Dentro da engenharia automobilística, os carros projetados pela engenharia da Volvo sempre foram referência em termos de segurança aos ocupantes e pedestres. Desde que a Ford vendeu seu controle da Volvo para a chinesa Geely em 2010, o cenário não mudou. A marca sueca continuou investindo e inovando em segurança embarcada.
Muito do que temos hoje em dispositivos de segurança veicular podem não ter sido patenteado ou criado pela engenharia da Volvo, porém foi ela quem, pioneiramente, implementou em produção muitos desses novos conceitos e tecnologias.
Mudança de preferência
Já faz algum tempo que as peruas vêm perdendo a preferência das famílias, que têm optado pelos suves. Porém, toda vez que paro para pensar e, como agora, faço uma avaliação de um carro deste tipo, fica a certeza que ambos poderiam conviver harmonicamente no portfólio dos fabricantes.
Peruas têm o conforto de rodagem de um sedã. A estabilidade também é bem similar. Têm a versatilidade e capacidade volumétrica de porta-malas igual ou maior que a de um suve da mesma categoria. O conforto dos passageiros é garantido pelo centro de gravidade mais baixo, pela maior proximidade do solo, e pelo teto mais longo, evitando a incidência de sol na cabeça e nuca dos ocupantes do banco traseiro, como acontece na maioria dos sedãs e hatchbacks.
A Volvo V60 é uma perua familiar, com muitos itens de segurança e tecnologia embarcada. A Volvo proclama que o design do interior é escandinavo. Por dentro e por fora observam-se linhas simples, mas que ao mesmo tempo inspiram robustez e trazem um forte impacto visual por onde passa.
A V60 de primeira geração surgiu em 2011 e esta é a segunda geração, apresentada no Salão de Genebra de 2018,
Somente a versão Momentum T5 está sendo importada para o Brasil, com 10 opções de cores externas, quatro opções de acabamento interno, e apenas teto solar panorâmico e rodas de 19” são os opcionais disponíveis.
O carro avaliado contemplava esses opcionais e tem preço público sugerido de R$ 213.950.
Força e tecnologia
Se já estava entusiasmado de avaliar minha primeira perua para o AE, a animação aumentou ao saber o modelo e a motorização desta Volvo V60 T5.
O motor T5 Drive-E de 4 cilindros em linha transversal,de 1.969 cm³ tem duplo comando de válvulas com fase continuamente variável na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote em alumínio, taxa de compressão de 10,8:1 e é a gasolina somente, podendo ser a comum (preferencialmente aditivada). A injeção é direta e a aspiração é forçada por turbocompressor com interresfriador ar-ar. A potência máxima de 254 cv é alcançada a 5.500 rpm e a rotação máxima, 6.000 rpm. O torque máximo de 35,4 m·kgf aparece a partir de 1.500 rpm, ficando nesse patamar até 4.800 rpm, o que proporciona uma boa elasticidade e ótima capacidade de retomada de velocidade.
Acoplado ao motor, através de conversor de torque, temos o moderno câmbio automático Aisin AW TG-81SG de 8 marchas formadas por engrenagens epicíclicas. As trocas de marchas são feitas com muita suavidade e é difícil adivinhar em qual marcha o carro está, pois a troca é bem sutil.
O desempenho geral é bem agradável e rápido, pois atinge os 100 km/h partindo da imobilidade em 6,8 segundos e tem velocidade máxima, limitada, de 240 km/h. Apesar desse bom desempenho, o consumo de combustível declarado pela Volvo é de 12,5 km/l na estrada e 9,3 km/l no uso urbano. O sistema start/stop, que pode ser desativado, ajuda a obter esse bom resultado no ciclo de cidade. Minha média global nesta semana de uso foi de 10,8 km/l no misto de cidade/estrada, e na viagem de Campinas até à curva AE para gravação de vídeo foi de 11,4 km/l.
