Talvez deveria ter escrito isto para o Dia dos Namorados pois acho que tanto as fotos quanto os personagens podem interessar a homens e mulheres e dá para ler juntinho, aumentando as fotos mas, desculpem, caros leitores, só me ocorreu nos últimos dias, ao assistir s 24 horas de Le Mans na televisão — a corrida, não o filme, embora também valha a pena. Enfim, temos aqui um verdadeiro momento Caras/Contigo/Autoentusiastas tudo junto e misturado no AE.
Então, lá vou eu curtir meu momento fã de bons carros e caras bonitas, que, convenhamos, quando juntas ficam ainda melhor, não? Que tal falarmos aqui de famosos que curtem carros bacanas — mas realmente bacanas?. E, por favor, não me venham com pseudocelebridades que compram um modelo mais sofisticado ou caro apenas para aparecer numa dessas revistas que encontro toda semana na manicure. Vou falar (OK, escrever, que eu gosto de ser precisa) sobre carros o prazer de ter e dirigir carros e não de dizer isso apenas para parecer legal, tá? Já passei da idade de acreditar no que famosos por um dia dizem apenas para ter seus quinze minutos de fama e para minha felicidade profissional e pessoal nunca precisei escrever sobre eles para me sustentar.
Por isso mesmo vou eliminar da minha lista aqueles que têm um ou alguns carros caros ou exclusivos apenas porque podem ter e focar naqueles que têm porque gostam de ter. Ou apenas vou mencionar algum deles somente porque têm uma lista de carros realmente impressionante. Por isso o critério não será quantidade e nem mesmo apenas exclusividade, mas sim a verdadeira paixão por carros. O autoentusiasmo de verdade. Não vale o fêiqui, OK?
Meu primeiro lugar na lista tem um empate técnico, por isso vocês decidem. Não consegui achar um único critério de desempate entre eles: paixão por carros? Ambos tinham igual. Pilotos muito bons para serem praticamente amadores? Ambos. Bons atores? Ambos. Absurdamente bonitos? Índice Nora nos píncaros nos dois casos. Charme? Empate. Pensei em jogar uma moedinha para o alto, mas tenho certeza de que se houvesse justiça ela cairia de pé, então, vamos lá. Ordem aleatória mesmo.
Steve McQueen
É quem está na foto de abertura. Astro de uma época em que ninguém enfileirava duas dúzias de automóveis para mostrar que gostava de carros. Ele na verdade deixou famosos os carros que usou nos filmes, como o Dodge Charger e o Ford Mustang GT 390 de Bullitt e o Porsche que ele mesmo dirigiu (sem dublê) em “As 24 horas de Le Mans”, de 1971 em cenas pra lá de emocionantes e, claro, perigosas. Nada que ele não tirasse de letras, pois, de fato, era exímio no volante. No Campeonato Britânico de Turismo de 1961 terminou em terceiro lugar. Em 1970, na 12 horas de Sebring, McQueen em dupla com Peter Revson (herdeiro das indústrias de cosméticos Revlon que depois correria na Fórmula 1 e nas 500 Milhas de Indianápolis) ganharam na categoria 3 litros e perderam na geral por apenas 23 segundos para Mario Andretti-Ignazio Giunti. Isso, apesar de McQueen ter corrido com o pé esquerdo imobilizado por um acidente de moto numa corrida duas semanas antes. Nada que um “tough guy” como ele não tirasse de letra, convenhamos. Ele também pilotava motos e teve mais de 100. McQueen criou e patenteou um banco para carros esporte em 1971. Uma curiosidade ternurinha sobre este rebelde: ele sempre pedia aos estúdios cinematográficos quantidades enormes de barbeadores, calças jeans e outros itens, digamos, exóticos, durante as filmagens. Tudo de graça. Muitos anos depois soube-se por que: ele os doava ao reformatório onde ele mesmo passou vários anos e onde ia visitar os internos, brincava com eles e conversava longamente sobre suas próprias experiências. Para quem acha motos e carros pouco emocionante, ele também teve e pilotou diversos modelos de avião. Provavelmente foi um dos primeiros atores a popularizar a paixão por velocidade em duas, quadro rodas, ou asas.
