É difícil entender por que os fabricantes americanos demoram tanto para trazer seus carros icônicos para o Brasil. A GM importa Corvette na Argentina desde 2004 e nunca o trouxe para cá. Começou a importar o Camaro apenas na quarta geração, em 2010, mas segue com bloqueio de trazer outros ícones ou mesmo versões especiais.
Apenas recentemente a Ford oficializou a importação do seu maior ícone, o Mustang. E agora anuncia o fim da importação do Edge Titanium e passa a importar o Edge ST, tendo a ousadia de chama-lo de versão familiar do Mustang. Nesta semana que passou avaliei-o em diversas condições de uso do meu dia a dia.
O Ford Edge ST tem preço público sugerido de R$ 299.000.
A sigla ST para a Ford significa Sport & Technology, e ao retirar o carro já notei que estava entrando em um verdadeiro showroom de tecnologia.
Praticamente tudo o que já ouvi falar de tecnologia embarcada está disponível neste suve. A começar pela chave presencial, ou código numérico de acesso, e a possibilidade de memorizar os ajustes para até 3 motoristas. O teto solar panorâmico chama a atenção mesmo antes de se aproximar do carro, pois é uma continuidade do para-brisa, que neste carro tem a faixa degradê sempre elogiado pelo nosso editor-chefe, Bob Sharp. E realmente o carro fica mais bonito quando tem a faixa, além de trazer conforto visual quando se está dentro do carro.
Tecnologia no powertrain
O Ford Edge ST tem tração integral com caixa de transferência inteligente, que dosa a distribuição de torque entre rodas dianteiras e traseiras, de acordo com a necessidade e condição de direção. Podendo variar de 100:0 (D:T) a até 50:50. Este sistema dispensa a intervenção do motorista ao identificar as situações de declive, aclive, curvas e potência requerida para fazer o ajuste continuo de distribuição de torque.
Motor V-6 de 2,7 litros, 24 válvulas, montado transversalmente, entrega 335 cv a 5.000 rpm e torque de 53,4 m·kgf a 3.000 rpm para a caixa automática epicíclica de 8 marchas. Toda essa potência chega ao solo através de pneus 265/40R21Y da marca Continental ContiSportContact 5, e para dosar toda essa potência o suve é equipado com um eficiente sistema de controle de estabilidade e tração.
O câmbio automático de 8 marchas é fabricado pela própria Ford e possui três modos de condução: Drive, Sport e Manual. A escolha é feita através de um seletor no console central no lugar da costumeira alavanca seletora, que neste caso foi substituída por um botão giratório chamado comercialmente de e-shifter pela fabricante. Adicionalmente, há borboletas no volante para troca de marchas manual.
As trocas de marcha acontecem de forma suave em qualquer modo selecionado e em qualquer exigência no pedal do acelerador, quando em aceleração constante. Porém, ao pressionar o pedal da direita a fundo, para fazer uma retomada, a redução de marcha não é tão ágil, perdendo assim um pouco da resposta esperada. Mas uma vez engrenada a marcha a aceleração é muito prazerosa.
O sistema de injeção de combustível é direto na câmara de combustão, e dois turbocompressores, montados um de cada lado do motor, ajudam no bom resultado de consumo de combustível para um carro de 2.116 kg. Em viagem de Campinas até à curva AE, onde gravamos o vídeo desta matéria, obtive a média de 8,6 km/l. Nos 800 quilômetros que rodei em testea média geral foi de 6,5 km/l, lembrando que durante as avaliações na Estrada dos Romeiros utilizou-se toda a potência na maior parte do tempo.
Ajuda no bom consumo rodoviário e no conforto a velocidade por 1.000 rpm em oitava marcha, 69,6 km/h, o que resulta em apenas 1.750 rpm a 120 km/h, velocidade “GPS”.
O tanque de combustível de 70 litros daria uma autonomia de 600 km, nada mau para um carro com este nível de conforto e versatilidade.
Dinâmica veicular com inovações
Para esses veículos de nicho de mercado e com baixo volume de vendas, as fabricantes costumam desenvolver dois ou três pacotes de suspensão que possam atender a vários mercados. Normalmente chamado de “Bad Road Package” (pacote de estradas ruins) é utilizado em mercados como China, Rússia, leste europeu e América Latina.
