Em comunicado conjunto há pouco, a Volkswagen AG, sediada em Wolfsburg, Alemanha, e a Ford Motor Company, de Dearborn, MI, EUA, anunciaram estarem estudando uma aliança estratégica global.
Hoje as duas companhias assinaram um Memorando de Entendimento. e divulgaram que estão estudando uma aliança estratégica destinada a fortalecer a competitividade de cada uma das companhias e melhor atender aos clientes globalmente.
As empresas estão estudando potenciais projetos em várias áreas — incluindo o desenvolvimento conjunto de uma linha de veículos comerciais para melhor atender às necessidades em evolução de seus clientes. A potencial aliança não envolverá acordos acionários, incluindo participações proprietárias cruzadas, ou seja, uma não terá participação acionária na outra.
“A Ford está empenhada em melhorar nossa qualificação como negócio e alavancar modelos de negócios adaptativos — que incluem trabalhar com parceiros para melhorar nossa efetividade e eficiência”, afirmou Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford. “Esta potencial aliança com o Grupo Volkswagen é mais um exemplo de como podermos nos tornar mais ajustados como negócio, criando ao mesmo tempo um portfólio global de produtos vencedores e expandindo nossas capacidades.”
“Estamos ansiosos para analisar nos próximos dias, junto com a equipe da Volkswagen, como deveremos trabalhar juntos para melhor atender às necessidades em evolução dos clientes de veículos comerciais — e muito mais.”
O Dr. Thomas Sedran, diretor de Estratégia do Grupo Volkswagen, declarou: “As demandas do mercado e dos clientes estão se modificando a uma velocidade incrível. Ambas as empresas já têm posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para se adaptarem a um ambiente desafiador, é da mais alta importância ganhar flexibilidade por meio de alianças. Este é um elemento central da estratégia 2025 do Grupo Volkswagen. A potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias.”
As empresas irão atualizar as informações e divulgar mais detalhes sobre o assunto à medida que as conversações progredirem.
AE/BS