Em todos esses anos debruçado em análises de números de produção e vendas, criei algumas leis. Denominei-as como leis do senhor mercado. Alguns podem chamar de crenças, mas crenças, em geral, não estão fundamentadas em fatos.
Uma delas é que todo dezembro forte é seguido de janeiro fraco. Há uma explicação lógica para isso. Os concessionários e as turmas de vendas das fábricas se esforçam para fechar toda oportunidade que tiverem pela frente. Há também aquelas vendas ‘forçadas’ que todos conhecemos. Aí vêm as festas de fim de ano, férias escolares, contas e o resultado é que os clientes rareiam nas lojas no primeiro mês do ano.
Depois do melhor dezembro dos últimos cinco anos, a ressaca veio para valer no setor em janeiro. A queda em emplacamentos diários de automóveis e comerciais leves foi de 30%. Porém, se compararmos janeiro de 2020 com o do ano passado, são -3,4%. Não foi um desastre. Nada que vá afetar o planejamento de que teremos mais um ano de crescimento de quase dois dígitos.
Na apresentação da Anfavea aos jornalistas, no último dia 6, Luiz Carlos Moraes, seu presidente, manteve o tom otimista e mostrou as projeções para o ano seguem inalteradas e vendas devem crescer 9,4%.
Notamos também que as vendas diretas tiveram um refresco, o que é normal neste mês. Sua participação das vendas totais foi de 38,6%, contra 45,7% que foi o número médio do ano passado. Em janeiro até as locadoras aliviaram.
RANKING DO MÊS
A Chevrolet manteve sua liderança com 35.080 licenciamentos e, mesmo com vendas 3% inferiores a mesmo mês de ‘19, ampliou a sua participação para 19%. Quem ajudou foi o sucesso do Onix Plus. A VW veio em segundo, com 29.482 e foi a única das grandes que cresceu no mesmo janeiro comparado. Fiat em terceiro, com 25.867.
O Onix novo vem ampliando a sua liderança no segmento e fechou janeiro com incríveis 24,4% de participação no segmento compacto e licenciamento de 17.463 unidades. Nesse segmento não são esperados novos lançamentos para este ano, portanto espera-se a Chevrolet siga nadando de braçada. Por mais que aprecie as qualidades do Onix, assim como seus proprietários, sabemos uma hegemonia prolongada enfraquece a concorrência, o que acabaria tolhendo as opções futuras dos consumidores.
Por outro lado, trazer ao mercado um produto como o Onix Plus e a resposta que a Chevrolet teve nas vendas, tornando-o o segundo modelo mais vendido, nos mostra que nem só de suves vive o mercado.
Nos comerciais leves o predomínio é da Fiat, com os modelos Strada e Toro, que venderam respectivamente 5.419 e 5.300 unidades. A compacta terá grande renovação no mês que vem, que pode reforçar ainda mais essa hegemonia da marca italiana. Porém, ao contrário do segmento de compactos, a VW vem aí com novo modelo para brigar com a Toro. Mais concorrentes sempre é melhor para nós consumidores.
Até mês que vem!
MAS