Quatro meses após o início da reabertura dos concessionários e já conseguimos esse resultado. Se isso não for recuperação em “V”, talvez o significado do “V” mereça ser redefinido.
Graças ao lançamento da nova Strada, a Fiat obteve vendas 30% superiores a setembro do ano passado e a picape compacta (foto de abertura) foi líder absoluta de vendas no país, com 11.873 unidades, superando o Chevrolet Onix por algumas poucas unidades. Também alçou o fabricante italiano ao topo do ranking, e ainda segundo eles, não fossem algumas restrições na cadeia de fornecedores os números de emplacamentos teriam sido até melhores.
Este mês a Hyundai foi 2% superior a setembro de 2019, Jeep foi 11% melhor, nenhum deles com novos produtos que fizessem os compradores irem às lojas, portanto isso é recuperação mesmo. Chery, Mitsubishi, BMW, Volvo e Suzuki também apresentaram desempenho superior ao mesmo mês do ano passado. Nuvens de otimismo se espalhando.
Na reunião da Anfavea com os principais cadernos econômicos do país e imprensa especializada, no último 4 de outubro, o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, ainda foi contido no otimismo, dizendo ainda haver um longo caminho a percorrer até se atingirem os níveis de vendas pre-pandemia. Talvez esteja certo. O forte desempenho de vendas da Fiat e Jeep tem mais um fator, ambas voltaram aos mesmos níveis de vendas diretas do ano passado, enquanto as demais não. Ford anunciou que irá priorizar o varejo, onde se consegue melhores margens, mesmo que em prejuízo de volumes. GM não anunciou, mas vem fazendo o mesmo, como mostra o quadro acima.
A Anfavea refez as suas projeções também, em anos de estabilidade eles costumam recalibrar as estimativas a cada seis meses, este ano teria de ser diferente e temos um adicional feito agora em outubro. A ver.
Ao todo, licenciaram-se em setembro 207.710 autoveículos, sendo 199.165 leves, 7.312 caminhões e 1.233 ônibus. Num passado não tão distante, em anos de eleições municipais como este, as vendas de ônibus costumavam bater recordes. Hoje os prefeitos que concorrem à reeleição conseguem no máximo aumentar alguns km de asfalto novo e isso dias antes do pleito. O Brasil avançou bastante, mas os políticos seguem com suas velhas práticas desonestas.
No quadro abaixo temos um comparativo mês a mês de 2020 com 2019 que mostra como a recuperação das vendas segue avançando. Em março somente as duas primeiras semanas foram normais, depois o lockdown entrou Brasil adentro e se estendeu por 12 semanas. Vê-se que os efeitos da reabertura de lojas já no mês de junho e dali em diante crescimento contínuo. No gráfico comparativo de licenciamentos diários abaixo, vendas de setembro já encostaram no nível das de ’17.
Vendas diretas e PcD também seguem crescendo e só não chegam aos níveis históricos por que as locadoras ainda não se recuperaram totalmente e por que vários fabricantes optaram por mudar a sua política de vendas. O Chevrolet Onix teve só 18% de suas vendas por canal direto, quando costumava ser perto de 40%.
Nas vendas por região também notamos avanços, a sudeste é ainda a que a maior retração sobre mesmos nove meses do ano passado.
RANKING DO MÊS E DOS TRÊS TRIMESTRES NO ACUMULADO
A Fiat liderou as vendas de setembro, com um avanço de 30% sobre mesmo mês do ano passado, graças ao sucesso da nova geração da Strada. No acumulado do ano, segue em terceiro, porém com vendas 22% inferiores, num mercado que caiu 32%.
A VW é a nova líder do ranking no acumulado do ano, superando a GM por 729 unidades.
Recuperação desigual entre as marcas prossegue, Toyota e Honda beiram 40% menos que em 2019, Renault, Citroën e Peugeot estão com -48%. Tais números têm também a ver com as regiões onde cada uma era mais forte.
Nos automóveis o Chevrolet Onix recuperou a liderança, com 11.710 unidades licenciadas, seguido pelo Gol, com 9.134, depois HB20, com 8.565, Argo, 7.985. O Ka figurou em 8º, pelos motivos já apresentados acima, Ford tirando o pé das vendas diretas no momento.
No acumulado de nove meses o ranking teve poucas mudanças, Onix e HB20 na frente, três suves entre os dez primeiros.
Nos comerciais leves a Strada deu um salto de mais de 100% de seu nível habitual, com 11.873 unidades vendidas, superando até o Onix no ranking geral. Toro em 2º, com 5.580, Hilux em 3º, S10, Saveiro.
No acumulado de nove meses a picape compacta da Fiat emplacou 49.973 unidades, 12% a menos que no ano passado, num segmento que encolheu o dobro. Toro em 2º, com 34.432, Hilux em 3º, Saveiro em 4º, S10, Ranger, Fiorino.
As vendas em setembro avançaram bem, até a data de hoje temos um outubro melhor ainda, porém o mercado segue desafiador e com muitas incertezas ainda. A pandemia apresentou forte segunda onda na Europa, várias cidades em lockdown e não sabemos se o Brasil também terá essa segunda onda ou se tiver, em que intensidade. Manter as pessoas em casa afasta compradores, como vimos.
Até o final do ano não deveremos ter novos lançamentos de relevância.
Até mês que vem!
MAS