A Mooney International, fabricante das aeronaves Mooney, suspendeu no dia 12 de novembro último, a produção de aeronaves e demitiu todos os seus cerca de 300 funcionários de sua fábrica em Kerrville, Texas.
O controlador da empresa, o grupo chinês Soaring American Corporation declarou que a suspensão das atividades da empresa é temporária e ocorrerá apenas enquanto “não houver o reaquecimento do mercado de aviões leves”, o que torna a notícia ainda mais triste, uma vez que não existe a expectativa de incremento de demanda nesse mercado num curto prazo, aliás algo esperado pelos fabricantes desde a década de 1980!
A Mooney
A fabricante de aviões Mooney foi fundada por Albert “Al” Mooney no final da década de 1940 com a produção do modelo M18, um pequeno monoplace com motor de 65 hp mas com alto desempenho, voltado para chamar a atenção de ex.-pilotos de caça da Segunda Guerra, desejosos de voar aeronaves velozes.
A marca registrada da empresa sempre foram as aeronaves velozes, graças a seu refinamento aerodinâmico, tendo como assinatura o leme apontado para frente, característica que destaca os Mooneys de seus concorrentes.
Em 1953, a empresa lançou o quadriplace M20, modelo que através de uma série de evoluções permaneceu em produção até dia 12 ultimo, com mais de 11 mil unidades produzidas.
O grande destaque da Mooney surgiu em 1977: Partindo do modelo M20F, o engenheiro Roy LoPresti, um dos grandes nomes da engenharia aeronáutica no assunto aerodinâmica, introduziu uma série de refinamentos e limpeza aerodinâmica no modelo, criando o modelo M20J, chamado de “201”, em alusão a sua velocidade — 1 milha terrestre por hp de potência.
Dotado de um motor Lycoming IO-360 de 203 cv, a aeronave foi o grande sucesso da empresa, atingindo até 323 km/h, um número respeitável, só superado por modelos de maior potência (leia-se Beech Bonanza, com motor de 289 cv).
Entretanto, em 1982, com a crise que assolou a chamada “aviação geral” nos Estados Unidos e no mundo, a empresa viu seu declínio, passando pela mão de diversos proprietários. É dessa época também a sua maior promessa e fiasco, o modelo M20L. A aeronave seria mais um Mooney comum se não fosse o emprego do motor Porsche PFM3200, de 3,2-L e 220 hp a 5.300 rpm e que já foi alvo de matéria aqui no AUTOentusiastas.
Atualmente a empresa produzia os modelos M20U Ovation, com motor Continental IO-550 de 314 cv e o M20V Acclain Ultra, equipado com um Continental TSIO-550 biturbo e pós-arrefecido, de 284 cv, capaz de atingir mais de 430 km/h a 25 mil pés (7.620 m) de altitude.
O alto desempenho e a robusta construção dos Mooneys, entretanto, cobravam um preço, seja por ser uma aeronave de fabricação complexa, seja pela limitação no carregamento (tem limitações de peso quando abastecida totalmente com combustível ou estando com 4 pessoas), encarecendo em demasia o produto final, sendo uma aeronave de mais de US$ 800 mil, um valor alto demais para uma aeronave dessa categoria.
Agora, fica a torcida para que essa suspensão de produção seja algo temporário e que, seja por questões de mercado, seja pelo aprimoramento do produto (talvez, menos caro) volte a ser produzido.
DA