A experiência
A experiência começa com chave presencial, porém falta o sensor nas maçanetas externas, o que obriga a pressionar o botão de abertura das portas no controle remoto. A partida do motor é feita através de um botão giratório, em sentido horário, no console central. O ruído do motor em marcha-lenta é bem baixo e não passa nenhuma vibração indesejável para dentro da cabine.
Atrás do botão de partida há o seletor de modo de condução com três ajustes pré-definidos (Eco, Conforto, Dinâmico) e um quarto (Individual) que pode ser ajustado pelo usuário.
Através da configuração individual do modo de condução é possível escolher a curva de progressão de esforço da direção, em três níveis. Há duas curvas de resposta do pedal de freio para serem selecionadas, assim como a resposta do motor e câmbio em três níveis também (Eco, Conforto e Dinâmico).
Toda essa configuração é feita através da tela de 9 pol da central multimídia localizada no centro do painel de instrumentos. Através dessa central de configurações é possível escolher quais os sistemas de segurança estarão ativos ou não.
Smartphones Android Auto e Apple CarPlay são espelhados na tela central através de cabo e outros aplicativos podem ser instalados no carro para aumentar a experiência ao dirigir. O aplicativo de navegação, chamado Sensus Navigation Pro, já vem instalado e pode ser visualizado na tela no centro do quando de instrumentos ou na central multimídia.
O quadro de instrumentos é uma tela de 12,3 pol, personalizável que possui velocímetro e conta-giros analógicos, sendo que este se transforma em econômetro ao se selecionar o modo Eco. No centro dos mostradores há uma parte que pode ser configurada a informação a ser exibida. Da mesma maneira, os mostradores podem ser customizados em cor e adereços, conforme o gosto do motorista.
Encontrar a melhor posição para dirigir a V60 é bem fácil, pois todos os ajustes dos bancos dianteiros são elétricos, e além do convencional (inclinação do encosto, altura e longitudinal) possui ajuste de pressão na região lombar. O ajuste de altura e distância do volante é mecânico,. a alavanca está posicionada em posição de difícil alcance, e o engate dentado dificulta o travamento. Mas isso é provavelmente intencional e pode faz parte da estratégia de segurança da marca sueca, uma vez que ajuste de volante só deve ser feito o carro parado.
O conforto do banco é muito bom e apesar de não ter os ajustes adicionais encontrados na versão Inscript do irmão S60, proporciona bom apoio lateral e o apoio de coxas é adequado.
A alavanca seletora do câmbio tem as tradicionais posições PRND e para engates manuais move-se a alavanca para a esquerda, as trocas são feitas com toques longitudinais nela (sobe marcha para frente/reduz para trás). Não há borboletas atrás do volante, indicando que este item não aumenta a segurança, pois caso contrário a Volvo já as teria adotado.
Quando trafegando no modo Manual ocorre a troca de marcha em duas condições: a) no limite de rotação do motor (6.000 rpm); b) redução, quando a velocidade está muito baixa para a marcha. Caso contrário o veículo permanece na marcha selecionada, o que é muito bom para descidas de serra.
O sistema de áudio tem 10 alto-falantes que reproduzem som com muita clareza e sem distorções através de um amplificador de 170 watts. Um completo sistema de equalizador está disponível através da tela de configurações do sistema.
Assistência ao motorista
Diversos sistemas de auxílio ao motorista estão disponíveis e podem ser habilitados ou não através da tela de configurações.
O assistente de partida em aclive e declive tem uma atuação bem positiva, permitindo arrancar sem que o veículo recue ou avance, havendo dois a três segundos com carro parado para se acelerar. Já o assistente de imobilização automática nas paradas (brake hold), se permite um dirigir mais relaxado no trânsito anda e para, ao mesmo tempo exige uma pequena acelerada para o carro voltar a andar. Às vezes, dada a potência do motor, essa acelerada é excessiva e pode causar certo desconforto aos passageiros.
