O grande piloto de teste da Jaguar Norman Dewix faleceu sábado passado (8/06) aos 98 anos. Esse inglês de Coventry — cidade sede da Jaguar — nasceu em 3 de agosto de 1920.
Norman trabalhou na Jaguar Cars de 1952 a 1985, mas continuou a ser um ativo embaixador global da Jaguar até essa idade. Com sua maneira de contar histórias, repleta de entusiasmo pelos carros da marca — seja modernos e clássicos — Norman era uma luz brilhante da Jaguar.
Durante sua carreira de 33 anos nela, o trabalho de desenvolvimento de enorme gama de Jaguares foi notável, e incluiu:
- Os carros de corrida C- e D-Type tantas vezes vitoriosos em Le Mans. Ele mesmo pilotou um dos Jaguar da equipe de fábrica na trágica edição de 1955;
- Os pioneiros carros esporte, especialmente o XK120 que estabeleceu o recorde de carros de produção num trecho fechado da autoestrada Jabbeke na Bélgica em 1953 ao atingir 277,410 km/h;
- Os clássicos sedãs Mk;
- O lendário E-Type (incluindo o Lightweight E-Type) e
- O protótipo XJ13 de motor central, do qual o destemido Norman saiu ileso depois de capotar várias vezes num teste de alta velocidade.
Cada um de todos os modelos desenvolvidos com a participação de Norman permanece como ícone do mundo automobilístico até os dias de hoje pela combinação de conforto e comportamento dinâmico.
Um dos primeiros projetos de automóvel de Norman é, sem dúvida, uma que deixou o maior legado para a indústria automobilística: o freio a disco. Essa inovação contribuiu de maneira significativa para o sucesso do C-Type nas pistas e para grande melhoria da segurança dos carros de rua desde então.
A marca Jaguar é ligada a várias grandes personalidades: Sir William Lyons, o grande projetista Makolm Sayer, o inovador engenheiro Bill Haynes, e — é claro — ao grande piloto de teste Norman Dewis. O nome de Norman, com todo mérito, passará a história da Jaguar. Sem sua contribuição para a marca durante 33 anos, ou como embaixador global nos últimos anos, a Jaguar simplesmente não seria a mesma. Desse modo, a empresa conta com todos para dizer: obrigado, Norman.
A fabricante, disse o executivo-chefe Ralf Speth, anunciará no devido tempo seus planos de comemorar a fantástica vida de Norman.
AE