso em reposicionar a Chery, as outras marcas chinesas irão a reboque. Afinal, para isso é necessário mudar a imagem dos produtos chineses, uma tarefa bem complicada. E a CAOA tem todas as ferramentas, recursos e experiência para encarar o desafio. Quem já mudou a imagem dos coreanos está credenciado para tentar o mesmo com os chineses.
Não percam os próximos capítulos. Se tiver final feliz, eu até compro um Chery QQ elétrico para ligar na tomada da garagem. Só para provocar os autoentusiastas mais tradicionalistas. O pior: já andei com o QQ elétrico na China e gostei. Mas isso é outra história…
JS
FICHA TÉCNICA LIFAN X80 | |
MOTOR | |
Designação | LF843ZLQ |
Descrição | 4-cilindros, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, corrente, variador de fase admissão e escapamento, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | n.d. |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Taxa de compressão (:1) | 9,6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 184/5.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 28,6/1.600-3.600 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico DSI 6AT de seis marchas marchas à frente e ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal,amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva | n.d. |
Relação de direção (média, :1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | n.d. |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito, servoassistido a vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 7Jx19) |
Pneus | 245/55R19 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.885 |
Carga máxima | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve 4-portas, 7 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.820 |
Largura sem espelhos | 1.934 |
Altura | 1.760 |
Distância entre eixos | 2.790 |
Distância mínima do solo | 130 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | n.d. |
Tanque de combustível (L) | 72 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | Superior a 200 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE HOMOLOGAÇÃO | |
Cidade (km/l) | 8,4 |
Estrada (km/l) | 12,3 |
EQUIPAMENTOS LIFAN X80 |
SEGURANÇA |
Abertura das travas das portas com sensor de presença da Smart Key) |
Assistente de saída em aclive |
Assistente para redução de inclinação em mudanças de direção bruscas |
Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista e passageiro desatado |
Cintos de segurança de 3 pontos para 7 passageiros |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Seis bolsas infláveis (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina para todos os bancos |
Sensor crepuscular – acendimento automático dos faróis |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Smart Key com bloqueador e desbloqueador por presença |
CONFORTO |
Ar-condicionado dianteiro com controle eletrônico de temperatura |
Ar-condicionado traseiro com controle de temperatura e intensidade |
Banco do motorista com ajuste elétrico de altura, distância, inclinação e lombar. |
Banco do passageiro com ajuste elétrico de distância e inclinação. |
Botão de partida com chave presencial Smart Key |
Direção eletroassistida |
Regulagem elétrica de altura dos faróis |
Teto solar elétrico |
Vidros, travas e retrovisores elétricos |
Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e distância |
COMODIDADE |
Banco traseiro com descansa-braço |
Bancos em “couro” (material ecológico) |
Controle de velocidade de cruzeiro |
Duas tomadas 12V (painel e porta-malas) |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Freio de estacionamento eletrônico |
Retrovisores externos eletrorretráteis com aquecimento |
Segunda e terceira fileira de bancos rebatíveis |
Segunda fileira de bancos deslizante |
MULTIMÍDIA |
Central Multimídia com tela tátil de 8″ |
. • Câmera de ré com linhas de trajetória |
. • Compatível com Apple Carplay e Android Auto |
. • Conexão Bluetooth para celular |
. • Entradas USB e auxiliar |
. • MP3/MP4/MP5/WMA |
. • Rádio AM/FM |
. • Seis alto-falantes |
PAINEL E ILUMINAÇÃO |
Ajuste da altura dos faróis |
Comandos do multimídia no volante |
Computador de bordo com funções de consumo e manutenção configurável |
Controle de velocidade de cruzeiro no volante |
Faróis de neblina |
Luz traseira de neblina |
Luzes de rodagem diurna em LED |
Painel digital com 3 configurações de apresentação |