O controle de velocidade de cruzeiro adaptativo tem uma funcionalidade bem interessante. Ele mantém distância de 2-3 segundos do veículo à frente. Ao se acionar a seta esquerda com o intuito de mudar de faixa ou de pedir passagem ao veículo que segue à frente, começa uma aceleração lenta de retomada de velocidade. Se houver a mudança de faixa ou se o veiculo sair da frente, a velocidade já começou a ser retomada. Caso nada disso ocorra, a aceleração é cessada e o freio aplicado, voltando para a distância de 2-3 segundos.
A V60 Momentum vem equipado com um conjunto de funcionalidades que auxiliam o motorista na condução do veículo, trazendo segurança e conforto. Porém para que tudo isso funcione é necessário que as vias estejam com boa sinalização horizontal.
A função primordial é manter o carro rodando dentro da faixa de rolamento e mitigando o risco de sair da pista inadvertidamente. Através da câmera e radar posicionada no alto do para-brisa, o veículo lê essas faixas e consegue manter o veículo entre elas. O sistema é desabilitado ao se acionar a seta.
O Pilot Assist é outra funcionalidade da Volvo V60 que auxilia o motorista, e reduz o desgaste físico em viagens mais longas. Poderia ser chamado de semiautônomo de direção, pois consegue manter o carro no centro das faixas demarcadas no solo. Ao fazer uma curva de raio longo, este sistema auxilia o esterço da direção, e busca uma posição mais interna na faixa de rolagem. Por exemplo, se a curva é para a esquerda, ele faz com que o carro fique mais à esquerda, quase buscando o ponto de tangência da curva. Tudo isso autonomamente.
Se o motorista soltar o volante e deixar o carro rodar, o Pilot Assist fará as curvas, porém ao perceber que não há resistência no volante, o sistema emite um alerta sonoro e visual até que o motorista volte a assumir o comando. Sei que muitos autoentusiastas não gostam disso: não tem problema, basta desligá-lo na central de configurações.
Ao perceber que o motorista vem cambaleando muito na condução do veículo, o veículo emite uma sugestão de que está na hora de uma parada para descanso. E para ajudar o motorista a não cometer uma infração, o sistema lê os sinais de trânsito e sempre apresenta no quadro de instrumento a ultima placa de velocidade identificada.
Associado ao controle de cruzeiro adaptativo e ao Pilot Assist existe o sistema de frenagem autônoma de emergência que alerta e atua no freio do carro para evitar uma colisão ou atropelamento. Esse sistema aplica até 40% da capacidade do freio. Se for notado que é necessária uma frenagem mais intensa, é emitido um sinal sonoro para alertar o motorista a completar a manobra, seja freando ou desviando do obstáculo.
Para auxiliar nas manobras de estacionamento, além da câmera de ré, existe o alerta de tráfego transversal. É um sistema bem útil para uma perua, dado o seus 4.761 mm de comprimento e 1.850 mm de largura.
Dinâmica veicular
Lembre-se que estamos dentro de uma perua, portanto se estiver esperando por um comportamento ultraesportivo, entrou no carro errado.
A V60 tem um balanceamento muito bom entre a suspensão dianteira e a traseira, porém ao colocar um pouco mais de peso no veículo (4 pessoas) e bagagem leve no porta-malas, percebe-se uma movimentação maior da suspensão traseira.
A suspensão traseira é independente multibraço, sendo que como meio elástico ela utiliza uma lâmina de mola parabólica fabricada em resina (compósito) montada transversalmente. Suas extremidades são conectadas aos braços de controle inferiores. Essa configuração pode não ser mais barata que utilizar duas molas helicoidais, mas evita que o invólucro da suspensão “invada” o porta-malas, proporcionando um assoalho mais baixo e permitindo assim os 529 litros da V60.
Feixe de molas transversal em suspensão independente vem sendo adotado há tempo. Exemplos são vários: carro esporte inglês AC Ace que deu origem ao AC Cobra, os diminutos Fiat 500 de motor traseiro e o nosso bem conhecido DKW-Vemag. Até os Fiat 147 e primeiro Uno tinham feixe de molas transversal na suspensão traseira. Mas o exemplo mais eloquente é o Chevrolet Corvette, que há muito utiliza lâmina única transversal em compósito de fibra de vidro na eficiente suspensão traseira independente.