Paul Newman
Na minha opinião, um dos atores mais completos que já houve. Capaz de cenas incríveis como em “Gata em teto de zinco quente” ou em “Desafio à Corrupção” ou de puro charme como em “Butch Cassidy”. Correu de verdade na 24 Horas de Le Mans em 1979, foi dono de equipe na Fórmula Indy (a Newman-Haas, que acumulou várias vitórias). Antes, foi sócio do concessionário Datsun e piloto Bob Sharp (mesmo nome do nosso editor-chefe). Apesar de ter começado tarde como piloto e mesmo como dono de escuderia, apenas aos 43 anos, não fez feio e foi um amor autêntico, no qual investiu bastante dinheiro. Dizem que surgiu depois de ter filmado “500 Milhas”. Pelo menos, a cronologia bate. Se não, era algo que ele não havia manifestado até aquele momento. Uma curiosidade: no filme “Carros” ele é a voz do personagem Doc Hudson, um carro clássico de mesmo sobrenome que conheceu bons sucessos corridas da Nascar no passado. Também tinha seu lado ternurinha: além de um casamento de décadas com a mesma esposa num momento em que em Hollywood se trocava de esposa como se virava folhinha de calendário, ele criou uma fundação para a qual revertia 100% dos lucros e dos royalties obtidos com suas pipocas (comprei durante anos só para ver a carinha dele no pacote!) e molhos de salada. Tudo em prol de várias áreas, desde 1982.
James Dean
Famoso por “Juventude Transviada” e por sua curta e intensa vida, James Dean era o extremo e a adrenalina em tudo. Chegou a participar de algumas corridas automobilísticas na Califórnia com sua marca favorita, a Porsche. Dono de um modelo 356, mais tarde substituído por um 550 Spyder (chamado por ele de “Little Bastard”, ou Bastardinho) tinha o número 130 pintado no capô. Ficou ainda mais conhecido porque foi com ele que o ator se chocou contra outro carro a caminho de uma corrida de estreia do veículo. Dean não sobreviveu ao acidente. Tinha apenas 24 anos de idade.
Patrick Dempsey
Famoso por alguns poucos filmes, mas especialmente pela série de TV “Grey’s Anatomy” é frequentemente visto nos circuitos de diversas categorias de carros como convidado nos boxes e como piloto em algumas provas. É sócio de uma equipe, a Dempsey Racing Team e participa das 24 Horas de Le Mans, geralmente na categoria destinada a modelos de grã-turismo. Foi justamente vendo a equipe dele este ano que pensei nesta coluna. Faz o tipo galã também.
Tom Cruise
Como eu já escrevi no início, minha lista não é sobre quantidade de carros (ou motos) mas sim sobre paixão por veículos. Por isso incluí o Tom Cruise. OK, ele também é lindo, sim! Ele tem na sua coleção particular 10 motos e 9 carros, entre os quais um caríssimo Bugatti Veyron, que é o carro de rua mais rápido já produzido legalmente (seja lá o que for isso, mas tem categoria para tudo nesse índice Guinness). Ele é conhecido por dispensar dublês quase sempre e, claro, temido pelas seguradoras. Gosta de velocidade e de risco. Ele declarou ter comprado (e escondido dos pais) sua primeira moto aos 10 anos de idade). Aos 32 anos tirou seu brevê de piloto e como muitos desta lista pilota motos, carros e aviões. Parece que o gosto por carros é de família. Ele contou numa entrevista que ele ficou devendo dinheiro à irmã caçula que o substituiu num trabalho quando ele ganhou um papel de ator e ele prometeu devolver: assim que recebeu como protagonista em “Negócio arriscado” comprou um carro para ela. Em termos de veículos realmente rápidos, ele chegou a ter algumas participações em corridas levado pelo próprio Paul Newman, de quem ficou amigo depois de se conhecerem quando filmaram juntos “A Cor do Dinheiro”, em 1986 ( belo filme e puro charme). Newman o convidou a correr com um Nissan 300 ZX nas competições da SCCA (Sports Car Club of America) onde fizeram algumas provas.
Paul Walker
Outro na linha James Dean, só que um pouco mais maduro. Famoso pela franquia “Velozes e Furiosos” e pelo gosto por carros (tinha cerca de 30) boa parte dos quais em parceria com Roger Rodas. Dizem que ele curtia muito mexer nos próprios carros e fazer a manutenção. Entre eles havia um Saleen S7, vários BMW, Ford GT… Assim como James Dean, morreu quando o Porsche Carrera GT que dirigia bateu numa rua. A família sempre negou que estivesse disputando racha. Ao contrário de outros atores, Paul Walker chegou a usar, sim, dublês em algumas cenas, mas em outras ele mesmo dirigiu os carros que apareciam nos filmes, especialmente no segundo. Como curiosidade, as atrizes Michele Rodrigues e Jordana Brewster nem sabiam guiar e sequer tinham licença quando foram escaladas para o primeiro filme de “Velozes e Furiosos”.
