O Fiat Uno testado é a nova versão Drive 1,0, que, lançada em julho, passa a contar com o motor Firefly 1-litro de 3 cilindros flex que não tem sistema de partida a frio com auxílio de gasolina e traz, de série, ar-condicionado, assistência elétrica de direção, sinalização de frenagem de emergência, luz de afastamento (faróis se mantêm acesos por alguns segundos após o carro ser desligado) e HSD (High Safety Drive), que além das bolsas infláveis frontais e freios ABS obrigatórios inclui a função de acionamento da seta indicando trocas de faixa mediante sete piscadas, faróis com máscara negra e ajuste de altura do volante. Seu preço-base é de R$ 45.490,00. O Uno (novo Uno, 2ª geração) foi lançado em maio de 2010 e em setembro de 2014 passou por atualização.
O Uno anterior com motor Fire 1-litro de quatro cilindros, o Attractive, passa a ser o Uno de entrada, com preço de R$ 38.990.
Este do teste veio com dois pacotes opcionais:
• Kit Comfort Plus R$ 2.990 – Controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, espelho direito que abaixa orientação ao engatar ré, terceiro apoio de cabeça e cinto de três pontos central, e ajuste de altura do banco do motorista.
• Kit Connect R$ 2.540 – chave-canivete, alarme, rádio Connect, mostrador central LCD (cristal líquido), e função MyCar (diversas configurações do veículo)
Sendo assim, o preço completo da versão testada é de R$ 51.020.
O motor é o Firefly 1,0 – três cilindros, 2 válvulas/cilindro, 72/77 cv a 6.000/6.250 rpm e 10,4/10,9 m·kgf a 3.250 rpm – que diante da leveza do Uno (1.010 kg) satisfaz no dia a dia urbano. O motor é dono do maior torque entre os 1-litro de aspiração atmosférica. Já na estrada ele só se mostra suficiente, porém, desde que o motorista saiba como extrair do motor o que ele tem a oferecer, é capaz de cumprir um ritmo bom. O câmbio é manual de 5 marchas e ré. Segundo o fabricante, sua velocidade máxima é de 154/157 km/h e faz o 0 a 100 km/h em 12,4/13,4 segundos.
O que agrada bastante é a elasticidade desse pequeno motor. Tão elástico é que permite que tenha marchas relativamente longas, e a consequência disso é requerer poucas trocas de marcha para que mantenha bom ritmo no trânsito urbano. É econômico, segundo o Inmetro, 13,1/9,2 km/l na cidade e 15,1/10,4 km/l na estrada, números que facilmente são batidos se o motorista dirigir objetivando economizar combustível.
O alcance das marchas à rotação de corte (6.500 rpm) é 1ª 38 km/h, 2ª 70, 3ª 106 e 4ª 140 km/h. A 120 km/h (velocidade verdadeira) em quinta o motor está a 4.040 rpm mas não chega a incomodar devido à suavidade do seu funcionamento.
Sua suspensão – McPherson na frente, sem barra estabilizadora, e eixo de torção atrás — é surpreendentemente macia para um veículo desse porte. Em asfalto ruim o Uno passa como uma minilimusine. E também se mostrou apto para encarar estradas de terra, o que faz com valentia e maciez, já que a suspensão além de bem isolada mostra robustez. Engana-se quem achar que essa maciez de suspensão resulta num carro bamboleante. Ele é ágil e após manobras bruscas de imediato se estabiliza. Faz curvas com bom comportamento e não apresenta vícios que surpreendam o motorista. Freia bem, mesmo em emergências. Os freios são a disco (não ventilado) na dianteira e tambor na traseira. Em suma, fizeram realmente um bom trabalho; souberam contemporizar segurança e conforto.
O volante, com regulagem de altura, me pareceu, descer mais que os modelos anteriores, permitindo agora um posicionamento para dirigir bem próximo do ideal. A direção é eletroassistida. No painel há uma tecla (City) que aumenta a assistência, o que deve agradar a muitos, pois a deixa ainda mais leve. Ao chegar a 40 km/h passa automaticamente à assistência normal.
