A Mitsubishi apresentou, através de sessão on-line, a nova linha L200 Triton Sport 2021 que chega para se unir à linha já existentes de picapes médias da marca no Brasil. Assim, a rede de concessionárias passa a ter 8 versões para oferecer a seus clientes. Desde a L200 Triton GL até a novíssima L200 Triton Sport HPE-S. Todas com cabine dupla e motor 2,4-litros turbodiesel de 190 cv, tração 4×4 com reduzida e opções de câmbio manual ou automático.
A nova picape será produzida na fábrica de Catalão, GO, e já iniciou a pré-venda. Estará disponível nas concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro e tem os seguintes preços sugeridos:
L200 Triton Sport GLS AT – R$ 188.990
L200 Triton Sport HPE – R$ 212.990
L200 Triton Sport HPE-S – R$ 232.990
Mecânica melhorada
O motor é o mesmo que equipa as versões anteriores. Quatro cilindros em linha, turbodiesel, 2,4 litros, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 16 válvulas, turbina de geometria variável e injeção eletrônica direta. Entrega 190 cv a 3.500 rpm e 43,9 m·kgf a 2.500 rpm. Tem capacidade para carregar até 1.075 kg, mas os números de desempenho e consumo de combustível não foram divulgados, salvo a rampabilidade em 1ª Reduzida de 70% ou 35 graus.
A novidade é o novo câmbio automático de seis marchas como único disponível para a nova versão Sport. As relações de marcha foram escalonadas para utilização da picape. Segundo o que foi apresentado, a 1ª e 2ª marchas foram encurtadas em 12% em relação ao câmbio de cinco marchas e a última marcha, que agora é a sexta, está 12% mais longa. O novo câmbio, assim, proporciona maior força de arranque e maior capacidade de rampa com rotação do motor mais baixa na estrada e consequente menor ruído e vibração em velocidades mais altas, além de favorecer o consumo de combustível. A redução da caixa de transferência é acentuada, 2,566:1, maior que a média segundo a fabricante.
As versões HPE e HPE-S possuem a opção de troca de marchas pelas borboletas atrás do volante de direção além de pela alavanca seletora. E são equipadas com o novo sistema de tração Super Select, que permite 4×4 rodar com tração integral até 100 km/h, mesmo quando trafegando em asfalto seco. Essa novidade gerou curiosidade. Há um diferencial central do tipo Torsen com capacidade de equilibrar o torque entre os eixos. Dessa maneira, o seletor 4×4 tem quatro posições, aumentando a versatilidade do carro para enfrentar todo tipo de terreno. Para ajudar na capacidade fora de estrada o diferencial traseiro tem bloqueio acionado através de interruptor no console central.
Rodas de liga de alumínio 7,5J x 18 com design diferenciado para cada nível de acabamento estão montadas com pneus 265/60R18. Ainda segundo o fabricante, o quadro do chassi tem maior rigidez e foi adotado um novo conjunto de molas e amortecedores, melhorando o comportamento dinâmico do veículo. Falta conferir num teste para ver o resultado desse novo conjunto de motor-câmbio-tração-suspensão.
A suspensão dianteira é independente com braços triangulares sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores apenas hidráulicos,sem pressurização, e barra antirrolagem. Na traseira é eixo rígido com feixe de molas semielípticas e os amortecedores são montados em posção invertida quanto à inclinação longitudinal.
Eletrônica embarcada e segurança
Outro destaque é a incorporação de vários sistemas eletrônicos que, além de auxiliar o motorista na condução do veículo, proporcionam maior segurança e conforto a todos ocupantes. Entre todos destacaria o controle ativo de estabilidade que incorpora controle de oscilação de reboque, sistema de frenagem autônoma de emergência e sistema de prevenção de aceleração involuntária em que o freio tem prioridade sobre a aceleração.
