A nova versão GTS do Polo foi apresentada anteontem e ontem (22 e 23) em Mogi Guaçu, SP com teste para primeira impressões em rodovias da região e no Autódromo Velo Città
O veículo já está disponível na rede de concessionárias da marca por R$ 99.470 em versão única e com apenas um item opcional, o sistema de som Beats por R$ 2.400. Seis cores são oferecidas, sendo três de base sólida (preto Ninja, branco Cristal e vermelho Tornado) e três metálicas (prata Sirius, azul Biscay e cinza Platinum), as três últimas ao custo adicional de R$ 1.570.
O presidente da VW, o argentino Pablo Di Si, apresentou os resultados que a fabricante vem alcançando nos últimos anos sob o slogan de Nova VW. Chama a atenção o resultado global de venda de veículos que caiu 4% em 2019, porém a VW conseguiu um crescimento de 0,5%, sendo este resultado creditado ao crescimento de 3,7% nas vendas na região da América do Sul.
Segundo Pablo Di Si, a VW o processo de digitalização da VW fez com que a quantidade de protótipos físicos fosse diminuída em 60%, levando vários trabalhos de engenharia para os computadores e agilizando o desenvolvimento de novos produtos.
Na linha dos novos produtos foi adiantado que após o Polo GTS a VW irá apresentar o Virtus GTS em fevereiro e ainda no primeiro semestre virá o Nivus, chamado de New Urban Vehicle (Novo Veículo Urbano), um T-Cross cupê100% desenvolvido por engenheiros da região e com uma nova conectividade desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro. A conferi !
Trem de força
O motor do Polo GTS é o já conhecido EA-211 250 TSI, 1,4-L de 4 cilindros turbo, flex, 150 cv entre 4.500 e 6.000 rpm, e 25,5 m·kgf entre 1.400 e 4.000 rpm (indiferente se com gasolina ou álcool), também utilizado no T-Cross, Jetta e Tiguan, com 16 válvulas e duplo comando com variação de fase na admissão e escapamento; a injeção é direta, dispensando assim qualquer sistema de pré-aquecimento do álcool nas partidas com temperatura ambiente inferior a 18 ºC.
A única opção de câmbio é o automático epicíclico de 6 marchas AQ250-F do fornecedor Aisin com conversor de torque. A rotação de estol é de 2.300 rpm, e a estratégia de bloqueio não foi divulgada por. José Loureiro, gerente executivo da Engenharia de Produto da VW, presente ao evento. Pela alavanca seletora é possível selecionar Drive ou Sport, além de permitir trocas manuais pela própria alavanca ou pela as borboletas no volante.
Até atingir rotações médias o nível de ruído e vibrações dentro da cabine pode ser elogiado. Porém, acima de 4.800 rpm nota-se um rosnado de média frequência, crescente com a rotação alcançando um nível incômodo acima de 5.500 rpm.
Três modos de condução estão disponíveis para ser ajustado através da central multifuncional (ECO, Normal e Sport). Quando ativado o modo de condução Sport, os parâmetros de curva do pedal do acelerador, esforço de direção, rotação de troca de marchas e ruído do motor são alterados. O ruído de motor mais esportivo é emulado através de um sistema instalado sob o painel de instrumento que utiliza a chapa corta-fogo dianteira e o para-brisa para reverberar o som de escapamento esportivo para dentro da cabine. As características de desempenho ficam inalteradas com este ronco que tem boa qualidade sonora.
Visual esportivo
O apelo esportivo está presente primeiramente no trem motriz e vem acompanhado de detalhes visuais por todos os lados e no interior. As rodas de 17” são escurecidas com face diamantada onde estão montados pneus 205/50R17V. Os bancos têm um desenho moderno com combinação de materiais distintos na forração e proporcionam boa retenção lateral.
O volante multifuncional revestido em couro tem costura na cor vermelha, mesma estratégia de cor utilizada nos bancos. Molduras dos difusores de ar, moldura da alavanca de câmbio, grafismo de quadro de instrumento e comandos do ar condicionado eletrônico seguem no mesmo estilo.
Externamente a VW removeu o nome Polo do carro e deixou apenas os emblemas GTS estampados na tampa traseira, laterais e grade frontal. Nem mesmo o emblema 250 TSI é utilizado para identificar a motorização — o torque em newtons·metro — do veículo.
Continuam a faltar as alças de teto, uma falha lamentável.
Faróis em LED juntamente com grade do radiador tipo colmeia trazem uma identidade diferenciada à frente do GTS, com filete na cor vermelha interliga os faróis. Os conjuntos óticos traseiros são em LED e apresentam um grafismo exclusivo do modelo.