Esse tipo de configuração costuma utilizar molas para maior altura de rodagem, barra antirrolagem mais suave, deixando a carroceria rolar um pouco mais, evitando o desconforto de trafegar por pisos ruins e se ficar sujeito a incômodos solavancos. Além de cargas de amortecedor para trazer maior conforto com um pouco de prejuízo da estabilidade em curvas.
A Ford deve ter escolhido um desses pacotes para equipar o Edge ST que está importando para o Brasil, e a escolha foi muito boa. O carro apresenta uma rolagem de carroceria inicial nas entradas de curva, mas ao exigir maior velocidade e consequentemente maior aceleração lateral essa rolagem para por ali. Os pneus de perfil 40 têm boa aderência lateral e não incomodam com a aspereza característica de pneus desse perfil.
A movimentação geral da carroceria é bem equilibrada, sendo mais presa em baixas velocidades e não é muito solta em altas. Traz um conforto adequado para o padrão de esportividade e uso familiar que oferece.
O sistema de direção tem muitos recursos tecnológicos. Começando pelo controle de estabilidade de reboque. Isso mesmo, ao rebocando uma carreta com peso muito próximo do peso do veículo, é preciso atenção para não efetuar manobras bruscas no volante. Isso causa instabilidade do veículo rebocado e pode levar à capotagem de ambos.
O sistema de direção eletroassistida possui um modo de condução que quando ativado aumenta o esforço para tirar o volante do centro. Em um primeiro momento parece que a direção está mal calibrada, essa foi a sensação que o PK e o Bob tiveram ao dirigir o carro na Estrada dos Romeiros, pois não sabíamos que o modo estava ativado.
Quando essa funcionalidade está desativada o sistema volta a trabalhar com a progressão de esforço pela velocidade. O esforço estático ou dinâmico é equiparado a um carro esportivo. A definição de centro é muito boa, e fica melhor quanto maior a velocidade. A 120 km/h na Rodovia dos Bandeirantes parece uma flecha, de tão reto que anda, dispensando correções constantes no volante.
Outra funcionalidade que não havia experimentado é a centralização de faixa. O sistema lê as faixas do solo e procura manter o veículo no centro delas, ajudando ainda mais o efeito flecha ao dirigi-lo em alta velocidade.
Finalmente, o sistema de alerta de saída de faixa é ativo, ou seja, em caso de distração do motorista o volante vibra e traz o carro de volta para a faixa. Caso o motorista queira trocar de faixa sem utilizar a seta, é possível, porém terá que enfrentar o maior esforço do volante para tal manobra.
Segurança ativa e passiva
A lista de equipamento de segurança é bem extensa. Muitos já são bem conhecidos, começando pelas oito bolsas infláveis; câmera frontal com visão 180 graus que evita atropelar objetos ou obstáculos ocultos à frente do carro; sistema de permanência em faixa; assistente de partida em aclive; controle de estabilidade e tração; freio a disco ventilado nas quatro rodas; e comutação automática para farol alto.
Outros são novidades e devem ficar mais populares quando a legislação brasileira e de outros países torná-los obrigatório, como: assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre; sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal à retaguarda; alerta de colisão; controle de estabilidade.
Um sistema que me encantou foi o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro com recurso de anda e para automático. Chamado de Stop & Go pelo marketing da Ford, este controle de velocidade de cruzeiro atua desde zero km/h. Mas o mais legal é no trânsito de cidade: ao trafegar em vias de tráfego intenso, basta ajustar a velocidade para o limite da via e ativar o sistema. À medida que o veiculo à frente aumentar a velocidade ou reduzir, o Edge ST mantém a distância e acelera e freia autonomamente até a parada completa. Para voltar a andar, por questões de segurança é necessário um leve toque no acelerador, e o sistema é reativado, e segue acompanhando o fluxo. Veja no vídeo desta matéria como é inovador e útil este recurso.