O trambulador do câmbio é um tanto vago, mas é eficiente e leve. O pedal de embreagem não exige força praticamente alguma. O pedal de freio é bom, progressivo, e por ser bem posicionado em relação ao do acelerador permite fácil punta-tacco, marca registrada da Fiat. O console central não é intrusivo, ou seja, não atrapalha os movimentos da perna.
Os cintos de segurança têm regulagem de altura. Há cintos de 3 pontos para os três ocupantes do banco traseiro, que é bipartido. Os de trás terão espaço restrito; só suficiente para curtos trajetos caso sejam adultos de média ou grande altura. Há inúmeros porta-objetos. O painel é funcional, prático. O velocímetro analógico tem má visibilidade, porém pode-se ativar o digital no centro do painel para mais rápida e precisa informação. O porta-malas é de 280 litros, mas com os encostos do banco traseiro na posição menos inclinada ganha 10 litros. O tanque de combustível, adequados 48 litros.
A Fiat oferece o Mopar Vehicle Protection (MVP) que além da assistência 24h tem a possibilidade de contratação de uma extensão de garantia e plano de revisão, podendo adicionar às parcelas no financiamento do carro.
O Uno ganhou em desempenho e consumo com o novo motor e, como um todo, é capaz de satisfazer quem busca um hatchback prático e manobrável na cidade, com bons atributos.
AK
Fotos: autor
FICHA TÉCNICA UNO DRIVE 2019 | |
MOTOR | |
Denominação | Firefly |
Descrição | 3-cil, bloco e cabeçote de alumínio, comando no cabeçote, corrente, variador de fase, duas válvulas por cilindro, injeção no duto, coletor de admissãi integradoao cabeçote, dianteiro, tranversal, flex |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio / alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / 3 |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão (:1) | 13,2 |
Potência máxima (cv/rpm) (G/A) | 72/6.000 // 77/6.250 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 10,4/3.500 // 10,9/3.500 |
Comprimento de biela (mm) | 149,33 |
Relação r/l | 0,289 |
Gerenciamento do motor | Magneti Marelli integrando injeção e ignição |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Monodisco a seco, comando mecânico a cabo |
Câmbio / rodas motrizes | Transeixo manual / dianteiras |
N° de marchas | 5 à frente e 1 à ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª. 4,273; 2ª. 2,316; 3ª. 1,520; 4ª.1,156; 5ª. 0,838; ré 4.200 |
Relação do diferencial (:1) | 4,067 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS (obrigatório) e EBD |
Dianteiros (Ø mm) | Disco |
Traseiros (Ø mm) | Tambor |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal. amortecedor pressurizado e |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 9,8 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 5,5Jx14 |
Pneus | 175/65R14 |
Estepe | Roda de aço 5,5Jx14, pneu 175/65R14 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.010 |
Carga útil | 400 |
Peso rebocável (sem freio) | 400 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.820 |
Largura (sem espelhos) | 1.636 |
Altura | 1.480 |
Distância entre eixos | 2.376 |
Bitola dianteira/traseira | 1.430/1.420 |
Distância mínima do solo (vazio) | 165 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 280/290 |
Tanque de combustível (L) | 48 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) (G/A) | 154/157 |
Aceleração 0-100 km/h (s) (G/A) | 13,6 / 12,5 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |
Cidade (km/l) (G/A) | 13,1/9,2 |
Estrada (km/l) (G/A) | 15,1/10,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 29,7 |
Rotação em 5ª a 120 km/h (rpm) | 4.040 |
Rotação à vel. máx. em 5ª (rpm) | 5.300 |
GARANTIA E MANUTENÇÃO | |
Duração da garantia | 3 anos |
Revisões, intervalo (km) | 10.000 |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000 / 1 ano |