A VW apresentou através de uma sessão online as novidades do ano-modelo 2021 do suve T-Cross. O grande destaque é a oferta do VW Play, que fora lançado com o novo Nivus (link), agora também disponível em todas as versões do T-Cross. O modelo estará nas concessionárias a partir do início de setembr,o portanto dentro de um mês..
Pablo di Si, presidente da VW para a região que engloba Brasil, América do Sul, América Central e Caribe, aproveitou para mostrar um panorama da indústria automobilística frente às perdas devido à crise do covid-19. Globalmente, houve uma queda de 26% em relação a 2019 e a VW foi impactada em 27%. Já os números da América do Sul e Brasil são mais assustadores. Enquanto a indústria perdeu 40% de mercado, a VW foi impactada em 31% no continente. E no Brasil o impacto da indústria é de 37% e a VW amarga uma queda de 30% nas vendas em relação a 2019. Ainda segundo Pablo Di Si, o mercado brasileiro deve retomar os níveis de vendas de 2019 somente em 2025, considerando o cenário mais otimista. E no cenário pessimista apenas em 2030. Ou seja, temos um longo caminho pela frente.
A VW decidiu reduzir de 30 combinações possíveis na linha T-Cross 2020 para apenas 12 em 2021. Essa redução de complexidade certamente trará otimização de custos operacionais e logísticos para a VW, porém, dificilmente serão repassados diretamente para os consumidores. Para os autoentusiastas e apreciadores do câmbio manual fica a certeza que a versão 200 TSI manual seguirá sendo ofertada, pelo menos enquanto continuar sendo comprada.
Versões e preços do Volkswagen T-Cross:
200 TSI Manual – R$ 91.660
200 TSI Automático – R$ 99.090
Comfortline 200 TSI – R$ 112.120
Highline 250 TSI – R$ 120.600
Os novos itens de série no T-Cross 2021 são o VW Play com tela de 10”, regulagem de altura do facho dos faróis e frenagem automática após colisão para todas as versões. A versão Comfortline passa a ter de série o detector de fadiga do motorista e roda de liga leve de 17” com pintura escurecida e face diamantada.
Adicionalmente às funcionalidades do VW Play apresentadas no lançamento do Nivus, o sistema passa a incorporar assistente semiautônomo de estacionamento (Park Assist), seletor do modo de condução (Normal, Eco, Sport e Individual). Além da capacidade de reproduzir todo tipo de mídia, com a exibição de vídeo limitada ao carro parado.
Os motores disponíveis seguem sendo o 200 TSI flex que entrega 116/128 cv de potência e 20,4 m.kgf de torque máximo com câmbio manual ou automático epicíclico, ambos de seis marchas, e o potente 250 TSI flex de 150 cv e 25,5 m·kgf com capacidade de acelerar o T-Cross de 0-100 km/h em 8,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 198 km/h. Este último é disponível apenas na versão Highline e com exclusividade do câmbio automático epicíclico de seis marchas.
Sete cores são disponíveis, sendo duas sólidas, quatro metálicas e uma especial, a bronze Namíbia. Para as versões Highline há ainda a opção de acabamento bicolor, com teto, colunas e retrovisores em preto Ninja ou cinza Platinum, dependendo da cor escolhida para a carroceria.
Entre os incentivos de vendas para o T-Cross 2021 a VW apresentou as três primeiras revisões gratuitas (valor equivalente de R$ 1.660), três meses grátis do tag SemParar, 20% de desconto na anuidade do aplicativo Audio Book 12 min e 50% de desconto na anuidade do aplicativo UBook. Os aplicativos podem ser instalados na nova central VW Play.
O VW T-Cross surpreendeu ao liderar as vendas totais de veículos em julho, porém isso foi devido ao acúmulo de carros vendidos e não emplacados anteriormente, sendo 70% desse volume os modelos da versão PCD. Os executivos da marca alemã são conscientes dessa discrepância que a instabilidade atual do mercado faz com os números. Portanto, o importante é esperar a volta à nova normalidade para que as bases sejam restabelecidas. Mas certamente o binômio T-Cross e Nivus deverá estar entre os mais vendidos. A conferir!
GB