Complementando o visual esportivo nota-se a saída dupla do escapamento com ponteiras cromadas. Olhando por baixo do carro pude comprovar que esta saída é funcional. Segundo a engenharia da VW, o conjunto do escapamento, apesar de ter mesmo diâmetro de outros modelos da linha, apresenta menor contrapressão dos gases queimados. Fica a dúvida de porquê os mesmos potência e torque dos outros motores 250 TSI.
Interatividade
O quadro de instrumento e a central multifuncional ao centro do painel são telas em TFT (Thin Film Transistor – Transístor de Película Fina, na verdade um tipo de LCD, sigla em inglês de mostrador de cristal líquido — onde os pontos são controlados individualmente em cor, brilho e nitidez) de excelente visibilidade e trazem uma gama bem ampla de informações.
Em uma das telas encontra-se três instrumentos de informações de desempenho do veículo. São apresentados: potência do motor em kW (quilowatt); pressão do turbo em bar; acelerações lateral e longitudinal em g (a potência do motor em quilowatts é de 110 kW).
É estranho ver o marcador de pressão de turbo indicando 0,4 bar de pressão em marcha-lenta e pressão máxima observada de 2,3 bar. A engenharia da VW esclareceu que o valor apresentado é o valor absoluto, ou seja, soma-se a pressão atmosférica, que em Mogi Guaçu é de cerca de 0,9 bar. Portanto ao ler 0,4, na verdade temos uma depressão (vácuo) de 0,5 bar. O mesmo ocorre quando atinge 2,3 bar, a pressão real do turbo seria de 1,4 bar.
Android Auto e Apple CarPlay e Android Auto estão disponíveis na central multimídia que também oferece navegador com mapas integrados. Há a possibilidade de exibir o mapa para o centro do quadro de instrumentos, facilitando ainda mais a navegação. Este recurso foi utilizado durante o teste drive pelas rodovias.
Chave presencial, sistema Start&Stop para maior economia de combustível com possibilidade de desligamento, saída de ar climatizado para banco traseiro, detector de fadiga, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, e assistente de partida em rampa são alguns dos itens adicionais que equipam o novo Polo GTS.
Chassi
Dinamicamente o esportivo é bem ajustado. A suspensão tem bom compromisso de conforto versus estabilidade, com preferência para o conforto de rodagem em pisos irregulares. A direção eletroassistida possui duas calibrações de progressão de esforço (Normal e Sport), ótima resposta e centragem bem definida.
Segundo Loureiro, a barra antirrolagem dianteira teve o diâmetro aumentado em 1 mm em relação ao Polo Comfortline e o eixo de torção traseiro tem maior rigidez, dispensando assim a utilização da barra na traseira. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados têm calibração específica para a versão.
O test drive em estradas da região teve uma quilometragem maior e com boa liberdade para avaliações. Já o teste drive no autódromo teve a limitação de seguir um carro-madrinha numa minúscula variante do circuito do autódromo Velo Città, com cinco curvas de baixa em pouco mais de mil metros. Portanto, impossível verificar todos os limites de estabilidade e desempenho do novo GTS.
O lado bom da avaliação na pista foi a oportunidade de dirigir pela manhã com piso seco e à tarde com piso molhado. Na condição de piso molhado as tendências direcionais ficam mais evidentes, sendo possível notar a calibração para subesterçante do veículo. O controle de estabilidade com sistema de bloqueio eletrônico do diferencial com vetoração de torque, faz bem o seu papel de conferir precisão às entradas de curva, freando seletivamente as rodas internas às curvas, sem ser muito intrusivo ou incômodo ao motorista.
Desempenho e consumo
A VW declara 0-100 km/h em 8,4 segundos com velocidade máxima de 207 km/h. A distância de parada 100-0 km/h em 38,4 m obtida pelos freios a disco nas quatro rodas é boa, considerando que o carro pesa 1.214 kg em ordem de marcha. Para ajudar no bom desempenho do sistema de freio, o servofreio é a vácuo produzido por bomba específica, evitando maior esforço de pedal em condições extremas de baixo vácuo no coletor de admissão.
O consumo de combustível declarado é de 11,0/7,5 km/l na cidade e 13,7/9,6 km/l, em estrada. Durante o test drive em estrada obtive a média de 10,8 km/l em um trecho de 41 km, dirigindo sem preocupação com consumo, e o carro estava abastecido com gasolina, como é o padrão da VW para carros de teste de imprensa.
Bom retorno ao GTS
A sigla GTS foi utilizada pela VW nos anos 80 até 1994 nos icônicos Passat GTS Pointer e Gol GTS, que sempre foram os sonhos dos meninos daquela época. E é justamente esse público, predominantemente masculino (91%), com idade entre 35-49 anos e renda acima de R$ 15.000/mês que a VW quer atingir para lograr vender cerca de 150-200 GTS por mês.