Ralph Lauren
Para mim um dos sujeitos mais elegantes e charmosos dos últimos tempos, ainda que com um estilo casual. Fã de raros modelos antigos, mas de muita classe e únicos, a ponto de sua coleção já ter sido exibida no Museu do Louvre em 2011. São 17 carros em edição limitada ou versões de corrida vintage únicos, como Bugatti Veyron, Bugatti Type 57SC 1938, Ferrarri 250 Testarossa 1958 e Mercedes-Benz-Count Trossi SSK 1937. Curiosidade: ninguém sabe onde ficam guardados os carros — apenas que estão numa garagem em Nova York.
OK, agora que acabaram minhas caras bonitas, vamos a uma curiosidade. Se alguém quiser criticar minha falta de “compliance” ou de cumprimentos de cotas, cartas para a…. O fato é que achei, sim, uma mulher que parece que realmente gosta de carros. Mas me deu muito trabalho. Além de mim mesma, é claro, mas minha coleção se limita a uma unidade de veículo e apenas de passeio, sem nadinha de fora de série e eu não sou nada famosa — exceto nos almoços de família, então…
Missy Elliott
A rapper, cantora e produtora musical Missy Elliott adora carros. Aparentemente, gasta boa parte do que ganha nisso e não achei nenhuma notícia de que tenha participado de nenhuma competição, profissional ou amadora. Por isso, tenho minhas reservas quanto a se ela realmente gosta ou coleciona como ostentação, mas aí já vai da minha natural desconfiança pelo apego à fama que as pessoas costumam ter. Em todo caso, alguém que tem um Lamborghini Diablo roxo apenas porque é sua cor favorita me faz questionar se há motivos mais sólidos quando escrevi que realmente curte carros. A moça também lá algum bom gosto, pois também tem em sua garagem um Bugatti EB110, um Aston Martin V-12 Vanquish 2004, um Rolls-Royce Phantom e um Lamborghini Gallardo.
Vamos então aos que não são assim tão bonitos — na minha personalíssima opinião, pois afinal sou a dona desta coluna e tinha de achar um critério qualquer para começar a enumerá-los, não?
Jay Leno
Este é figurinha carimbada entre os que gostam de carros e tem tevê a cabo. Quando o ex-apresentador do “Tonight Show” saiu do ar (não literalmente, claro), Jay Leno dedicou grande parte de seu tempo e atenção para a sua própria websérie, produzida pela NBC, “Jay Leno’s Garage”. Ele é considerado é um dos maiores colecionadores de carro do mundo e projetou uma garagem especial para guardar seus possantes para os quais tem uma equipe exclusiva de mecânicos. Entre os mais de 150 carros e motos há um McLaren F1, um Maserati 3500 GT, um Chrysler Turbine 1963 e um Lamborghini Miura S 1969.
Jerry Seinfeld
O ator e humorista tem uma das maiores coleções de carros Porsche do mundo, que ficam guardados numa garagem exclusiva de três andares com mecânicos próprios em Nova York. Não se sabe exatamente quantos são nem quanto valem mas os números são algo em torno de mais de uma centena quanto ao volume e vários milhões de dólares em valor. Dizem que perde apenas para o museu da própria Porsche em Stuttgart, na Alemanha. Entre os modelos há 911 Carrera, 917 Le Mans, Spyder 550 1955, Carrera GT e 908, entre vários outros.
Tim Allen
O ator ficou mais conhecido pelo personagem principal de uma série de televisão dos anos 1990, chamada “Home Improvement”, em que trabalhava em reparos e melhorias de carros e residências. Ao longo da própria série, ele construiu um Ford Roadster 1933 com um motor de Chevy 350 e um conversível Ford 1946 com um motor V-8. A coleção do ator inclui veículos como Chevrolet Impala SS, Shelby Cobra 1965, Ford TS200 1986 e Porsche Carrera GT.
Matt LeBlanc
O eterno Joey de “Friends” é apaixonado por carros e Fórmula 1 e aparece com alguma frequência nos boxes de escuderias como convidado. Numa competição do programa “Top Gear” completou uma volta com um carro de passeio numa pista de corrida e entre os participantes (todos atores) foi o que obteve o melhor tempo.
Jay Kay
Provavelmente não há nenhum álbum da banda Jamiroquai que não tenha alguma menção a velocidade, carros ou, na maioria das vezes, o Ferrari — paixões do vocalista Jay Kay. Ele tem várias e as pilota frequentemente, embora nem sempre as devolva inteiras à garagem. Aproveita os videoclipes para exibir seus carros. Em “Cosmic Girl” desfila num Lamborghini Diablo SE 30 ao lado de Nick Manson com um Ferrari F40. Mas dizem que seu modelo favorito é um Ferrari Enzo que serviu de inspiração para Black Devil Car. Ele tem também um LaFerrari. Pessoalmente, adoro as músicas dele, mas cada vez que sei que ele bateu mais um carro quero pendurá-lo pelos calcanhares até ele aprender a dirigir ou contratar alguém que saiba. Passo muita raiva.
