Há pouco mais de um mês noticiamos a primeira picape elétrica do mundo, fabricada pela Rivian, de Plymouth, Michigan. A R1T tem porte médio, com comprimento similar ao da Ford Ranger e Chevrolet S-10, e alguns dados interessantes.
A potência dos quatro motores elétricos chega a 760 cv e 113 m.kgf de torque máximo aproximadamente, alimentado por bateria de 180 ou 135 kW·h de capacidade, com autonomia de 640 quilômetros com a bateria maior e 370 quilômetros para a menor.
Mesmo tendo comprimento das médias, entre-eixos e largura são mais próximos aos das picapes grandes, como a família F da Ford e Silverado da GM. A caçamba porém, é menor que o padrão, o que mostra um espaço interno bom para quem senta atrás, problema sempre presente na maioria das picapes de cabine dupla.
Há um espaço para cargas entre cabine e caçamba, com tampas laterais, o que ajuda muito na hora de carregar malas e mochilas, itens que ficam soltos em caçambas e são de difícil acesso.
O desempenho em acelerações é de carro esporte, com 0 a 96,5 km/h em três segundos. Leva 800 kg de carga, e pode rebocar 3.500 kg, dado muito importante principalmente nos Estados Unidos, onde as picapes são veículos insubstituíveis para um sem-número de trabalhos com equipamentos levados em reboques.
As potências das baterias são ao gosto do cliente, sendo a menor mais barata, obviamente. Por incrível que pareça, não foi dito até agora se elas serão compradas de fornecedor externo ou fabricadas pela própria Rivian, mostrando que se trata de um projeto trabalhado sem estardalhaços e divulgações prematuras.
São cerca de nove anos de conceituação, projeto e desenvolvimento, pois a empresa foi fundada em 2009 por R.J. Scaringe, um nativo da Flórida que escolheu um nome derivado de Indian River, o rio que fica nos fundos da casa onde ele passou a infância. Scaringe é engenheiro elétrico, formado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais renomadas escolas de engenharia do mundo. O engenheiro-chefe da empresa é Mark Vinnels, que trabalhou na McLaren.
O carro está sendo mostrado nesta semana no Salão de Los Angeles, e daqui alguns meses aparecerá o SUV. As entregas deverão demorar ainda um ano para começar, e os preços são de 61,5 mil dólares para o modelo básico, com incentivos governamentais, e 90 mil dólares para de bateria com maior capacidade de energia e maior autonomia.
O vídeo abaixo mostra soluções muito interessantes e estilo bem avançado, que deverão despertar o desejo de compra em muita gente.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=32&v=H7XqPB6-NSA
JJ