A nova central multimídia é do renomado fabricante JBL e possui GPS off-line, permitindo navegação mesmo sem sinal de dados do celular. A conexão Android Auto e Apple CaPlay também está disponível. A imagem da câmera de ré e os sensores de estacionamento dianteiro e traseira são projetados na mesma tela de 7”.
Além das duas bolsas de ar infláveis frontais obrigatórias, a picape vem de série com duas bolsas laterais, duas do tipo cortina, e a de joelho para o motorista.
Os faróis tem novo desenho e foram afinados. São duplo LED com comutação alto/baixo automática, regulagem de altura do facho e sensor crepuscular para acendimento noturno ou em ambientes com pouca iluminação como túneis e estacionamentos cobertos. A luz de rodagem diurna é em LED no mesmo conjunto ótico, e o outro, suplementar, instalado no para-choque é equipado com farol de neblina e seta direcional. Há sistema de monitoramento de ponto cego do retrovisor externo e o retrovisor interno é eletrocrômico.
Exterior renovado
A grande diferença externa está na dianteira do veículo. É tudo novo, para-choque, faróis, grade, para-lamas e capô. Tudo formando um novo desenho, com maior altura e aparentando maior vigor. A Mitsubishi não economizou cromados no exterior e principalmente no novo para-choque dianteiro, além de abusar do artifício do jewell effect (efeito jóia) em sua nova picape.
O para-choque dianteiro tem incorporado um defletor na região inferior que ao enfrentar trechos alagados expulsa a água para a lateral, evitando que suba e atinja o para-brisa. A capacidade máxima de submersão é de 600 mm, menor que a de seus principais competidores do segmento, e o estribo lateral é incorporado à carroceria. As caixa de roda têm recorte quadrado, e as molduras plásticas das caixas de roda foram eliminadas no novo L200.
Na traseira nota-se uma nova tampa da caçamba, com travamento elétrico e acima da maçaneta foi montada a terceira uz de freio. As lanternas em LED têm novo desenho e a caçamba tem revestimento antiderrapante e lavável, facilitando a manutenção. Há seis argolas para fixação de carga, falta conferir a versatilidade para amarração de carga na caçamba.
Interior sofisticado
Seguindo a tendência do exterior, no interior da picape os designers da Mitsubishi gastaram na sofisticação. O interior visto em foto parece mais com carro de passageiros do que com uma picape com vocação aventureira ou rural.
Bancos são revestidos em couro com dupla textura. Material acolchoado foi utilizado nos painéis de portas dianteiras onde há contado com o corpo dos ocupantes. O volante multifuncional é revestido em couro. Há detalhes cromados e pintados em cinza em várias componentes, proporcionando um visual agradável e sofisticado ao mesmo tempo.
O painel de instrumentos é bem amplo com o console central sendo bem demarcado pelas saídas de ar. Abaixo da central multimídia encontra-se o comando digital do ar-condicionado automático de duas zonas. O pomo da alavanca de câmbio tem revestimento em couro e o que destoa da sofisticação do interior é a alavanca de freio de estacionamento. O quadro de instrumentos tem grafismo colorido e aloja o computador de bordo ao centro.
Outro item de conforto são as saídas de ar climatizado para os ocupantes do banco traseiro, com comando individual de fluxo de ar.
Conclusão
A Mitsubishi está preparada para entregar entre 1.000-1.200 unidades por mês da linha L200 distribuída entre todos os oito modelos disponíveis, e tem flexibilidade na sua linha de produção para variar esse volume mensal entre os modelos.
O foco de todos os fabricantes desse segmento de picape média é sempre o agronegócio, mas a L200 tem a sua vocação esportiva e aventureira que acaba conquistando para si um bom público. O novo câmbio associado com a caixa de transferência com diferencial central deve ser o melhor argumento para seguir atraindo o estilo de vida 4×4 que é DNA da marca.
GB
(Atualizada em 28/08/20 às 19h00, informação do diferencial traseiro com bloqueio por comando manual e não autobloqueante)