Quem ainda tem a imagem de carro chinês ser pobre, sem conteúdo e sem qualidade precisa começar a rever seus conceitos. A Caoa Chery surpreende a cada lançamento e vem colocando produtos de boa qualidade em suas concessionárias, e com preços competitivos. Recentemente relatei a apresentação do Tiggo 8, um suve médio de sete lugares, que ainda não tive a oportunidade de dirigir, mas que aparenta ser um bom produto.
Nesta semana tive em mãos o Arrizo 6 GSX 1,5-l turbo CVT, fabricado em Jacareí, SP, que foi lançado virtualmente em junho, conforme matéria do Bob Sharp.. Em virtude da desvalorização do real, o preço do carro foi atualizado para R$ 108.750. Com o desconto promocional de lançamento cai para R$ 102.990.
Se preferir, assista antes ao vídeo:
Mecânica equilibrada
O motor de 4 cilindros está montado na transversal e acoplado ao câmbio CVT do fabricante WLY. Com 1.499 cm³ de cilindrada, bloco em ferro fundido, cabeçote em alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote e variação de fase na admissão e escape e injeção no duto, entrega 147/150 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 21,4 m·kgf aparece a 1.750 rpm.
O câmbio CVT está ajustado para 9 marchas À frente e uma a ré. O casamento com o motor é bem equilibrado, porém não espere uma resposta esportiva. É calibrado para uso “civil” e familiar. Ao efetuar aceleração mais esportiva notei maior escorregamento do conjunto, mas que não é reproduzida em situações cotidianas de uso.
A dirigibilidade a frio do conjunto, utilizando álcool, requer alguns ajustes. Ocorre hesitação em acelerações leves durante a fase fria. Após atingir a temperatura normal de funcionamento o sintoma desaparece e é possível dirigir muito bem. Aparentemente os engenheiros da Caoa Chery pularam alguma etapa do desenvolvimento para lançar o carro ao mercado com mais rapidez.
Chama a atenção o sistema de freio a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira. Na traseira a pinça é instalada na posição superior e tem acionamento elétrico do freio de estacionamento eletromecânico. Ponto positivo para a sua ativação automática quando o câmbio é colocado em “P” e o motor é desligado. A modulação do pedal de freio é bem progressiva e o sistema ABS tem boa resposta e atuação sem ser intrusivo.
As suspensões dianteira e traseira seguem o padrão McPherson na frente e eixo de torção atrás. O braço de controle da suspensão dianteira é construído com chapa dupla, formando uma peça de maior rigidez, e leva os articuladores com as mangas de eixo fixados por parafuso e porca, facilitando a manutenção futura. Na traseira o destaque é para os braços tubulares fixados à viga “U”. Esse tipo de construção costuma ser mais cara que os tradicionais braços estampados. A mola traseira tem comprimento maior do que a média dos veículos com este tipo de construção, o que se traduz em maior curso da suspensão e, consequentemente, maior conforto de rodagem..
O compromisso na calibração da suspensão tende ao conforto sem deixar o carro muito mole. Os pneus Michelin Primacy4 205/50R17W colaboram com esse conforto ao transmitir pouca aspereza e ruído de rodagem. Não foi possível notar se os amortecedores são dotados de batente hidráulico, mas uma coisa é certa, não apresentam ruído de queda de roda em ondulações ou lombadas.
Outro item que chama a atenção, e deixa a pobreza dos carros chineses para trás, são os apoios de molas dianteiros e traseiros em borracha. Esse artifício é utilizado para diminuir a aspereza de rodagem, e neste carro é notória a sua contribuição.
O desempenho geral é bem equilibrado com o consumo de combustível. Na primeira viagem que fiz de São Paulo a Campinas, SP foram 120 quilômetros trafegando a 120 km/h com ar-condicionado ligado, e utilizando o modo ECO de condução obtive a média de 10 km/l de álcool. Na viagem de Campinas até a Curva AE foram mais 120 km, porém com ar condicionado desligado e o consumo foi de 10,6 km/l. No retorno a São Paulo enfrentei um congestionamento devido a acidente na rodovia Castello Branco, o que me obrigou a buscar caminhos secundários. Utilizando o modo SPORT de condução o consumo foi de 8,5 km/l. Nada mau, considerando que o carro estava com álcool no tanque.