Nick Mason
Baterista e fundador do Pink Floyd, ele é um dos maiores colecionadores de carros do mundo. Em sua garagem há modelos raros e sofisticados como um Ferrari 250 GTO. Na década de 1970, já consagrado como astro da música, ele virou piloto e disputou cinco vezes a 24 Horas de Le Mans. Ainda é frequentemente convidado para guiar um Auto Union Type C Silver Arrow 1937 pela Audi Tradition, que o considera seu piloto de fábrica. E, claro, é piloto de avião e de helicóptero.
George Harrison
OK, eram outros tempos, mas o guitarrista do Beatles que fazia o gênero paz e amor e parecia eternamente em marcha-lenta gostava de velocidade. Nos anos 1970 chegou a frequentar os paddocks da Fórmula 1 (dizem que virou amigo de Emerson Fittipaldi, mas o sujeito é tão boa praça que até hoje é amigo de todo mundo) e chegou a ter alguns carros bacanas como um Aston Martin DB5, Porsche 930 Turbo (foto) e um Ferrari 365 GTC.
Eric Clapton
Ainda no campo da música, o grande guitarrista e compositor Eric Clapton tem gosto por carros velozes. Com Harrison partilhou o gosto por Ferraris (entre vários modelos, teve um F40), assim como o amor pela guitarra e por Pattie Boyd, com quem ambos foram casados.
Floyd Mayweather
O ex-boxeador é um dos esportistas com mais carros milionários. Já teve (ou ainda tem, já que não consigo acompanhar esse vaivém das celebridades) um Bugatti Veyron e vários carros Maybach. Ele tem modelos bem sofisticados: Porsche 911 Turbo Cabriolet, Ferrari 458 Italia Spyder, Lamborghini Aventador LP 700-4, Ferrari 599 GTB Fiorano. Ele declarou que tem uma coleção de carros avaliada em US$ 15 milhões, mas como pugilista é meio exagerado antes de uma luta e sempre quer intimidar seus adversários, não tenho certeza. De qualquer forma, é mesmo impressionante.
Michael Jordan
Um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos pode ter os carros que quiser, é claro. Jordan tem alguns incríveis, mas confesso que não sei se ele mesmo dirige e sequer se cabe dentro deles. Entre seus modelos favoritos estão: Chevrolet Corvette ZR1, Ferrari 512 TR, Porsche 911 e Aston Martin DB9 Volante. Não consigo imaginar esse sujeito no banco de um desses carros nem ao menos as mãos gigantescas dele no volante — devem dar uma volta e meia, no mínimo. As pernas devem dobrar como um origami. Sei lá. Quem é autoentusiasta mesmo não liga para esses detalhes, não é mesmo?
Cristiano Ronaldo
Outro esportista que diz gostar de carros e tem mais de 20 carros na garagem. Embora ache-o (uma enclisisinha meio no final, mas eis uma) sensacional, sempre fico na dúvida com estas estrelas, especialmente do esporte bretão, se realmente gostam de carros ou se apenas gostam de se exibir neles. O fato é que o português é proprietário de carros como um Bugatti Chiron, um Ferrari F12 TDF, um Rolls-Royce Phantom e um Bentley Continental GT Speed.
Mudando de assunto: depois de uma modorrenta corrida na França, a da Áustria foi de infartar os mais calmos. Adorei ver novatos como Leclerc, Gasly e Norris disputando de verdade – especialmente estes dois últimos com o Kimi. É lindo ver moleques talentosos com um veterano que ainda tem muito para mostrar, todos com carros relativamente competitivos, em manobras como há muito não víamos — e, bacana tirar o foco dos mesmos pilotos de sempre, não? Sempre disse que não gosto deste regulamento todo engessado, mas se ele existe deve ser cumprido por todos e se Vettel foi punido por “espremer” Hamilton voltando de uma derrapada numa parte superestreita do circuito, Verstappen também deveria ter sido quando espalhou mais do que demais na curva e tocou o carro de Leclerc e botou para fora o monegasco, que estava com as quatro rodas dentro da pista e depois do toque com o holandês, não estava mais. Eu já havia visto algumas provas de outras categorias com Norris e Gasly e havia gostado. Acho que vou curtir muitas mais com esses meninos.
NG