Ele é tido como o mais valente dos atuais modelos Land Rover, o mais apto ao fora-de-estrada, e mesmo assim o ambiente interno é requintado, confortável e luxuoso. É uma espécie de Lord Greystoke, o refinado lorde inglês que ao chegar à beira da mata fechada virava o musculoso Tarzan e saía saltando de galho em galho com a agilidade de um macaco.
O que mais me impressionou foi sua versatilidade, pois ele é bom ou ótimo em praticamente todas as situações. Mas, para tanto, há um custo: seu preço sugerido é de R$ 297.100. Porém, o olhar crítico dirá que ele oferece boa relação custo-benefício, já que os benefícios são muitos.
Vamos, então, por partes.
Consumo, baixo, e consumo baixo significa modernidade, onde a tecnologia busca o bom aproveitamento da energia colocada no tanque de combustível. Segundo o Inmetro faz 10,9 km/l de diesel na cidade e 13,0 km/l na estrada, resultados que batem com o que apurei, sendo que a 110 km/h em trecho relativamente plano fez acima de 15 km/l. Realmente muito bom. O motor 4-cilindros turbo, que entreaga 240 cve grandiosos 51 m·kgf de torque, empurra com lepidez os 1.990 kg desse suve de grande arrasto aerodinâmico. E como ainda por cima consome só isso? Verdade seja dita: seu coeficiente aerodinâmico é ótimo para um suve: só 0,37 — onde a maioria deles o tem acima de 0,40 —, porém mesmo assim,sua grande área frontal acarreta em considerável arrasto aerodinâmico.
Conforto a bordo: espaço, grande área envidraçada, luxo chique de bom gosto, suspensão macia, bancos confortáveis, anatômicos, comandos leves. Você encara um off-road pesado sem suar a camisa — até usando terno e gravata, no caso dos homens, ou vestido longo, no caso das mulheres. Há a opção de equipá-lo com mais dois bancos na área do porta-malas.
E excelente na estrada: estável, sempre estável. Bom de reta, bom de curva, com eireção rápida e precisa. O comportamento é praticamente neutro nas curvas, sejam elas de alta ou baixa velocidade. Traciona muito bem, pois, afinal, sua tração integral é sob demanda, ou seja, cuidadosamente distribui entre as 4 rodas a potência produzida. Em resumo, pode-se acelerar forte em saídas de curva sem despertar intervenções dos controles eletrônicos, que cortariam potência aqui ou ali para evitar perda de aderência. Viaja em silêncio, com conforto, rapidez e segurança, e num ambiente arejado, panorâmico.
O motor Diesel SD4 turbo de 2 litros e 4 cilindros, de 240 cv a 4.000 rpm é suave e silencioso — e silencioso não só do ponto de vista de quem está dentro do carro, mas de fora também — e seu desempenho mais que satisfaz; tanto que anteriormente eu já viajara na sua versão a diesel menos potente, de 180 cv e 43,8 m·kgf, e esse já dava e sobrava. Fazem parte da moderna linha Ingenium da Jaguar/Land Rover. Já a 1.500 rpm ele dispõe do total de seu vigoroso torque de 51 m·kgf, e esse torque máximo vai num patamar até as 2.500 rpm.
O Discovery Sport tem também uma versão a gasolina, de mesma potência, 240 cv, mas de menor torque, 34,6 m·kgf. Este a diesel, por ter um torque bem mais elevado, oferece melhor desempenho: faz o 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge 204 km/h. Os que ainda têm reticências quanto aos motores Diesel, na certa é por ainda não haverem testado os modernos e bons.
O câmbio, automático epicíclico, ZF-9HP, tem 9 marchas. Trabalha à perfeição. Tem a posição Sport. Tem trocas de marcha por meio de borboletas atrás do volante. Acredito que ambas raramente serão usadas, pois o modo Drive normal já é rápido e competente o bastante. No painel há a tecla ECO, modo econômico, que suaviza ainda mais o rodar.
Quanto à suavidade de suspensão, sim, é suave, e bastante, porém, como resolvi colocar o Discovery Sport em estradas de terra e pedra, e por temer quebrar roda e/ou morder pneus — está com rodas opcionais de 20” —, tive que encher os pneus à pressão recomendada para veículo carregado, o que depois deixou-o com um rodar um pouco ríspido no asfalto. As rodas originais, com seus pneus de perfil mais alto, me parecem mais adequadas para o conjunto, pois deixariam o carro ainda mais agradável e em desempenho ele nada perderia. Mas moda é moda, não é?