A Caoa Chery divulga o 0-100 km/h de 9,98 segundos (10 segundos, não é?) e a estimativa é velocidade máxima de 206 km/h. Bons números para um sedã familiar de 1.364 kg. Trafegando a 120 km/h o motor gira a 2.120 rpm, deixando o carro silencioso e isento de vibrações incômodas.
Estilo moderno
As linhas da carroceria mostram um bom equilíbrio no desenho da dianteira com a traseira. O para-brisa tem grande angulação ajudando atingir o coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) 0,28. Faróis têm formato envolvente e incorporam a seta no mesmo conjunto de lâmpadas halógenas com acendimento por sensor crepuscular e regulagem de altura comandada de bordo. As luzes de rodagem diurna estão instaladas no para-choque.
Modernidade é vista nas lanternas traseiras que têm formato tridimensional, extrapolando as linhas da carroceria e igualmente envolventes. Ficou devendo a luz de neblina traseira; não há farol de neblina.
Um toque de requinte é dado pela combinação de frisos cromados com molduras pintadas em cinza acetinado e grade em preto brilhante. Tudo bem combinado com a cor das rodas e especialmente com a cor deste carro testado. A seleção de materiais e tons foi bem acertada pelos estilistas da marca, sem a necessidade de carregar demasiadamente nos efeitos-joia (jewell effect). O teto solar complementa o pacote requintado do Arrizo 6.
Comprimento total de 4.675 mm e entre-eixos de 2.650 mm permitiu uma boa distribuição do espaço interno, e deixou o porta-malas com 570 litros (430 litros no Arrizo 5). Porém a capacidade de carga máxima é de apenas 391 kg, o que permite carregar somente 41 kg no porta-malas caso tenha cinco ocupantes de 70 kg cada um.
Interior confortável
É impossível causar uma segunda primeira boa impressão, e ao abrir a porta do carro e ver pela primeira vez o desenho dos bancos, não precisei de uma segunda tentativa. Além dos bancos revestidos em material sintético que imita couro, o painel de instrumentos e painéis de portas têm acabamentos similares,. deixando felizes aqueles que odeiam os painéis em plástico rígido.
Além de bonitos, os bancos são confortáveis e o corpo fica bem encaixado, sem perigo de escorregamento em curvas. Os traseiros têm encosto (inteiriço) com boa angulação e o espaço para as pernas e pés é suficiente para estaturas maiores.
A posição de dirigir poderia ser melhor se o volante de direção fosse ajustável em distância, não apenas em altura. Para pessoas com pernas mais longas, como é meu caso, fica mais difícil encontrar o melhor ajuste.
Forro de teto e colunas revestidos em cor clara proporcionam impressão de mais espaço interno. As alças de teto em três posições trazem comodidade aos ocupantes. As saídas de ar climatizado para o banco traseiro é outro diferenciador no Arrizo 6. Ficou faltando um jogo de tapetes mais elegante e com presilhas de fixação para o do motorista, evitando escorregar para baixo dos pedais.
Há uma grande distribuição de porta-copos, garrafas e objetos no entorno dos ocupantes, sendo que os compartimentos do console central podem ser fechados. O conforto visual para quem entra no veículo é grande.
Conectividade
A central multimídia tem tela de 9” e funciona muito bem com sistema Apple CarPlay com conexão via cabo e possui as demais funcionalidades dos sistemas atuais. Falta a compatibilidade com o Android Auto, sendo substituída por um aplicativo da Chery que não tive condições de avaliar. Outro ponto positivo são os botões mecânicos posicionados logo abaixo da central, dispensando o sofrimento de acionar botões capacitivos com o carro em movimento. Duas portas USB estão disponíveis no console central e uma na extensão traseira do console.
