O Governo da Etiópia soltou um relatório preliminar sobre o acidente do Boeing 737-8 MAX da Ethiopian Airlines. Basicamente, apresenta um resumo bem breve dos dados obtidos pelo Flight Deck Recorder da aeronave.
Pelos dados obtidos e divulgados, sabe-se que os pilotos tiveram diversos problemas a partir do momento em que a aeronave saiu do solo. Tentaram ativar por três vezes o piloto automático, os sensores de ângulo de ataque da aeronave apresentaram discrepâncias (lado esquerdo/lado direito) e mesmo tentando realizar todos os procedimentos indicados pela Boeing, fabricante da aeronave, o jato por quatro vezes, forçou uma condição “nose down” (nariz para baixo) e os comandos manuais de trimagem da aeronave (grosso modo ajuste do estabilizador horizontal na cauda para que não demande grande esforço do piloto operar os elevadores) foram tentados, mas sem sucesso.
Ao que tudo indica, os pilotos agiram de acordo com o treinamento oferecido, bem como fizeram os procedimentos indicados pela Boeing.
Embora o relatório tenha sequer mencionado o nome do sistema MCAS (Maneuvering Characteristics Augmentation System ou Sistema de Melhoramento de Características de Manobras – tradução literal), a Boeing emitiu um comunicado, assinado por seu presidente Dennis Muilenburg, no qual a empresa assume a semelhança entre os acidentes ocorridos com o voo 610 da Lion Air e o 302 da Ethiopian e a relação com uma leitura incorreta do sensor de ângulo de ataque da aeronave (AoA, angle of attack)..
E enquanto não se desenvolve uma solução para o referido sistema, a aeronave, com a atualização (ou modificação) do software/sistemas da aeronave, o Boeing 737 MAX permanecerá sem voar à espera de uma solução que permita sua operação novamente. Restará saber qual será a reação das empresas e do público em geral quanto a voar no Boeing 737 MAX e em quanto isso prejudicará seu desempenho no mercado de aeronaves de fuselagem estreita.
Link oficial para o relatório preliminar do governo da Etiópia (fora do ar – assim como toda a página da Autoridade de Aviação Civil da Etiópia): http://www.ecaa.gov.et/documents/20435/0/Preliminary+Report+B737-800MAX+,(ET-AVJ).pdf
Link para o relatorio – via Web Archive: http://web.archive.org/web/20190404163002/http://www.ecaa.gov.et/documents/20435/0/Preliminary+Report+B737-800MAX+,(ET-AVJ).pdf
Link para o comunicado da Boeing: http://www.boeing.com/commercial/737max/737-max-update.page
DA.