A General Motors abriu as portas do seu Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP, que completou 45 anos de existência no mês passado, para apresentar à imprensa automobilística a renovação feita no seu sedã médio.
O aumento da tecnologia embarcada é o grande diferenciador do novo modelo. Por meio de uma parceria com a operadora de telefonia celular Claro, o veículo passa a ter a capacidade de ser configurado como roteador de internet (4G) com wi-fi. O usuário poderá configurar nome e senha da sua rede veicular e até sete aparelhos podem ser conectados simultaneamente, até 15 metros de distância, porém o veículo precisa estar em funcionamento.
O serviço será oferecido para degustação dos novos proprietários de Cruze Premier 2020, que tem início de vendas previsto para setembro. O pacote para tanto, incluído no preço do carro — não divulgado — é de 3 Gb ou 3 meses, prevalecendo o que expirar primeiro. Após esse período serão oferecidos quatro planos de 2 Gb a 20 Gb com valores a partir de R$ 29,90 por mês.
Segundo o engenheiro Eduardo Oliveira Santos, gerente de Desenvolvimento Elétrico e Eletrônico da GM, com a tecnologia empregada na antena externa utilizada no novo Cruze Premier permite-se que o sinal de celular tenha uma intensidade de até 12 vezes maior que num aparelho móvel. Dessa forma, todos os sistemas de navegação e telefonia terão um desempenho bem melhor. Diversos aplicativos poderão ser disponibilizados no futuro para utilização no sistema de multimídia do veículo, sendo que já está disponível o aplicativo para previsão do tempo.
A câmera de ré também apresenta melhorias e passa a ser digital, permitindo assim melhor resolução e nitidez de imagem. A projeção da imagem continua na tela tátil de 8” da central multimídia no alto do console central.
A nova geração do sistema MyLink passa a ter navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e um ícone para agendamento de revisões. O sistema permite ainda o pareamento simultâneo de até dois celulares via Bluetooth. E o novo carregador de bateria de celular sem fio passa a ter um tamanho maior para permitir o uso com um maior número de marcas e modelos. As tecnologias Apple Ca Play e Android Auto seguem disponíveis através da conexão via cabo, assim como o OnStar.
Novo interior
O interior do novo Cruze Premier sofreu mudanças na padronagem e cores dos bancos, painéis de portas e almofada do painel de instrumentos, que passam a ter a combinação do preto com castanho. E o forro do teto e colunas passam a ser revestidos na cor preta.
Se, por um lado, a combinação do preto com castanho trazem um ar de requinte ao interior do Cruze, o teto na cor escura faz o carro perder sensação de espaço interno. É certo que os designers da GM não tinham outra escolha a não ser o preto, pois colocar uma terceira cor nesse interior faria o carro parecer um carro alegórico.
Exterior
O para-choque dianteiro apresenta um novo desenho no qual a gravata-borboleta Chevrolet está agora posicionada no centro da grade sobre uma moldura cromada que divide as entradas de ar para o radiador. A grade traz novos elementos estéticos internamente.
A versão Sport6, que é um hatchback, segue tendo um para-choque diferente, em que o destaque fica para as extremidades, onde apliques de filete cromado envolvem os faróis de neblina.
Novas rodas aro 17” exclusivas para a versão Premier têm pintura escurecida e superfície externa diamantada. O desenho de 5 raios é agradável e, por ser bem vazado, deve contribuir para o arrefecimento dos freios em condições mais severas de uso. Os pneus seguem sendo 215/50R17V (Bridgestone Turanza).
As lanternas traseiras, apesar de terem a mesma linha de contorno da versão anterior, passam por um redesenho da distribuição luminosa e sobressaem da carroceria dando um efeito 3D. Foi incorporado um novo desenho luminoso em LED (foto de abertura).
Motorização e dirigibilidade
O motor do Cruze continua o moderno 1,4-l turbo, flex, de 4 cilindros em linha, com duplo comando de válvulas de acionamento por corrente e variador de fase na admissão e escapamento. A injeção é direta e são 4 válvulas por cilindro. A potência, com gasolina, é 150 cv a 5.600 rpm com torque de 24 m·kgf a 2.100 rpm; com álcool, 153 cv a 5.200 rpm e 25,4 m·kgf a 2,000 rpm. O câmbio é mesmo automático epicíclico de 6 marchas, com tração dianteira. A v/1000 em 6ª marcha é 50,8 km/h, e a 120 km/h o motor está a 2.360 rpm.
A aceleração 0-100 km/h declarada pela fabricante é feita em 8 s e velocidade máxima, 210 km/h, com álcool.
O sistema de freios a disco nas quatros rodas (ventilados na dianteira) segue inalterado, porém o Cruze Premier 2020 apresenta o novo sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestre. Esta é uma nova tecnologia que já comentei na matéria da picape Ford Ranger e agora incorporada ao Cruze.
Uma novidade com relação ao motor é a possibilidade de desligar o start/stop. Objeto de critica por diversos usuários dada a sua impossibilidade de inibir seu funcionamento, na versão 2020 foi adicionado um interruptor no console central paral desabilitar o sistema.
Mercado
O mercado brasileiro de sedãs médios segue com a liderança do Toyota Corolla, que até julho deste ano emplacou 32.019 unidades. Na segunda colocação está o Honda Civic, com 15.986 emplacamentos, e na terceira posição o Cruze sedã, com 10.504 unidades emplacadas (Fonte: Fenabrave).
Segundo a GM, o crescimento de participação de mercado do Cruze, desde seu lançamento em 2012, cresceu de 9% para 17% de participação em 2019. Portanto, a expectativa é que com essas novas tecnologias implementadas haja um crescimento na sua participação. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA NOVO CHEVROLET CRUZE PREMIER 2020 |
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MOTOR | |
Designação | Ecotec 1.4L Turbo |
Descrição | 4-cil. em linha, transversal, turbocompressor com interresfriador, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, flex |
Cilindrada (cm³ | 1.398 |
Diâmetro e curso (mm) | 74 x 81,3 |
Taxa de compressão (:1) | 10 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 150/5.600//153/5.200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 24/2.100//24,5/2.000 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 (n.a., câmbio automático) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria tipo AGM (tensão, V) | 12 |
Capacidade da bateria (A·h) | 80 |
Alternador (A) | 130 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico de 6 marchas com conversor de torque, tração dianteira |
Relações da marchas (:1) | 1ª 4,449; 2ª 2,908; 3ª 1,893; 4ª 1,446; 5ª 1,000 (direta); 6ª 0,742; ré 2,871 |
Relação de diferencial (:1) | 3,140 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, com subchassi |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 17,2 |
Voltas entre batentes | 3,15 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulica, duplo-circuito em diagonal, servo-freio a vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/264 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente em frenagens de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6Jx17 |
Pneus principais | 215/50R17V |
Estepe | Temporário, roda de aço, pneu T115/70R16M |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto aerodinâmico | 0,30 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,14 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,642 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 440 |
Tanque de combustível | 52 |
PESOS | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.321 |
Distribuição dianteira/traseira (%) | 61/39 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.665 |
Largura sem/com espelhos | 1.807/2.042 |
Altura | 1.484 |
Distância entre eixos | 2.700 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d./8 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d./210 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (Inmetro/PBEV) | |
Cidade (km/l, G/A) | 11,5/7,8 |
Estrada (km/l, G/A) | 14,2/9,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 50,8 |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | 2.360 |
Rotação à velocidade máxima (5ª, rpm) | 5.570 |