O sistema de ar-condicionado é silencioso, tem boa distribuição de ar e resfria a cabine dentro do tempo de resposta esperado. O painel de controle no console central tem ajuste preciso, mas fica devendo a funcionalidade automática.
A câmera 360 graus projeta as imagens na tela do multimídia facilitando as manobras. A câmera frontal é acionada automaticamente ao manobrar. Apesar de não ter alerta de ponto cego, ao acionar a seta para a direita, em velocidade de até 20 km/h, a câmera do lado direito projeta imagem na tela para auxiliar e dar maior segurança ao motorista.
Os espelhos retrovisores possuem as repetidoras de seta e na parte inferior acomodam as câmeras laterais. Ao travar o carro, ou através do comando interno, os retrovisores são recolhidos. Outro item que faz falta em um carro desse patamar é o espelho retrovisor interno eletrocrômico, é do tipo prismático simples.
No volante multifuncional revestido em couro encontram-se os comandos do controle de velocidade de cruzeiro convencional, limitador de velocidade, sistema de som e computador de bordo. Algumas funções do computador de bordo só podem ser zeradas com veículo parado, o que é uma desvantagem para quem gosta de viajar fazendo experiências de consumo, tempo e distância.
O quadro de instrumentos tem inversão de lados entre o conta-giros e velocímetro e traz o indicador de temperatura do motor. Ao centro há a repetição digital de velocidade e o display com diversas funções de auxílio ao motorista. Ficou devendo a temperatura do ar externo. Na aferição de velocidade ficou no limite de 3% de erro.
O grafismo do velocímetro tem um espaçamento maior entre 120-140 km/h. Ao atingir o limite de velocidade definido, o dígito de velocidade digital comuta de branco para vermelho, um alarme sonoro ecoa por 2-3 segundos. A partir dessa velocidade é necessário aprender a conviver com esse dígito vermelho à frente. Através das configurações do veículo é possível alterar o limite ou desativa-lo, porém é necessário parar o carro e mudar alavanca de câmbio para “P”. Ou seja, a operação é pouco intuitiva e difícil de ser encontrada no menu de configurações.
Conclusão
Itens de soldas da carroceria, aplicação de massa de vedação ou superfície de chapas são visíveis e bem-feitas. E olhando para esses detalhes construtivos do Arrizo 6, tanto externamente quanto no elevador, nota-se que o carro é bem construído.
A qualidade percebida do carro é boa e surpreende ao primeiro contato. O interior é bem acabado, e o nível de ruído interno agrada até médias rotações do motor. O desempenho não é excepcional mas satisfaz, e o consumo é contido para o porte e peso do veículo.
Os engenheiros e equipe de planejamento do produto da Caoa Chery precisam trabalhar com os seus pares chineses para suprir o carro com os itens faltantes. Ao alcançar êxito nessa dura tarefa, certamente o Arrizo 6 se consolidará como grande opção de compra no segmento dos sedãs compacto/médio.
