Bom, me chamo Felipe Assumpção, tenho 34 anos, moro em Canoas, RS e sou consultor comercial/técnico na área de automação. Esta matéria é para contar a história de um carro que tive momentaneamente em 2010 e que era um sonho de infância. Trata-se de um Mondeo Ghia V-6 ano-modelo 1999, de cor preta, número de série final 32192.
Desde os primórdios da internet sempre fui admirador de carros Ford (também por causa do primeiro carro do meu pai, que foi um Escort 1,8 GL – sim, com motor VW), que depois foi trocado por um Escort do modelo Zetec ano 1998. Também era membro assíduo do fórum Zetec Club, que tinham muitos Ford e o tal do modelo V-6 da linha Mondeo. O carro era lindo, tinha motor forte, aerofólio, acabamentos que imitavam madeira no painel, ar digital, banco com aquecimento, teto solar, tinha tudo e um preço acessível.
O ano era 2010 e eu como faço até hoje, estava navegando no site WebMotors olhando os carros, fiz uma busca do Mondeo V-6 e vi um exemplar bem vistoso por fotos, com uma quilometragem um pouco alta em uma loja em Itu, SP chamada MM de Itu Veículos (essa loja fica quase em frente a sede da Kia do Brasil). O preço era muito bom, era um sábado e segunda-feira entrei em contato com a empresa por telefone pedindo informações sobre o carro. A história do carro era a seguinte, esse Mondeo foi desde zero-km de um dono somente, e estava no nome da empresa Jacuzzi do Brasil Indústria e Comércio, sim, aquela famosa por fabricar banheiras de hidromassagem. Este carro serviu por muitos anos como carro de diretoria. Foi comprado 0-km em 2000 na extinta concessionária Ford Taperá em Itu, SP.
Vamos aos seus defeitos. Estava com a pintura do teto e aerofólio queimadas (o carro ficou toda a sua vida ao tempo) e os bancos de couro estavam ressecados. Mecanicamente estava tudo OK (na verdade tinha dois defeitos que vieram a aparecer depois e que eu conto mais adiante), Por fotos os detalhes importantes dele estavam no lugar (emblemas V-6 nos para-lamas dianteiros, emblemas traseiros, defletor do para-choque, calotinhas das rodas, manuais, chave-reserva, etc.).
Fiz uma pesquisa da placa do carro para verificar restrições judiciais e tudo estava OK. Batido o martelo com o preço, negociamos que eles levariam o carro, por conta da loja, de plataforma até a Ponte da Casa Verde em São Paulo, onde ficam estacionadas muitas cegonhas que trazem carros para o Rio Grande do Sul. Fiz a TED e foi combinado com uma empresa de transporte para me trazer o carro. Era uma quinta-feira na parte da tarde. Sexta-feira o carro chegou e era exatamente o que eu havia visto por fotos, muito alinhado e bem cuidado (sim, comprei o carro por foto, mas não recomendo a quem não tem conhecimento).
.O carro era fantástico, lindo por dentro e por fora, confortável, estava bem justo e com todos os opcionais funcionando, rádio original, palhetas originais Ford. Junto com o carro acompanharam os manuais, folders de época e o mais impressionante, todas as revisões do carro estavam carimbadas no manual, feitas na concessionária Ford Felivel em Sorocaba, SP. Junto aos manuais estava a nota fiscal de venda da Jacuzzi, como operação de “venda de ativo fixo” CFOP 5551.
O motor V-6 tinha uma suavidade de funcionamento admirável, nem de longe parecia estar com 166.500 km, Como acelerava! Não importava em que marcha estivesse no câmbio automático.
Este carro no tempo que ficou em minha propriedade teve dois defeitos, o qual relato a seguir. O primeiro era um defeito crônico de alternador da linha V-6, que fica atrás do motor. E não adianta colocar um alternador novo que o defeito volta a acontecer. É necessário, além do conserto do alternador ou a sua troca, um jumper em dos pinos do regulador de voltagem com o polo positivo da bateria, inclusive existe um boletim da Ford com recall número 025-06.
Outro defeito que o carro apresentou foi em sua bomba d’água (aceitável pela quilometragem que o carro tinha). Foi engraçada essa situação porque uma vez estava a trabalho em Caxias do Sul e resolvi passar na concessionária Florauto para perguntar se tinha a peça, e para minha surpresa tinham para pronta entrega: não pensei duas vezes e arrematei a peça.
A foto abaixo foi tirada com outro V-6, esse ano 2000 na cor azul, de um amigo que mora na cidade próxima a minha, chamada São Leopoldo. Ele ficou uns bons anos com esse veículo.
Bom, vocês devem estar se perguntando onde está o carro atualmente. No fim de 2010, com o falecimento do meu pai acabei perdendo o gosto por ter um segundo carro (tinha um Palio 2002 Série 25 Anos como carro de uso diário) e o dei na troca junto com o Palio em um carro zero-km. Depois esse carro ficou com um proprietário alguns anos, de nome Amarildo que era caminhoneiro e morava em São Leopoldo. Alguns anos depois olhando o site de compras OLX, olhem quem eu encontro:
Pensei duas vezes em comprá-lo novamente, mas no final acabei desistindo. Hoje ele está em uma cidade chamada Vila Nova do Sul, RS, mas não tenho dados do proprietário.
Por que no início informei o número de série desse exemplar? Porque novamente navegando no OLX e de posse do Aplicativo Sinesp Cidadão, sim, achei o “irmão de chassis” do meu EX-V-6, na mesma cor e configuração:
Tenho planos de ter outro V-6 na garagem, mas tenho outros planos no curto/médio prazo, mas ele segue na lista de desejos.
Assim se encerra essa história de um carro que ficou pouco tempo em minha garagem — não chegou a um ano — mas que me trouxe muita satisfação.
Forte abraço a todos.
Felipe Assumpção
Canoas, RS
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