Na dianteira da V60, a tradicional configuração McPherson, com mola helicoidal, amortecedor pressurizado com braço de controle inferior e manga de eixo em alumínio fazem o seu papel. Barras antirrolagem são usadas nas duas suspensões para conciliar controle de rolagem com conforto de marcha.
Para frear a V60 são utilizados disco ventilados na dianteira e na traseira com pinça de freio flutuante. Através da central de configurações é possível escolher uma das duas curvas de modulação do pedal.
O contato com o solo é feito com pneus 235/40R19 Continental Premium Contact 6. A etiqueta de pressão especifica três níveis de calibragem para este pneu. Para maior conforto e velocidade de até 160 km/h deve-se utilizar 32 lb/pol². Para maior economia de combustível o recomendado é 38 lb/pol². Se for utilizar o carro em velocidade acima de 160 km/h a especificação é de 41 lb/pol². Infelizmente no Brasil, apesar de temos algumas estradas para essa extravagância, o limite mais alto é 120 km/h
Interior, conforto e versatilidade
O interior da V60 avaliada estava na configuração mais sóbria da linha, com bancos em couro preto e teto bege. Existem outras opções de interior em couro caramelo, couro marrom ou couro bege. Essas montagens deixam o interior mais alegre do que o pretinho básico e t~em restrições para algumas cores externas.
O túnel central na região do banco traseiro é muito alto, prejudicando o conforto de quem sentar no meio do banco. Estando esta posição desocupada, pode-se utilizar o excelente descansa-braço escamoteável, com direito a porta-copos e porta-objetos com tampa.
Painéis de acabamento de porta, painel de instrumento e console central são revestidos de materiais nobres com acabamento almofadado, dando conforto ao toque e requinte.
Integrado na tela da central multimídia está o controle do ar-condicionado bizona e que também possui saídas de ar climatizado para o banco traseiro. Os difusores estão bem posicionados nas colunas centrais e permitem direcionar o fluxo de ar para rosto e tórax dos ocupantes.
O teto solar panorâmico (opcional) tem uma tela fina de fechamento, o que permite a entrada de luz, sem esquentar a cabeça dos ocupantes. Associado ao forro do teto bege faz o interior parecer maior do que já é.
O porta-malas de 529 litros é quase um contêiner. Infelizmente não foi fornecida a capacidade com os encostos do banco traseiro rebatidos, mas visualmente posso afirmar que é enorme.
Segurança
Como este é um dos principais pilares da marca Volvo, os itens de segurança ativa e passiva na V60 são bem completos. Há bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina.
O sistema de proteção contra impacto lateral e o sistema de proteção contra lesões da coluna cervical (bancos) trabalham em conjunto para reduzir os ferimentos nos ocupantes em caso de acidente.
Frenagem automática contra veículos vindo na contramão é outro recurso disponível na V60 e recomendável para as vias brasileiras, visto a quantidade de estradas de mão dupla que temos.
O pré-tensionador dos cintos de segurança funciona não somente em caso de colisão, mas também em caso de frenagem de forte desaceleração. Ao aplicar o freio a 100 km/h para obter a máxima desaceleração fui surpreendido pelo tensionamento do cinto de segurança, que me manteve colado ao encosto do banco.
Conclusão
Um design exclusivo que esbanja elegância por onde passa. Um espaço acima do normal para levar confortavelmente quatro pessoas e toda a bagagem. Um trem de força de alta tecnologia e excelente potência. Um completíssimo conjunto de itens de segurança ativa e passiva. Tudo isso, aliado a um conforto ímpar para os ocupantes, torna difícil não levantar a bandeira do #savethewagons, e torcer para que o mercado e a indústria deem sobrevida a este animal em extinção.
