A Ford acaba de revelar em apresentação virtual (ontem, 13/7), nos Estados Unidos, o Novo Bronco, que renasce como marca depois de descontinuado em 1996 como um modelo da fabricantes, depois de 30 anos de sucesso (começou a ser produzido em 1966), de deixar uma marca forte, uma legião de fãs e a imagem de um veículo sempre apto para boas aventuras.
Pois bem, ele renasce, certamente, para elevar (e muito) o nível de competição dos veículos com grande vocação off-road e, claramente, seu grande rival (e alvo) será o Jeep Wrangler que, de certa maneira, “reinou” sozinho no mercado de “high adventure” no mercado americano nos últimos anos.
Antes de continuar a ler, assista ao vídeo de 11 minutos ou, se preferir, faça-o depois:
Com o lema “Built Wild”, em tradução livre algo com “feito com jeito selvagem”, o vídeo de apresentação acima, com belas imagens e a clara mensagem de aventura, de liberdade e de buscar lugares isolados, inóspitos onde os cartógrafos ainda não foram ou estiveram, traz uma clara alusão ao fato do Novo Bronco ter sido pensado para ter a resistências das picapes série “F” (sucesso absoluto no mercado americano, sendo o carro chefe a F-150) e o “espírito” de um Mustang no que diz respeito ao desempenho.
E a considerar pelo o que foi apresentado vai elevar, também, os atributos de capacidade off-road, de superação de obstáculos, de versatilidade e sensação de liberdade, incluindo uma vasta gama de acessórios e uma gama de versões para atender públicos diversos. E, certamente, mira de frente com o Jeep Wrangler no conceito, na forma, nos atributos, na versatilidade, na mensagem, no posicionamento e na conquista de clientes — mas, claro, o Bronco ainda precisa atestar sua capacidade e, pensando no mercado americano, conquistar uma legião de fãs que gostam de customizar seus carros (tanto em estética quanto em termos funcionais para maior capacidade) e hoje dispõem de um mercado de acessórios que permite, literalmente, montar o seu Wrangler com você bem queira. E isso, claro, é algo que toma tempo.
Ele foi apresentado em três modelos (e diversas versões, como é comum no mercado americano): Bronco 2-portas, Bronco 4-portas e Bronco Sport (para fazer uma comparação e ficar na concorrência com a Jeep, seria o equivalente ao Wrangler 2 portas, Wrangler Unlimited 4-portas e Cherokee). E o fato aqui é que ele ressurge muito bem pensado, com muito estilo e personalidade, altíssima capacidade off-road e com conteúdo atualizado e incrementado, como veremos à frente.
Nessa matéria, como o meu foco maior sempre são as aplicações mais voltados para a utilização off-road, vou me deter aos modelos Bronco, dando ao final rápidas informações sobre o Bronco Sport — este que mira em modelos como o Jeep Compass, Jeep Cherokee e outros suves dessa mesma categoria e porte.
NOTA: todas as informações daqui para a frente variam bastante entre as diversas versões disponíveis. Então, as especificações e conteúdos variam bastante e, para efeito da informação, aqui forneço as maiores e mais importantes o que, certamente, nem sempre corresponderá às versões de entrada.
Um dos atributos muito legais do Novo Bronco são os painéis removíveis (portas e teto), como acontece no Jeep Wrangler. Uma vantagem (que pode parecer pequena, mas é bem relevante) é que o Bronco ao retirar as portas mantém seus retrovisores fixos, o que não acontece no Wrangler que quando tem suas portas retiradas, acaba perdendo os retrovisores, que ficam fixos nas portas. No mercado americano existem kits para resolver esse problema. Mas, nada como isso já estar resolvido de forma “original”.
O Novo Bronco adota uma solução de suspensões independente na dianteira (com barra antirrolagem desconectável com acionamento eletrônico — recurso que permite maior articulação da suspensão em situação off-road), e eixo rígido na traseira, tendo até 295 mm de vão livre, suspensões de grande articulação, sistema HOSS (sigla em inglês para sistema de estabilidade off-road de alto desempenho), amortecedores Bilstein, possibilidade de pneus com até 35″/889 mm de diâmetro (como comparação, o maior tamanho de pneu disponível para o Jeep Wrangler em condições originais é de 33″/838) e rodas com Beadlock (sistema que trava o talão do pneu na roda para não destalonar quando usado com baixas pressões para aumentar a aderência).