No painel há teclas para adaptar o sistema Terrain Response ao tipo de terreno a encarar. Há o modo normal, o já citado Eco, o neve/cascalho/grama, o lama/sulcos e o areia. Mas isso é para os já iniciados no fora-de-estrada. Para os neófitos o modo normal já os levará a vencer situações bastante anormais. Há também o Gradient Release, que suaviza o arranque quando em fortes aclives e declives. Tem auxílios para ajudar manter estável a carreta que venha a rebocar.
Como se vê, mesmo que dificilmente esses recursos para o fora-de-estrada venham a ser utilizados pela maioria de seus proprietários, eles estão ali, disponíveis, o que fazem com que o Discovery Sport mantenha a tradição da Land Rover de ser uma das melhores fabricantes de veículos para explorar esse mundo cheio de belezas naturais.
Afinal, admirar a Natureza faz bem para o espírito. É alimentá-lo com a arte do maior Artista. Seja de Discovery Sport, ou seja de Fusquinha, a gente não deve abrir mão disso.
É que ir de Discovery Sport facilita bem as coisas…
AK
FICHA TÉCNICA LAND ROVER DISCOVERY SPORT HSE DIESEL | |
MOTOR | |
Designação | 2,0 SD4 Ingenium |
Tipo | 4 cilindros em linha, Diesel, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, injeção direta common-rail, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor com turbina de geometria variável, interresfriador |
Diâmetro x curso (mm) | 83 x 92,35 |
Cilindrada (cm³) | 1.999 |
Taxa de compressão (:1) | 15,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 240/4.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 51/1.500~2.500 |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes | Dianteiras predominantes, sob demanda envio de torque para as traseiras |
Câmbio | Automático epicíclico ZF 9HP |
N° de marchas | 9 à frente e uma à ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,713; 2ª 2,842; 3ª 1,909;4ª 1,382; 5ª 1,000; 6ª 0,808; 7ª 0,699; 8ª 0,580; 9ª 0,480; ré 3,830 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,944 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal,amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,36 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,67 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/349 |
Traseiro (Ø mm) | Disco ventilado/300 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente à frenagem |
De estacionamento | Eletromecânico |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8Jx20 |
Pneus | 245/45R20 |
PESOS | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.990 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, teto, capô e painéis do porta-malas em alumínio, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.599 |
Largura sem espelhos/com espelhos | 2.069/2.173 |
Altura | 1.724 |
Distância entre eixos | 2.741 |
Distância mínima do solo | 211 |
DADOS OFF-ROAD | |
Ângulo de entrada (º) | 23,4 |
Ângulo de saída (º) | 31 |
Ângulo de rampa (º) | 20 |
Profundidade de vau máxima (mm) | 600 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.990 |
Porta-malas (L) | 981 |
Tanque de combustível (L) | 54 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 204 |
Aceleração 0-100 km (s) | 7,5 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l) | 10,9 |
Estrada (km/l) | 13 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 9ª (km/h) | 70,5 |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.700 |
Rotação à velocidade máxima em 7ª (rpm) | 4.200 |
EQUIPAMENTOS LAND ROVER DISCOVERY SPORT HSE DIESEL |
Ajuste de suspensão Terrain Response. |
Acionamento do pisca-alerta em caso de frenagem brusca |
Acionamento elétrico da tampa do porta-malas por gesto |
Alarme perimétrico e de intrusão com alarme remoto de pânico |
Assistência à estabilidade do reboque |
ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA |
Assistente de frenagens de emergência |
Autotravamento das portas e sistema de destravamento automático em caso de colisão |
Auxílio de partida em aclives |
Aviso sonoro do cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Câmera de ré |
Conectividade Bluetooth |
Controle anticapotagem |
Controle automático de velocidade de cruzeiro e limiitador de velocidade |
Controle das condições do terreno no avanço |
Controle de descida em declives |
Controle de estabilidade do reboque |
Controle de estabilidade e tração |
Distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Engates Isofix para bancos infantis |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Ganchos de reboque dianteiros e traseiros |
INFORMAÇÕES, COMUNICAÇÃO E ENTRETENIMENTO |
ITENS DE COMODIDADE |
Monitor de pontos cegos e detecção de tráfego transversal à retaguarda |
Navegação.Navigation Pro |
Partida por botão |
RECURSOS DO PORTA-MALAS |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sistema de entrada sem chave (o motorista pode acessar e travar/acionar o alarme mesmo com a chave inteligente no bolso) |
Sistema de entretenimento do banco traseiro com tela dual view |
Sistema de Som Meridian™ Surround 825 W com 16 alto-falantes e subwoofer |
Stop/Start (desliga/liga motor nas paradas) |
Tampão do porta-malas |
Tela tátil de 10 pol |
Travas elétricas de segurança para crianças |
TV digital |