Assista ao vídeo:
GB
FICHA TÉCNICA VOLVO V60 T5 MOMENTUM | |
MOTOR | |
Designação | B4204T26 |
Descrição | 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 16 válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, turbocarregado com interresfriador, 16 válvulas, injeção direta, gasolina mínimo 95 RON |
Diâmetro x curso (mm) | 82/93,2 |
Cilindrada (cm³) | 1.969 |
Taxa de compressão (:1) | 10,8 |
Potência máxima (cv/rpm) | 254/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 35,7/1.500 a 4.800 |
TRANSMISSÃO | |
Designação | Aisin AW RG-81SC |
Descrição | Automático epicíclico, 8 marchas, com conversor de torque |
Relações das marchas (:1) | 1ª 5,250; 2ª 3,029; 3ª 1.950; 4ª 1,457; 5ª 1,221; 6ª 1,000; 7ª 0,809; 8ª 0,673; ré 4,015 |
Relações de diferencial (:1) | 2,955 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola parabólica transversal única em compósito de fibra de vidro, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade com três níveis de ajuste |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11. |
Relação de direção(:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 3,5 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/322. |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado/302 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 8J x 19 |
Pneus | 235/40R19W (Continental Premium Contact 6) |
Estepe | T125/80R17 (temporário) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.780 |
Carga útil | 540 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | 2.000/750 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, station wagon, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,29 |
Área frontal (m²) | 2,24 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,65 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.761 |
Largura sem/com espelhos | 1.850/2.040 |
Altura | 1.427 |
Distância entre eixos | 2.872 |
Bitola dianteira/traseira | 1.610/1.610 |
Distância mínima do solo | 140 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 529 |
Tanque de combustível | 55 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 240 (limitada) |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,3 |
Estrada (km/l) () | 12,5 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª (km/h) | 61,8 |
Rotação em 8ª a 120 km/h (rpm) | 1.940 |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | 5.800 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Revisão/troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000 |
Garantia total (anos) | 2 |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS VOLVO V60 MOMENTUM |
CONECTIVIDADE |
Android Auto e Apple CarPlay |
Conexões: USB (2) , Bluetooth e Wi-Fi |
Controles do áudio no volante |
Sensus Connect – sistema de entretenimento e conectividade |
Sistema de áudio High Performance: 10 alto-falantes, 170 watts |
Sistema de navegação Sensus Navigation Pro |
CONFORTO |
Acabamento interno – Iron Ore aluminium |
Ar-condicionado digital bizona |
Banco do motorista com regulagem elétrica e memória |
Banco do passageiro com regulagem elétrica |
Bancos com revestimento em couro |
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico |
Barras de teto de alumínio |
Câmera traseira de estacionamento |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução – Drive Modes |
Descansa-braço dianteiro |
Descansa-braço traseiro escamoteável com porta-copos e porta-objetos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores elétricos com memória e retráteis |
Função start/stop |
Painel central tátil de 9″ antirreflexo |
Painel de instrumentos digital de 12,3″ personalizável |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Sistema de qualidade de ar multiativo Clean Zone |
Teto solar panorâmico elétrico |
Volante com regulagem de altura e distância |
Volante de direção revestido em couro |
SEGURANÇA |
Alarme |
Alerta de colisão frontal |
Assistente de frenagem de emergência |
Assistente de partida em aclive e declive |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Chave integrada com controle remoto |
Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de esforço |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Faróis com acendimento automático |
Faróis em LED com nivelamento automático |
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática nas paradas |
Frenagem automática com assistente de direção |
Frenagem automática contra veículos vindos na contramão |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Partida sem chave |
Pilot Assist |
Rodas de alumínio 19” Dark Diamond com pneus 235/40R19 |
Sensor de chuva |
Sistema de alerta ao condutor |
Sistema de alerta de mudança de faixa |
Sistema de proteção contra impactos laterais |
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical |
Sistema digital de leitura de placas de sinalização de limite de velocidade |
Sistema Inteligente de informação |
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas |
Travamento individual para porta-luvas e porta-malas |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque para subir/descer |
Volvo on Call |