Nos recursos de tração 4×4 sempre do tipo Part-Time (temporária, mas, com opção de atuação sob demanda — modo 4×4 A, que conecta e desconecta a tração dianteira conforme haja necessidade, ou seja, falta de aderência e tração), possui 4×4 High e 4×4 Low (reduzida – que na opção com câmbio manual pode chegar a uma redução total de 94,75:1 — o que é muita redução e representa muita capacidade de superação de obstáculos e controle), sistema de seletor de terrenos que pode chegar até 8 tipos de terrenos no sistema GOAT (Goes Over Any-Type Terrain, passa em qualquer tipo de tererno), controle eletrônico de tração e bloqueio eletrônico dos diferencias dianteiro e traseiro.
Na esfera das inovações e conveniências eletrônicas para o uso off-road, além do seletor de terrenos a Ford traz novidades:
– Trail Control – controle de trilha, um “piloto automático” que mantém a velocidade constante do veículo em condições off-road, controlando aceleração e frenagem, permitindo que o piloto se concentre nas dificuldades do terreno (esse é um recurso que já existe em concorrentes como a Land Rover e Jeep);
– Trail Turn Assist – assistente de curva em trilha: para mim novidade (posso estar enganado, vale conferir) bastante interessante, que permite diminuir o raio de giro e “manobra” do veículo em condições off-road, freando a roda traseira interna da curva; parece bastante interessante e pode ser muito útil (mesmo princípio do tratores de esteira e tanques de guerra para fazerem curva, aplicaro freio na esteira interna à curva;
– Trail 1-Pedal – um pedal nas trilhas: parece bastante interessante também, permitindo que em muito baixas velocidades e terrenos muito difíceis, com o simples aliviar do acelerador o freio já seja acionado, imobilizando o veículo; especialmente útil em subidas de erosões e pedras, é muito comum que você possa querer usar os dois pés (um para o freio e outro para o acelerador), justamente para ter um controle mais fino e rápido; essa tecnologia vem ajudar com esse tipo de situação (solução comum nos carros elétricos, com a diferença de que em vez de serem aplicados freios o motor elétrico passa a gerar corrente intensa e com isso freia o veículo).
Com ângulos e geometria off-road bem generosos e adequados para uma verdadeira aventura off-road, mas que variam bastante entre as versões (incluindo tamanho de pneus), seus maiores ângulos são:
– Ângulo de entrada – até 43,4º
– Ângulo de saída – até 37,2º
– Ângulo central – até 29,1º na versão 2-portas (entre-eixos de 2.540 mm ou 100″) e até 27,2º na versão 4-portas (entre-eixos de 2.946 mm ou 116″)
– Capacidade de submersão: até 850 mm
– Capacidade máxima de reboque: até 3.500 kg (reboque com freios)
Os interessados poderão escolher entre duas opções de motor (sempre a gasolina) e duas opções de câmbio, com algumas possíveis configurações entre si:
– 2,3-L EcoBoost, 4 cilindros em linha turbocarregado e injeção direta, 274 cv e 42,8 m·kgf, que pode ser acoplado a câmbio manual de 7 marchas (6+1 reduzida, chamada crawler gear, marcha de força.) ou câmbio automático epicíclico de 10 marchas;
– 2,7-L EcoBoost, V-6 turbocarregado e injeção direta, 314 cv e 55,3 m·kgf, acoplado somente a câmbio automático epicíclico de 10 marchas.
Bonito e de porte adequado para o que se propõem, construído com materiais laváveis e resistentes (segundo a Ford), o Novo Bronco tem direção eletroassistida, painel de instrumentos com tela central de 8″, novo sistema de infotenimento Sync4 com tela de 8″ e novos recursos de navegação, integração e suportes para câmeras do tipo “Action” que registra, por exemplo, as inclinações do caminho, e para-choque dianteiro modular que permite a instalação de guinchos.
Certamente, com 4,74 m de comprimento no modelo 4-portas (4,41 m com 2 portas), 2,01 m de largura (sem retrovisores), 2 m de altura e uma paleta de cores vivas e interessantes, o Novo Bronco será vistoso e visível nas ruas — e trilhas — dos Estados Unidos e, tomara, conforme os primeiros rumores sugerem, também no Brasil, embora, consultada, nada tenha sido declarado oficialmente pela Ford. Sempre é para se comemorar quando aumentam as opções de veículos “puramente” off-road no mercado, que permitam que seus felizes proprietários aventurem-se por esse mundão, com liberdade, segurança e capacidade de vencer os melhores/piores desafios que, normalmente, guardam as melhores paisagens e experiências.