GB
FICHA TÉCNICA POLO GTS 2020 | |
MOTOR | |
Designação | EA211 R4 250 TSI |
Descrição | 4-cilndros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase cna admissão e escapamento. 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico para compensação automática da folga de válvula, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 80 |
Cilindrada (cm³) | 1.395 |
Pressão de supecarregamento | 1,4 bar |
Taxa de compressão | 10 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 150/150/4.500~6.000 |
Torque máximo (m·kgf, G/A) | 25,5/3.800 // 25,5/1.400-4.000 |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
Rotação de corte, limpo | n.a. |
Comprimento de biela (mm) | 140 |
Relação r/l | 0,272 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo Aisin AQ 250-F com câmbio automático epicíclico de 6 marchas mais ré, conversor de torque, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª. 4,459; 2ª. 2,508:1; 3ª. 1,556:1; 4ª.1,142:1; 5ª 0,851:1; 6ª 0.672; ré 3,185:1 |
Relação do diferencial (:1) | 3,234 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo por bomba, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/230 |
De estacionamento | Mecânico por cabos, ação nas rodas traseiras |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,1 entre guias/10,6 entre paredes |
Relação de direção média (:1) | 14,8 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5Jx17 |
Pneus | 205/50R17 |
Estepe | Temporário de seção estreita |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.214 |
Peso bruto total | 1.640 |
Carga útil | 426 |
Peso máximo rebocável com/sem freio | 400 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.068 |
Largura sem / com espelhos | 1.751/1.964 |
Altura | 1.477 |
Distância entre eixos | 2.564 |
Bitola dianteira/traseira | 1.503/1.484 |
Distância mínima do solo | n.d. |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal (m²) | 2,07 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 300 |
Tanque de combustível | 52 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 207/207 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 8,4/8,4 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |
Cidade (km/l, G/A) | 11,0/ 7,5 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,7/9,6 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v1000 (rpm, 6 (km/h) | 53,6 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.240 |
Rotação à velocidade máxima. 5ª (rpm) | 4.900 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos integral, 6 anos para perfuração de chapa |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km//meses) | 10.000/12 |
Troca de óleo do motor (km/meses) | 10.000/12 |
Óleo do câmbio (km/meses) | Não requer troca |
EQUIPAMENTOS DO POLO GTS 2020 |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor |
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida e subida |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Ajuste elétrico dos espelho externos, direito abaixa orientação ao engatar ré |
Alarme com controle remoto |
Alarme sonoro de faróis ligados |
Alarme sonoro e visual de cintos dianteiros desatados |
Alerta de frenagem de emergência por luzes de feio piscantes |
Antena de teto Diversity tubarão |
Apoios de cabeça ajustáveis em altura no banco traseiro (3) |
Ar-condicionado digital Climatronic com filtro de poeira e pólen |
Assistente de partida em aclive |
Bancos dianteiros esportivos com inscrição GTS |
Bloqueio eletrônico do diferencial com vetoração por torque |
Bossas infláveis dianteiras (obrigatórias), laterais e de cortina |
Câmbio automático de 6 marchas |
Câmera de ré |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador |
Cintos traseiros de segurança traseiros três pontos (3) |
Colunas centrais e traseiras externas com aplique preto brilhante |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração |
Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB |
Detector de fadiga |
Direção eletroassistida |
Encosto do banco traseiro bipartido |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Faróis com função de aproximação e afastamento do veículo |
Faróis de neblina com função de luz de curva estática |
Faróis principais de LED |
Grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Instrumento combinado digital (Active Info Display) |
I-System com Eco Comfort e computador de bordo |
Lanternas traseiras escurecidas |
Luz de cortesia dianteira e traseira |
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina |
Maçanetas das portas e espelhos retrovisores em preto |
Manopla da alavanca seletora de câmbio em couro |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Palhetas do limpador de para-brisa com desenho aerodinâmico |
Para-choque esportivo GTS |
Para-sóis com espelhos e iluminação |
Porta-luvas refrigerado |
Porta-óculos no console central de teto |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Quatro alto-falantes e dois tweeters |
Revestimento dos bancos em tecido preto (Titânio_ |
Rodas de liga de alumínio de 17 polegadas com pneus 205/50 R17 |
Seleção do perfil de condução Normal / Esporte / Eco / Individual) |
Sensores de chuva e crepuscular |
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros |
Sistema de frenagem automática pós colisão |
Sistema de infotenmento “Discover Media” com App-Connect, navegador e comando de voz |
Sistema desliga/liga motor nas paradas (Start/Stop) |
Sobretapetes |
Tomada de 12 V no console central |
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e portinhola do tanque de combustível |
Volante multifuncional em couro com borboletas de troca de marcha |