Foi pegá-lo e cair na estrada em viagem com minha mulher para o litoral norte. Após alguns quilômetros fiquei tentando rememorar por que havia gostado tanto do Kwid, quando um ano atrás fiquei com ele por dois dias rodando na cidade depois que o Roberto Agresti terminou o teste de 30 dias. Por isso pedi um, tinha curiosidade de ver como ele é “no uso”.
Na estrada vai bem, embora não seja excepcional. Não devido ao motor, que apesar de ser um 3-cilindros de um litro “amansado”, menos potente em relação ao do Logan e o Sandero, tem boa resposta, boa potência em baixa e acelera bem. É um motor bem dimensionado para o conjunto e tarefa. Além disso, o câmbio é bem escalonado, com marchas longas que aproveitam a boa elasticidade do motor combinado com a leveza do carro (786 kg, esta versão de topo Intense).
O Kwid, portanto, desenvolve bem na estrada, não provoca angústia por falta de desempenho, pois mantém com consistência e facilidade velocidades até mesmo acima de 120 km/h. Em pista simples permite ultrapassagens seguras desde que o motorista saiba planejar a manobra, usar a marcha certa e acelerar o que precisa, sem o famoso medo de alta rotação. O motor é relativamente suave e silencioso, e seu ronco em alta é, digamos, “encorpadinho”, gutural, gostoso de acelerar, divertido.
Sua altura em relação ao solo (180 mm) é que é um pouco exagerada, embora haja as vantagens inerentes de encarar o nosso chão irregular, sem contar as artificialidades de lombadas & valetas. Mesmo assim pode ser dirigido com vigor, fazer curvas rápidas sem maiores problemas. Foi-me inevitável imaginar como seria um Kwid de altura “normal”; seria outro carro. Mas concordo que não é esse o seu propósito, ser um veloz estradeiro, um “GT”.
Anoiteceu e começou a chover. Os faróis estavam mal regulados, altos demais, o que me fez cair em alguns buracos, já que a Rio-Santos anda malconservada. A suspensão absorveu normalmente os impactos.
Por o volante não ter nenhum ajuste é preciso, no meu caso, ficar com as pernas mais encolhidas que o desejável para o tronco ficar na distância correta do volante. O que a Renault precisa redesenhar é o pedal de freio, pois a menos que se “mire” a sapata do pedal, a ponta do calçado toca na sua haste, é bem estranho e desagradável.
O consumo é que é prazeroso. Segundo o Inmetro, é de 14,9 /10,3 km/l na cidade 15,6/10,8 km/l, na estrada. Comigo, andou fazendo acima de 13 km/l de álcool em viagem.
Comecei a “regostar” dele quando chegou a hora de voltar a São Paulo. Mais dois adultos pegariam carona para subir a serra. O porta-malas de 290 litros mostrou-se adequado e o espaço para os de trás até que é razoável. E assim quatro adultos e bagagem viajaram bem acomodados.
O desempenho satisfez. O Kwid mostrou-se um pequeno valente. Subiu a serra com desenvoltura e pouca diferença fazia ter o ar-condicionado ligado ou não. Seus 70 cv logo se mostram e sem preguiça (66/70 cv a 5.500 rpm, contra 79/82 cv a 6.300 rpm no Sandero).
E assim comecei a semana em São Paulo. Foi aí que ele me fez lembrar porque gostara mesmo dele na oportunidade anterior. Pequeno (3.680 mm de comprimento), prático, leve, cabe em vagas que outros não couberam e as deixaram lá, é estreito (1.579 mm), então não há preocupação com motoboys tirando finas de nos tirar o fôlego. É macio de suspensão, pedal de embreagem e comando de câmbio levíssimos, direção também, enfim, é o tipo de carro que não cansa dirigir na cidade. É o oposto do trambolho. Como carro urbano é ótimo, e pelo jeito foi para isso que o Kwid foi feito.
Preço sugerido da versão Intense testada: R$ 41.990.
AK
FICHA TÉCNICA RENAULT KWID | |
MOTOR | |
Denominação | B4D |
Descrição | 3 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas de acionamento por corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração natural, injeção no duto, dianteiro transversal,flex |
Diâmetro x curso (mm) | 71 x 84,1 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 66/70/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 9,4/9,8 m·kgf @ 4.250 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | SG1, manual 5 marchas à frente e uma à ré; tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,769; 2ª 2,048; 3ª 1,290; 4ª 0,949; 5ª 0,791; ré 3,54 |
Relação de diferencial | 4,38 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco, n.d. |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Tambor. n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | McPherson, triângulo inferior, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Voltas entre batentes | 3,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 5Jx14 |
Pneus | 165/70R14 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 786 |
Carga máxima | 375 |
Peso bruto total | 1.171 |
Reboque máximo sem freio/com freio | n.d. |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.680 |
Largura sem/com espelhos | 1.579 / n.d. |
Altura | 1.474 |
Distância entre eixos | 2.423 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Altura do solo | 180 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 1,86 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 290 |
Tanque de combustível | 38 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 152/156 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 15,5 / 14,7 |
Relação peso-potência (kg/cv, G/A) | 11,9/11,2 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 14,9 /10,3 |
Estrada (km/l, G/A) | 15,6 /10,8 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 31 |
Rotação do motor a 120 km/h em 5ª | 3.870 |
Rotação à vel. máxima em 5ª | 5.030 |
PREÇO (R$) | 41.990 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos e 5 anos para veículo financiado pelo Banco Renault |
EQUIPAMENTOS RENAULT KWID INTENSE |
DESENHO |
Maçanetas externas da cor da carroceria |
Para-choques da cor da carroceria |
Retrovisores da cor da carroceria |
Roda Flexwheel 14″ |
SEGURANÇA |
Alerta sonoro de faróis acesos |
Alerta visual e sonoro de de cinto de segurança do motorista desatado |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Bolsas infláveis laterais |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Faróis de neblina |
Freios ABS (obrigatório) |
CONFORTO |
Abertura interna do porta-malas |
Apoio de cabeça traseiro central |
Ar-condicionado |
Bolsas porta-revistas no dorso do encosto dos bancos dianteiros |
Computador de bordo |
Conta-giros |
Desembaçador do vidro traseiro |
Direção eletroassistida |
Encosto do banco traseiro rebatível |
Espelho de cortesia no lado do passageiro |
Retrovisores de acionamento elétrico |
Revestimento interno do porta-malas |
Tomadas 12V |
Travas de acionamento elétrico |
Vidros dianteiros de acionamento elétrico |
TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE |
Abertura elétrica do porta-malas a distância |
Câmera de ré |
Chave-canivete |
Dois alto-falantes |
Indicador de estilo de condução |
Indicador de troca de marcha |
Multimídia Media Nav 2.0 |