Melhor do que listar todos os sistemas é utiliza-los e sentir a maior segurança ao volante. Senti falta de todos no primeiro semáforo depois que devolvi o carro á Ford.
Conectividade com tecnologia
A central multimídia de 8 polegadas instalada no centro do painel parece pequena dado o tamanho do painel. Essa central incorpora a versão SYNC 3 da Ford, bem completa e de uso intuitivo.
O sistema de áudio Bang & Olufsen Premium Sound tem 12 alto-falantes e reproduz musica com muita qualidade e sem distorções. O efeito palco, aquele que parece que você está ao vivo na frente de um palco, é muito bom e corresponde ao nível do carro.
Ao ativar o modo Sport no seletor do câmbio, um ruído esportivo de motor ao acelerar é reproduzido pelos alto-falantes. Esse som de motor é notoriamente falso, mas é bem refinado, elevando a sensação de esportividade.
Incorporado ao sistema de som temos o cancelamento ativo de ruído, onde através da emissão de um ruído com fase oposta e na mesma frequência ocorre o cancelamento do ruído original. Associado à utilização de vidros laminados nas janelas laterais, deixa o carro com uma quietude interna muito boa.
Há o sistema automático de estacionamento que auxilia o motorista tanto em vagas longitudinais como perpendiculares dos dois lados da via. Este é outro recurso tecnológico oferecido no Ford Edge ST e que deve começar a se popularizar em veículos de todos os segmentos, dado o conforto que proporciona ao motorista.
Empolgante
O interior do veículo adota o pretinho básico nos revestimentos de bancos, painéis de porta e painel de instrumento. O bom conforto oferecido pelos bancos e ergonomia de controles e demais itens de versatilidade fazem com que a cor e design pouco inovador sejam relevados.
Empolgante é a palavra que melhor define o suve Ford Edge ST. Algum tempo atrás fui contaminado pelo vírus do suve, mas ainda não havia me curado do vírus esportivo. Ao dirigir este carro por uma semana, fiquei contagiado pelo vírus do verdadeiro suve esportivo. E ao ser perguntado se entre um Mustang e um Edge ST qual eu preferiria, a resposta é difícil, mas fico com o suve ST pela praticidade e versatilidade sem perder a esportividade e desempenho que proporciona.
Assista ao vídeo:
GB
Ficha técnica e lista de equipamentos após as fotos adicionais.
FICHA TÉCNICA FORD EDGE ST 2019 | |
MOTOR | |
Designação | EcoBoost 2,7T |
Descrição | V-6 a 60º, dianteiro transversal, bloco de ferro fundido, cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, biturbo com interresfriadores, 24 válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, compensação hidráulica da folga de válvulas,injeção direta, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 83 x 83 |
Cilindrada (cm³) | 2.694 |
Taxa de compressão (:1) | 10 |
Potência máxima (cv/rpm, G) | 335/5.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G) | 54.5/3.000 |
TRANSMISSÃO | |
Tração | AWD integral. distribuiçao de torque F/T sob demanda |
Câmbio | 8F35, automático epicíclico, 8 marchas à frente e ré, conversor de torque |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,48; 2ª 3,15; 3ª 2,87; 4ª 1,84; 5ª 1,41; 6ª 1,00; 7ª 0,74; 8ª 0,62; ré 2,88 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,16 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/345 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado/345 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 9Jx21 |
Pneus | 265/40R21Y |
Estepe | T155/70R18 (temporário) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.116 |
Carga máxima | 469 |
Máximo rebocável com/sem freio | 1.270/750 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,34 |
Área frontal (m², calculada) | 2,53 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,86 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.796 |
Largura sem/com espelhos | 1.828/2.179 |
Altura | 1.736 |
Distância entre eixos | 2.849 |
Bitola dianteira/traseira | 1.645/1.643 |
Distância mínima do solo | 209 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 602 |
Tanque de combustível | 70 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 210 (limitada) |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 7,3 |
Estrada (km/l) | 9,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª (km/h) | 69,6 |
Rotação em 8ª a 120 km/h (rpm) | 1.750 |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | 4.900 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Revisão/troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
