O Heritage Center da GM está localizado perto de onde a maior parte da história da empresa nasceu, o Technical Center de Warren, no estado de Michigan, em uma construção que tem apenas uma pequena identificação, discreta mas que arrepia os pelos da nuca de entusiastas.
Fiz uma visita há alguns meses, que foi um pouco limitada em tempo, e solicitei uma próxima autorização, mas como esta ainda não veio, julguei melhor já dividir com nossos leitores as informações e imagens que consegui.
Isso pode parecer uma explicação estranha, mas fácil de entender quando se sabe que o local não tem acesso livre nem mesmo pagando ingresso. É necessário pedir o acesso, que vai ser analisado e depois, franqueado e dia e horário de escolha da administração do Heritage Center. Ou seja, você não escolhe visitar o local, eles que escolhem quem e quando pode ter esse privilégio.
Não sendo assim, é necessário esperar um convite para algum evento especial da gigante, quando algumas vezes se inclui o Heritage Center no programa, como apresentação de algum novo modelo ou nova tecnologia. Há espaço para esses eventos no centro do grande galpão, mas nos anexos pode-se agendar reuniões e outras atividades, mas apenas para funcionários da General Motors. Estes podem visitar o local algumas vezes por ano junto com familiares, quando ocorre a abertura.
É uma pena que seja assim, pois a coleção não é apenas de carros, mas também de documentos históricos da empresa e de suas várias marcas, além de outros artefatos. O acervo é bem grande, e mesmo depois da fase de Chapter 11, ou quase concordata de 2008, quando vários carros não muito importantes foram vendidos em leilão; ainda hoje não há espaço para que tudo seja exposto simultaneamente. É feito um rodízio, e o arranjo é bem interessante dentro do espaço, com algumas separações por marca ou tipos de veículos. São cerca de 160, no máximo, que podem ser expostos sem muito aperto, mas a coleção tem mais de 400, o número certo não é divulgado.
Há também uma área apenas com motores e câmbios, muito instrutiva e salivante. A história da GM tem que ser contada pelos seus carros fabricados e vendidos, mas também pelas ideias e estudos materializados como carros-conceito, e estes são uma boa parte do que vi naquele dia.
O aspecto das competições também está bem representado, com o Cadillac LMP original, de 2000-2001, que competiu em Le Mans sem sucesso. Corvette GTP da IMSA e Nascar estão presentes, além de outros.
Vejam então fotos dessas maravilhas, e mais abaixo, o vídeo que fiz com certa pressa, já que o horário era restrito.
O site do Heritage Center tem ótimas fotos de tamanho grande, e fácil acesso para informações de modelos populares, notadamente manuais de montagem que podem ajudar bastante os restauradores e os entusiastas que sabem e gostam de abrir o capô de seus carros.
https://www.gmheritagecenter.com/
Assista ao vídeo a seguir, com mais informações e imagens de outros carros não mostrados nas fotos.