GB
(Atualizada em 20/10/20 às 14h25, inserção de vídeo)
(Atualizada em 20/10/20 às 19h44, acrescentado informação que o comando de válvulas de escape tem variação de fase)
(Atualizada em 22/10/20 às 15h20, alterada as informações da operação do limitador de velocidade no quadro de instrumentos)
FICHA TÉCNICA CAOA CHERY ARRIZO 6 GSX 2021 | |
MOTOR | |
Tipo | 4-cilindros, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escape, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada, turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 77 x 80,5 |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 147/150/5.500 |
Potência específica (cv/L, G/A) | 98,1/100,1 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 21,4/1.750 |
Torque específico (m·kgf/L, G/A) | 14,3 m·kgf/L |
Comprimento da biela (mm) | 136 |
Relação r/l | 0,295 |
Ignição | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
TRANSMISSÃO | |
Fabricante | WLY |
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 9 marchas à frente mais ré; com conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 2,69; 2ª 1,68; 3ª 1,10; 4ª 0,88; 5ª 0,72; 6ª 0,61; 7ª 0,52; 8ª 0,44; 9ª 0,38; ré 0,745 |
Relação do diferencial (:1) | 5,409 |
Espectro (:1) | 7,078 |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.200 |
Relação do conversor de torque (:1) | 1,9 |
Bloqueio do conversor de torque | Após 3 segundos |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
De serviço | Servoassistido a vácuo, ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado (n.d.) |
Traseiro (Ø mm) | Disco (n.d.) |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6,5J x 17 |
Pneus | 205/50R17W |
Estepe | Temporário, roda de aço, pneu T125/70R16M |
Marca dos pneus | Michelin Primacy 4 nacional |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,28 |
Área frontal calculada (m²) | 2,166 |
Área frontal corrigida (m²( | 0,606 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.364 |
Carga útil | 391 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.675 |
Largura sem espelhos | 1.814 |
Altura (vazio) | 1.493 |
Distância entre eixos | 2.650 |
Distância mín. do solo (vazio/carregado) | 148/123 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 570 |
Tanque de combustível | 48 (9 de reserva nesse total) |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 206 (est) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,98 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l) | |
Cidade (G/A) | 11/7,6 |
Estrada (G/A) | 12,9/9,6 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na relação mais longa (km/h) | 56,7 |
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) | 2.120 |
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) | 5.000 (est). |
MANUTENÇÃO | |
Troca do óleo do motor (tempo/km) | 1 ano ou 10.000 |
Revisões (km) | 10.000 |
Troca do óleo do câmbio | Única com 40.000 km, inclusive filtro |
GARANTIA | |
Veículo todo (anos) | 3 |
Motor e câmbio (anos) | 5 |
EQUIPAMENTOS DO ARRIZO 6 GSX 2021 |
EXTERIOR |
Espelhos com repetidoras de setas e com ajuste e rebatimento elétricos |
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho |
Faróis com lanterna em LED |
Lanternas traseiras e luz de freio em LED |
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED |
Luz traseira de neblina em LED |
Moldura cromada nos vidros laterais |
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo |
Rodas em liga de alumínio de 17 pol |
SEGURANÇA |
Alarme |
Alças de teto (3) |
Aviso de cinto de segurança do motorista e passageiro desatado |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Freio a disco nas 4 rodas |
Freios com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de freangem |
Indicador de portas abertas/mal fechadas |
Indicador de pressão e temperatura dos pneus |
CONFORTO |
Abertura/travamento das portas e alarme por controle remoto |
Acabamento premium |
Acendimento automático dos faróis |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em aclives |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos |
Banco traseiro com encosto rebatível |
Câmera traseira |
Câmeras de visão 360 graus |
Comando de áudio no volante |
Comando de climatização a distância |
Console central total com porta-objetos e descansa-braço dianteiro |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Direção eletroassistida |
Luz ambiente panorâmica (painel e portas dianteiras) |
Para-sol com espelho do passageiro |
Porta-objetos nas quatro portas |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos banco dianteiros |
Revestimento dos bancos em tecido |
Saída de climatização para o banco traseiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Teto solar elétrico |
Tomada 12 V |
Vidros elétricos nas 4 portas com fechamento remoto |
Volante com regulagem de altura |
Volante revestido de couro |
TECNOLOGIA |
Bluetooth |
Computador de bordo com tela LCD com tela de 7 pol em cores |
Destravamento das portas por sensor de aproximação, sem chave |
Espelho interno prismático |
Freio de estacionamento eletromecânico e função autoacionamento |
Modo Sport e Eco |
Multimídia de 9 pol com espelhamento de celular Apple CarPlay, controle de climatização e configurações do veículo, 6 alto-falantes, comando de voz e Chery connect para conexão Android |
Partida do motor por botão com chave presencial |
Portaa USB (duas dianteiras e uma traseira) |