Garantia total (tempo) | 3 anos sem limite de quilometragem |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO FORD EDGE ST 2019 |
EXTERIOR |
Aplique preto na coluna das portas |
Capa dos retrovisores externos na cor da carroceria |
Defletor do teto na traseira |
Escapamento duplo integrado |
Faróis de neblina em LED |
Faróis totalmente em LED |
Lanterna traseira com luzes de LED |
Lavador e limpador do vidro traseiro |
Luzes de rodagem diurna em LED |
Maçanetas externas na cor da carroceria |
Teto solar e panorâmico |
INTERIOR |
Abertura Inteligente do porta-malas com sensor de presença |
Ajuste do banco do motorista e espelhos retrovisores externos com memória |
Ajuste eléTrico do banco do motorista e passageiro |
Ajuste elétrico de altura e distância do volante com memória |
Ajuste lombar do banco do motorista |
Ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro |
Aviso de portas abertas |
Aviso dos faróis acesos |
Banco traseiro rebatível e reclinável |
Bancos dianteiros com aquecimento e refrigerados |
Bancos revestidos parcialmente em couro * |
Bancos traseiros com aquecimento |
Bolso porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Console central com porta-objetos |
Descansa-braço central integrado ao banco traseiro |
Descansa-braço para os ocupantes dos banCos dianteiros integrado ao console central |
Desembaçador do vidro traseiro |
Iluminação do porta-luvas e porta-malas |
Luz ambiente na cor azul “Ice Blue” |
Luz de cortesia |
Para-sol do motorista e passageiro dianteiro com espelho de cortesia |
Ponto de Força 12 V (3) |
Porta óculos no console de teto |
Porta-malas com abertura e fechamento automático sem uso das mãos |
Rebatimento automático dos bancos traseiros |
Saídas de ar climatizado para o banco traseiro |
Sapatas dos pedais com acabamento em alumínio |
Soleiras das portas dianteiras com inscrição Ford Performance |
Tapetes em carpete |
Tomada de 110 V |
Vidro elétrico do motorista um-toque para subira/descida |
Vidros laterais laminados |
Volante revestido em couro |
SEGURANÇA |
Abertura das portas por código (keypad) |
Alarme antifurto |
Alças de teto (4) |
Alerta de colisão frontal com assistente de frenagem autônomo |
Assistente autônomo de detecção de pedestres |
Assistente de frenagem autônomo na cidade |
Assistente de frenagem de emergência |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Barras de laterais anti-invasivas |
Bolsas infláveis (8): frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e joelhos para motorista e passageiro |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis com projetores |
Faróis com temporizador da luz de acompanhamento |
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem |
My Key – Chave programável com funções de segurança |
Retrovisores externos com ajuste elétrico |
Retrovisores externos com aquecimento |
Retrovisores externos com repetidoras de setas |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus |
Sistema alerta pós-acidente |
Sistema antifurto Ford |
Sistema de estacionamento automático |
Sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal |
Sistema de permanência em faixa |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava elétrica das portas |
Travamento automático das portas a 15 km/h |
Travamento dos vidros traseiros pelo motorista |
TECNOLOGIA |
Acendimento automático dos faróis |
Assistência de emergência |
B&O™ Premium Sound System by Bang & Olufsen (com 12 alto-falantes) |
Câmera de ré |
Câmera frontal com visão 180º |
CD Player MP3 |
Chave com sensor de presença: acesso inteligente e partida sem chave Ford Power |
Comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar-condicionado e navegador |
Computador de bordo |
Conexão Bluetooth |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go |
Controles de áudio no volante |
Copiloto 360º |
Entrada USB |
Espelhamento de celulares de plataformas Android Auto e Apple CarPlay |
Espelho retrovisor externo esquerdo eletrocrômico |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Farol alto automático |
Limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável |
Partida do motor por controle remoto |
Rádio AM/FM |
Sensor de chuva |
Sistema de DVD no encosto de cabeça dos bancos dianteiros |
Sistema de navegação |
SYNC 3 |
Tela de LCD multifuncional configurável no painel de instrumentos |
Tela de LCD tátil multifuncional no painel central |