Por Ilona Wissenbach/Reuters
FRANKFURT – a ZF Friedrichshafen recebeu um pedido de bilhões de dólares da BMW para fornecer câmbios, dando ao fornecedor alemão fôlego à medida que ele se prepara para passar a veículos elétricos.
O pedido de câmbios automáticos para motores de combustão interna, inclusive uma variante híbrida que combina combustível e eletricidade, é o maior da história da ZF, disse nesta quinta-feira o executio-chefe Henning Scheider.
Maiores gastos com pesquisa e desenvolvimento, aumento de preço de materiais e o mercado mais fraco afetaram o lucro operacional da ZF em 2018, queda de 9% representando 2,1 bilhões de euros (US$ 2,4 bilhões) sobre vendas de € 35,9 bilhões.
A ZF disse que o mercado deve continuar desafiador este ano devido às incertezas políticas e econômicas em curso e prevê vendas entre 37 e 38 bilhões de euros.
A empresa está apostando na forte demanda para veículos híbridos à medida que a indústria automobilística vá deixando o motor de combustão interna em favor do elétrico num empenho de reduzir as emissões dos veículos.
Os carros híbridos devem ser mais atraentes para os consumidores do que os elétricos por poderem acabar com a “ansiedade de autonomia”, ou o medo de ficar sem energia elétrica antes de poder chegar a uma estação de recarga.
“Vemos a tecnologia plug-in, pelo menos durante a próxima década, com boa solução para nossos clientes,”disse Scheider.
Na semana passada a ZF decidiu comprar sua rival americana Wabco por mais de US$ 7 bilhões, objetivo antigo para aproveitar seu conhecimento em tecnologias de condução autônoma.
Scheider disse que a ZF estaria se especializando em condução autônoma para veículos comerciais de tipo van para cima, como os robotáxis, uma vez que acredita que a tecnologia será muito cara para automóveis particulares.
“Por outro lado, para veículos comerciais é uma tecnologia se paga muito rapidamente,” disse.
AE/BS