No site da Ford nos Estados Unidos já é possível colher muitas informações — e as vendas já estão abertas: www.ford.com.
Bronco Sport
Diferentemente do seu irmão mais aventureiro, o Bronco Sport é um veículo estilo suve, de construção monobloco, dotado suspensão independente nas quatro rodas e mira o disputado mercado do segmento compacto, como o Jeep Compass e tantos outros hoje presentes no nas ruas
.Apresentado em até 05 versões, com visual marcante e identidade própria, seu porte é compatível com os carros do segmento com 4,38m de comprimento, 1,88m de largura e 1,89m de altura, com entre-eixos de 2,67m (105”). Para o mercado americano foram anunciados dois motores, sendo um com 1,5-L EcoBoost de três cilindros em linha turbocarregado, injeção direta, 184 cv, e outro, 2-L EcoBoost, quatro cilindros em linha turbocarregado, injeção direta e de 248 cv, ambos ambos acoplados a câmbio automático epicíclico de 8 marchas (com opção de trocas manuais por borboletas no votante), freio a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de tração, direção eletroassistida e tração integral com seletor de terrenos e a acima citada tecnologia GOAT com até sete tipos de terreno e condições para otimizar e melhorar a capacidade off-road variando conforme a versão, incluindo a opção de ter a capacidade de transferir toda a força do eixo traseiro para uma única roda, caso as outras três não tenham aderência.
Em termos de capacidade off-road, obviamente um patamar abaixo do irmão Bronco, o Bronco Sport traz ângulo de entrada de 29,9º, ângulo de saída de 33,2º, vão livre do solo de até 223 mm, travessia de alagados de até 600 mm, opção de pneus All-Terrain e protetores inferiores, e capacidade de reboque de até 1.000 kg. Incorpora, assim como o Bronco, a tecnologia Trail Control — veja uma descrição melhor acima.
Em termos de conveniência e tecnologia, um bom pacote incluindo central de infotenimento Sync3 com tela tátil de 8” com montagem flutuante no painel central, sistema de som com assinatura da Bang and Olufsen, carregador de celulares por indução, controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado de duas zonas e saídas para a 2ª. fileira de bancos, tela de instrumentos com tela central de 6,5”, assistente de manutenção de faixa, assistente de frenagem de emergência e pré-colisão, alerta de tráfego transversal à retaguarda, volante multifunção e mais opções que variam conforme as versões.
Para um projeto focado no Off-Road e aventura, o interior é emborrachado, com materiais laváveis, abertura basculante do vigia traseiro para acesso ao compartimento de carga, com tampa de abertura vertical e iluminação de solo para facilitar a utilização noturna, bancos rebatíveis para configuração e ampliação do espaço de carga que inclui divisórias verticais para organização, tomada elétrica para conexão de equipamentos que trabalham com 230 V (imagino que possa haver outras opções de tensões) e uma extensa lista de acessórios para incrementar a experiência do cliente e suas aventuras.
Conclusão
A Ford, com o renascimento do Bronco agora como marca, dá um passo importante — e entendo que definitivo — na sua estratégia de atuar apenas no segmento de suves e picapes. O Bronco foi um veículo de sucesso, principalmente, no mercado americano. E, por isso mesmo, o renascimento é uma jogada ousada, relevante e mexe com o mercado do segmento de veículos Off-Road de forma consistente e robusta.
Claro, ainda é uma apresentação e muito há o que se comprovar. Mas, dada a tradição da Ford no segmento e a força da empresa e da marca no mercado americano, é fácil imaginar que estamos falando de produtos fadados ao sucesso.
Em relação ao Bronco as especificações são interessantes e consistentes. No Bronco Sport um caminho de enfrentar rivais de peso num mercado que está inundado de opções, portanto, novos conteúdos e tecnologia, agregado a um design marcante e com personalidade forte, podem — e devem — fazer bastante diferença na conquista de novos consumidores. Bela briga.
E esperamos que por aqui a Ford possa nos alegrar trazendo a família de produtos, que seria muito bem recebida e ajudaria a “mexer” com o nosso mercado, pois, novas opções são sempre bem-vindas.
Abraços 4×4.
LFC