Notícia Volkswagen, de Wolfsburg
O Volkswagen Passat acaba de completar 45 anos, sendo vendido em todos os continentes do mundo. Lançado em 1973, já são mais de 29 milhões de unidades em oito gerações, sempre evoluindo bastante a cada uma.
Chegou ao mercado como um tração-dianteira de motor inclinado e à frente do eixo dianteiro, arrefecimento a água com radiador ao lado do motor — e não à frente, como era habitual — com o ventilador do radiador elétrico de funcionamento automático. A suspensão era McPherson na frente e eixo de torção atrás, e as carrocerias eram fastback e hatchback de duas e quatro portas. Marcou uma revolução na marca que se tornou popular e famosa como um carro completamente diferente, com o Fusca, preparando o terreno para o seu substituto Golf, que chegaria no ano seguinte na Europa, quase ao mesmo tempo em que o Passat chegou ao Brasil produzido localmente.
Com comprimento de 4.190 mm, tinha bom espaço interno tanto para pessoas quanto bagagem, que era facilmente carregada no caso da carroceira hatchback. Melhor ainda ficou quando, no ano seguinte, foi lançada a versão perua, que infelizmente não chegou ao Brasil.
Hoje, o carro tem tamanho bem maior, 4.887 mm, com muito mais espaço interno e tecnologia em todos os sentidos. O Passat mostra claramente a evolução de um modelo, tendo hoje tudo que se tornou mandatório em carros para a família. Em sintonia com os mercados, tem variações e modelos derivados na Europa, China e Estados Unidos, com diferenças notáveis.
Para marcar os 45 anos, há as carrocerias sedã e perua, com motores a combustão interna e híbrido, que o faz funcionar em modo apenas elétrico em uso urbano sempre que a carga da bateria permitir.
Na fábrica de Emden, no norte da Alemanha, já se iniciou a fase de pré-produção da nova geração do Passat, que terá novo conjunto de propulsão, tecnologias de iluminação e luzes, assistências ao motorista e sistema de informação e entretenimento com novos serviços online.
Depois do Golf, com mais de 35 milhões de unidades fabricadas até hoje, e acima do Fusca, com 21,5 milhões, os trigésimo milionésimo Passat deverá ser fabricado ainda em 2019, sendo um dos três mais importantes Volkswagens de todos os tempos.
As origens do Passat estão perfeitamente explicadas na matéria do MAO, publicada no AE há algum tempo. Clique AQUI.
JJ
Fotos: Volkswagen