A Mercedes-Benz vem renovando todo portifólio de suves em 2020 e hoje, em mais uma sessão on-line, foi apresentado o seu modelo médio com capacidade para levar 7 ocupantes ou 2 ocupantes na dianteira e até 1.680 litros de bagagem. O porta-malas pode variar de 130 a 1.680 litros, dependendo da configuração dos bancos.
Favorecido pela isenção de imposto de importação de veículos fabricados no México, a versão Launch Edition chega com preço público de R$ 299.900.
Como o nome já diz, essa versão chega para marcar o lançamento deste novo carro. É possível esperar outras versões do GLB no transcurso do ano. Até uma versão AMG foi especulada durante a entrevista coletiva, que aconteceu através de uma live no YouTube.
O motor M 282 tem 4 cilindros em linha e 1.332 cm³ de cilindrada, turbo, gasolina, injeção direta, e entrega 163 cv a 5.500 rpm, com 25,5 m.kgf de torque máximo. O destaque fica para a tecnologia de desativação de dois cilindros do motor, quando estiver sob baixa carga. Ao ser exigido retoma o funcionamento normal. Fiquei curioso para ver o funcionamento do sistema em motor 4 cilindros, pois já conheço em motores V-8 que desativam quatro.
Câmbio 7G-DCT de sete marchas automatizado por dupla embreagem em banho de óleo. Tem quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual) e permite as trocas de marcha através de borboletas junto ao volante.
Para o perfeito funcionamento do sistema Start/Stop o câmbio é equipado com uma bomba elétrica que mantém o sistema pressurizado nos momentos de motor desligado, permitindo uma rápida partida e arrancada imediata.
Os números de desempenho divulgados pelo fabricante mostram 0-100 km/h em 9,1 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 207 km/h. E quanto ao consumo está registrado junto ao Inmetro com 10,1 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.
Design
O desenho externo do carro inspira robustez e traz molduras plásticas no contorno das caixas de roda e na parte inferior das portas, que se sobrepõe às soleiras. Essa solução colabora para facilitar a entrada no carro sem riscos de sujar a roupa.
O comprimento do carro de 4,63 m e o entre-eixos de 2,83 m deixou o carro com os balanços dianteiro e traseiro bem curtos, favorecendo os ângulos de entrada e saída. Na dianteira foi adicionado uma moldura na cor cinza na parte inferior do para-choque, dando um toque off-road para o veículo que tem apenas tração dianteira. A frente do carro tem grande harmonia entre farol, grade superior e inferior e farol de neblina.
Na traseira a harmonia foi prejudicada pela necessidade da coluna “D” (traseira) ser vertical para permitir acomodar os passageiros da terceira fila de bancos.
Todo sistema de iluminação externa utiliza tecnologia LED e os frisos cromados foram bem distribuídos ao longo do carro. Para acesso ao veículo a chave é do tipo presencial com sensores de proximidade nas portas, e abertura sem mãos do porta-malas.
No interior é marcante a sofisticação, marca registrada dos carros da marca alemã. O desenho é bem moderno e os elementos e suas formas invocam novamente o espírito off-road. Será que podemos esperar uma versão 4×4 para próximo ano?
São oito cores externas que flutuam entre o branco, preto, cinza e dois tons de azul. No interior há opção de preto ou bege.
Tecnologia embarcada
Nesta versão Launch Edition a Mercedes-Benz carregou o carro de equipamentos deixando-o como um verdadeiro mostruário de tudo que o fabricante tem disponível para essa plataforma de veículos.
Nos sistemas de ajuda ao motorista é possível destacar: assistente de distância, assistente de frenagem, assistente de manutenção e mudança de faixa, assistente de ponto cego, assistente de direção e o assistente ativo de estacionamento com sensores.
O veículo virá equipado com a central multimídia chamada MBUX (Mercedes-Benz User Experience) que já equipa outros modelos da marca. Como destaque tem as telas e gráficos brilhantes, mostradores individualizáveis e controle vocal que pode ser ativado com a chamada “Ei, Mercedes”.
Chassi
As suspensões são apresentadas com o tradicional sistema McPherson na dianteira e multibraço na traseira. Na descrição fornecida pelo fabricante é citado um sistema de isolamento acústico e vibracional para as molas da suspensão. Fiquei curioso para conhecer e me aprofundar um pouco mais nesse sistema.
O sistema de direção tem assistência elétrica com carga variável indexada à velocidade do veículo. E os freios são a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira.
A roda de liga leve com bonito desenho de estrela de cinco pontas formada por raios duplos é de 19 polegadas e é equipada com pneus 235/50R19W.
Mercado
O Mercedes-Benz GLB 200 chega para competir diretamente com as marcas premium germânicas (BMW e Audi) e tem como principais competidores o X1 e o Q3. Este último foi apresentado no início do ano a nova versão 2020. Porém estes veículos citados na coletiva não tem a opção de 7 lugares.
Os executivos da MBB destacaram que a recuperação dos mercados tem sido positiva e acima do que se esperava, dessa forma, sem querer assumir um objetivo de vendas para o modelo, estimam que devem comercializar cerca de 200 unidades/mês no próximo ano. A conferir!
GB
Ficha técnica e lista de equipamentos em .pdf conforme arquivo fornecido pelo fabricante. GLB_200_Lauch_Edition – Ficha Tecnica e Equipamentos