A GM esperou o último mês do ano para completar os 11 lançamentos de 2019. A apresentação da nova motorização da Equinox veio junto com a versão Midnight do suve médio da marca americana.
A Equinox Midnight é uma versão LT com as seguintes adições: rodas aro 19” pintadas em preto igual à carroceria; grade frontal e emblemas na cor preta; máscara negra nos faróis de neblina; eliminação de vários frisos e maçanetas cromados por peças na cor preta. Essas modificações aumentam o valor da versão Midnight em 2 mil reais, frente ao valor da versão LT.
Enquanto se espera que a redução da quantidade de itens cromados possa reduzir o preço dos veículos dada a eliminação dos custos desse tipo de acabamento, na linha GM isso não acontece. As versões Midnight, com predominância da cor preta, tem preço público superior à versão similar com cromados.
Os preços são:
Equinox LT 1,5 turbo; automático 6 marchas – R$ 129.990
Equinox Midnight 1,5 turbo; automático 6 marchas – R$ 131.990
Equinox Premier 1,5 turbo AWD; automático 6 marchas – R$ 154.990
Equinox Premier 2,0 turbo AWD; automático 9 marchas – R$ 162.990
Novo motor e câmbio automático
O motor 2-L turbo com câmbio automático epicíclico de 9 marchas segue sendo oferecido apenas na versão Premier. A novidade da linha 2020 é a introdução do motor 1,5-L turbo a gasolina de 4 cilindros em linha, 16 válvulas com duplo comando e variação de fase na admissão e escapamento. Este motor entrega a potência de 172 cv e torque de 27,8 m·kgf. O câmbio é o automático epicíclico GF6 de 6 marchas, utilizado em outros modelos da linha GM, e com as relações de marcha ajustadas para o peso e dimensão de pneus deste suve.
Segundo o fabricante, o 0-100 km/h desta nova versão é de 9,2 segundos, contra 7,6 segundos da versão 2,0 turbo. O consumo de combustível declarado é de 11,7 km/l em estrada e 9,5 km/l, em uso urbano.
As versões LT e Midnight terão exclusivamente tração dianteira, enquanto a versão Premier, tanto com motor 1,5-L quanto 2-L são dotados de tração AWD comandada através de um interruptor no console central.
Versão LT
O motor 2-l turbo deixa de ser oferecido na versão LT que passa a ter exclusivamente o novo motor 1,5-L com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira.
Apesar de ser uma versão de entrada, já é bem equipada com acabamento dos bancos em couro, ar-condicionado bizona, chave presencial, faróis em xenônio com luz de rodagem diurna (DRL) em LED, MyLink com tela de 8″ e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, o que é muito útil dado o tamanho do veículo (4.652 mm).
Versão Premier
Esta versão será oferecida com as duas opções de motor e câmbio, e oferece itens adicionais de conforto e segurança para os ocupantes em relação à LT.
Conforto: abertura sensorial do porta-malas; assistente de estacionamento automático; carregador sem fio para telefone celular; som premium Bose; teto solar panorâmico; partida remota; banco do motorista com memória de ajustes.
Segurança: alerta de colisão frontal com frenagem ativa; alerta de detecção de pedestres com frenagem ativa; alerta de ponto cego; alerta de movimentação traseira; assistente de permanência na faixa ativo; rodas aro 19”; tração integral AWD.
Senti a falta do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo neste carro que é o topo da gama de produtos da GM, visto que alguns concorrentes já tem essa funcionalidade incorporada em carros de menor valor.
Desempenho e conforto ao dirigir
Sempre achei que o motor 2,0 na Equinox era um pouco a mais do que o necessário para um veículo com suas características. O carro tinha um desempenho acima dos seus competidores diretos, mas isso acabava trazendo maior custo de aquisição e de condução, visto que o consumo de combustível acabava pagando a conta do desempenho.
O desempenho geral deste novo pacote de motor-câmbio para o suve de 1.551 kg na versão LT /Midnight e 1.673 kg na Premier deixou o carro agradável de dirigir sem perder a esportividade.
Segundo informações levantadas, as calibrações de motor, câmbio e suspensão deste modelo foram feitas pela engenharia global da GM, através de sua sede em Warren, estado de Michigan, EUA e no México, de onde o carro é produzido.
A participação de engenheiros brasileiros no projeto é mínima, o que demonstra que a GM já está preparada para trabalhar com este novo cenário, dispensando um grande quadro de engenheiros por aqui — que é uma pena e uma perda para o futuro da engenharia automobilística do país.
O conforto de rodagem, nos diversos tipos de piso que a pista de teste da GM em Indaiatuba, SP oferece, onde o carro foi apresentado, é muito bom. O nível de aspereza e ruído de rodagem não incomodam os ocupantes, assim como o ruído e vibrações do motor agradam até os mais críticos. A rolagem da carroceria em curvas é muito bem controlada pelo ajuste da suspensão McPherson na dianteira e multibraço, na traseira.
Apesar de ser um carro com porte para acomodar cinco pessoas com conforto mais bagagens, os comandos são leves na sua operação. No sistema de direção nota-se uma diferença de esforço entre o modelo de tração dianteira e o AWD. O mesmo acontece com o diâmetro de giro que no AWD é ligeiramente maior, sem comprometer sua utilização em todas condições.
Mercado
Segundo Rodrigo Fioco, diretor de marketing do produto da GM, 67% das vendas de suves médios estão concentrados em modelos de até 180 cv com preço público entre R$ 100 mil e R$ 170 mil, portanto estas novas configurações com motor 1,5-l pretendem entrar nessa briga.
A participação de vendas dos suves no mercado brasileiro vem crescendo ano a ano, na mesma escalada que acontece em outros mercados. Em 2018 esse modelo foi responsável por 19,7% tendo crescido dos 7,3% que representava em 2013.
Fica a pergunta: o crescimento é porque um número maior de modelos de suve tem sido oferecido ou se realmente um suve é o desejo do consumidor ? Pelo sim ou pelo não, a GM aposta em novos lançamentos de suves para 2020. Segundo o fabricante, sete novos modelos serão lançados no próximo ano, e a maior parte deles será suve. Segundo o presidente da GM Mercosul, o argentino Carlos Zarlenga, “2020 será o ano dos suves para a GM”. A conferir!
GB